TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise de viabilidade de investimento

Por:   •  2/12/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.567 Palavras (11 Páginas)  •  272 Visualizações

Página 1 de 11

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO .3

1.1 PROBLEMA DE PESQUISA..................................................................................3

1.2 OBJETIVOS DO TRABALHO.................................................................................3

2. CAPÍTULO I – CONTRIBUINDO PARA TOMADA DE DECISÃO DE INVESTIDORES .4

2.1 ANÁLISE DE INVESTIMENTOS............................................................................4

2.2 ANÁLISE DE BALANÇOS......................................................................................4

2.3 ÍNDICES DE LIQUIDEZ.........................................................................................5

2.4 ANÁLISE QUOCIENTE DE ENDIVIDAMENTO ESTRUTURA CAPITAL.......................................................................................................................5

2.5 INDICADORES DE RENTABILIDADE E DE MERCADO......................................6

2.6 TAXA MÍNIMA DE ATRATIVIDADE.......................................................................6

3. CAPÍTULO - TÉCNICAS ESPECIFICAS DE AVALIAÇÃO....................................7

3.1. Valor presente líquido.........................................................................................7

3.2. Taxa interna de retorno.......................................................................................8

3.3. Índice preço/lucro................................................................................................9

4. ENTENDENDO O PROCESSO DE ABERTURA DE CAPITAL.....................10

3. referências.................................................................................................. 11

1. INTRODUÇÃO

2.

3. O tema Análise da Viabilidade de Investimentos se tornou um assunto muito importante dentro de nosso contexto social e econômico e os desafios para muitas empresas é a captação de investimentos, aumentar as produções, melhorar as áreas de instalações, máquinas, transporte, infraestrutura e marketing, sendo assim para alcançar esses objetivos é preciso analisar a vida financeira da empresa e balanços para ver quanto é viável o investimento.

4. O cenário econômico brasileiro não está com muitas perspectivas de crescimento para o ano de 2016. Será demonstrado através de taxas de retorno, riscos e incertezas nas decisões do investimento, avaliação de projetos de investimento em situação de futuro indeterminado, decisões de investimentos e aspectos estratégicos nas decisões de investimentos.

5. O trabalho apresentado é de vital importância para investidores que tem interesse em aplicar seus recursos em sua empresa de capital aberto sendo objeto de estudo a viabilidade de ser realizados investimentos em ações.

6. Com base nos estudos irá proporcionar mais segurança aos acionistas e pessoas interessadas em investimento, com o intuito de maximizar suas riquezas. O estudo utilizará a pesquisa bibliográfica que está presente em todo material teórico como livros e artigos científicos.

7. O estudo abrangerá empresas de capital aberto e o principal usuário das informações será o investidor, que provém dos recursos disponíveis e assim realizar a escolha que lhe apresente maior interesse para investimento.

8. Por fim questiona-se: quais os melhores indicadores que podem trazer informações úteis para o investidor na hora de sua decisão?

9. Avaliar e verificar a melhor oportunidade de investimento, desde a sua oferta de ações pela primeira vez até o momento atual, de forma que seja possível identificar a melhor opção de investimento.

10. Específicos:

11. Contribuir para a tomada de decisão de investidores;

12. Usar técnicas especifica de avaliação.

13. Entender o processo de Abertura de Capital;

14.

15.

16. CAPÍTULO I – CONTRIBUINDO PARA A TOMADA DE DECISÃO DE INVESTIDORES

17.

17.1 ANÁLISE DE INVESTIMENTOS

18. Para Puccini(1982, p.69) os métodos de análise de investimentos se baseiam nos retornos propiciados pelos fluxos de caixa relevantes associados aos projetos em estudo. A construção desses fluxos de caixa requer grande quantidade de informações históricas, exige projeções de resultados futuros e eles devem representar adequadamente a realidade atual e o futuro projetado. Deve ter sempre em mente que fluxos de caixa mal elaborados podem conduzir a decisões desastrosas. Sendo assim, um estudo de viabilidade econômico-financeira procura caracterizar um empreendimento que proporciona lucro aos investidores, sendo capaz de evitar saldos negativos, de forma a proporcionar um fluxo de caixa positivo ao longo da vida útil do empreendimento.

19. Segundo LAMEIRA, (2004, p.23) “o mercado de bolsa antecipa um cenário futuro e espelha nos preços das ações hoje”. Assim a importância do investidor em fazer uma boa projeção do lucro da empresa para os próximos exercícios para conseguir obter o retorno desejado de forma a minimizar os riscos envolvidos na operação, onde ainda de acordo com (LAMEIRA) ” empresas mais instáveis apresentam maiores riscos e fazem com que os investidores demandem maiores retornos e vice-versa”.

20. De forma a minimizar os riscos, entre os indicadores existentes nas técnicas de análise optaram-se por índices que definem a situação econômica da empresa que envolve de forma abrangente o lucro e os que definem a situação financeira analisando o capital circulante líquido.

21.

21.1 ANÁLISE DE BALANÇOS

22. Basicamente, o anseio de analisar as Demonstrações Contábeis e de seus relacionamentos numéricos extraírem indicações de importância para determinado interesse decisório de ordem econômica, é tão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.4 Kb)   pdf (112.2 Kb)   docx (17.8 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com