TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AVANÇOS EM MINERAIS ORGANICOS PARA RUMINANTES

Por:   •  5/4/2021  •  Monografia  •  3.001 Palavras (13 Páginas)  •  131 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1]

AVANÇOS EM MINERAIS ORGANICOS PARA RUMINANTES

ADVANCES IN ORGANIC MINERALS FOR RUMINANTS

RESUMO

O uso de minerais orgânicos na nutrição de ruminantes tem sido uma necessidade de produtores que querem se adaptar em sistemas de produção orgânica. A pratica usual é oferecer misturas minerais completas com maior biodisponibilidade e absorção. Tanto num sistema de mineralização convencional ou orgânica os macros e micronutrientes têm que atender as necessidades do animal. Sendo assim este artigo tem o objetivo de esclarecer a importância da mineralização de bovinos, utilizando fontes orgânicas de minerais para atender as necessidades dos grandes ruminantes e atender ainda mercados específicos que prezam pela qualidade do produto ofertado. A metodologia empregada foi a revisão bibliográfica sobre o tema e os resultados indicam que a qualidade da carne de animais alimentados com fontes de minerais orgânicos é superior às fontes tradicionais. Entretanto, o custo de aquisição é um fator que ainda restringe o uso da técnica, sendo poucas empresas utilizando esse diferencial.

Palavras-chave: Minerais. Desempenho. Aprimoramento.

ABSTRACT

When it comes to ruminant nutrition, the use of organic minerals has been a need for producers who seek adaptation to organic production systems. Offering complete mineral blends with increased bioavailability and absorption is the usual practice. Both in a conventional or in an organic mineralization system the macro and micronutrients have to fulfill the needs of the animal. In this context, this paper aims at enlightening the importance of mineralization of bovines when using organic sources of minerals to meet both the needs of large ruminants and also specific markets that value the quality of the offered product. Our methodology was the literature review on the subject and the results indicate that the meat quality of animals fed with sources of organic minerals is superior to traditional sources. Though, the acquisition cost is a factor that still restricts the use of the technique, with few companies taking advantage of this differential.

 

Keywords: Minerals. Performance. Enhancement.

1 INTRODUÇÃO

A importância da mineralização nas dietas dos ruminantes é indicada a partir da década de 1980, surgindo então os denominados “minerais quelatados”, um modo de suplemento mineral no qual cresceriam a produtividade dos animais (KIEFER, 2005, apud KAMILA PASA, 2011 p.108).

Os minerais são componentes fundamentais na dieta dos animais já que assume funções vitais no organismo e no metabolismo, interferindo no crescimento e na manutenção de tecidos, ativa ações hormonais, regula a pressão osmótica, influencia na reprodução etc.

Porém, apenas o fornecimento e utilização do mineral pelo animal não garante que vai ser totalmente absorvida da maneira esperada devido à biodisponibilidade e a absorção dos elementos minerais, já que pode ser considerada como o meio do suplemento sustentar os processos no organismo dos animais (MCGILLIRAY, 1978 apud ALVEZ 2010 p.16).

 O mineral orgânico possui maior biodisponibilidade e tem o poder de absorção melhor quando comparado aos minerais convencionais (BORGES,2011). Os minerais na forma orgânica são menos tóxicos, aprimora a eficiência na conversão do alimento resultando num animal mais produtivo, e o mais relevante ajuda na redução do impacto ambiental (SPEARS, 2008 apud OTTONI et al 2015 ART 298).

De acordo com Montemór (2009) e Marçal (2009), apenas com o uso de um mineral orgânico como o Cromo ajuda tanto a reduzir a idade de abate, como também aumenta consideravelmente a produção do animal ajudando também na qualidade da carne.

A deficiência de minerais acarreta vários problemas para os ruminantes já que a falta de um ou mais elementos minerais, acarreta várias deficiências capazes de produzir alterações na saúde e no metabolismo do animal, interferindo consideravelmente no desempenho produtivo e reprodutivo (JUNIOR et al 2011).

A parte importante da preferência pelo mineral orgânico segundo Kiefer (2005) reside no fato que a absorção feita pelo animal é bem superior comparada aos inorgânicos, pois, geralmente, usam as vias de absorção das moléculas orgânicas que é realizado os ligamentos, o que faz com que não tenham problemas de interações com outros minerais e devido a sua maior biodisponibilidade, os minerais orgânicos podem substituir as fontes inorgânicas em níveis mais baixos enquanto que o desempenho é mantido ou até mesmo melhorado (Speers et al., 1992 apud BORGES 2010).

O teor de nutrientes das forrageiras é bastante variável, como consequência da espécie, da maturidade, do tipo de solo, fatores climáticos, além de fertilidade do solo e ou da aplicação de fertilizantes que é o que atinge diretamente na qualidade das forragens (BALLET et al., 2000; MacPHERSON, 2000 apud JUNIOR et al 2011).

É claro que por apresentar maiores benefícios e por ser algo inovador e em evolução, os minerais orgânicos em relação aos convencionais vão apresentar um custo um pouco mais elevado, sendo assim uma desvantagem para esse método.

2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Como a nutrição, a saúde e a presença de minerais essenciais são fatores indispensáveis em aspectos importantes e necessários que todo ruminante precisa é de extrema relevância que tudo isso esteja de acordo com as necessidades dos ruminantes, por isso os estudos sempre são atualizados e inovados para que os pecuaristas tenham uma opção para estarem dentro do mercado globalizado.

De acordo com Figueiredo et al (2013) Para se obter uma boa nutrição, é necessário que o animal receba quantidades adequadas de nutrientes disponíveis, principalmente os minerais, a fim de evitar o comprometimento da sua saúde, do seu bem estar e do seu desempenho produtivo.

A deficiência mineral é geralmente múltipla, isto é, de vários elementos ao mesmo tempo, e pode estar acompanhado ou não por problemas infecciosos, principalmente nas deficiências dos microelementos zinco, cobre, ferro, selênio e iodo, que podem aumentar a susceptibilidade a infecções, mostrando sintomas rapidamente (SUTTLE & JONES, 1989; CHANDRA, 1997 p.01).

Os minerais orgânicos são combinações de um ou mais minerais com substâncias orgânicas, como por exemplo, um ou mais aminoácidos, carboidratos ou até mesmo proteína (Zanetti, 1999 apud ALVES et al. 2010 p. 04).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.1 Kb)   pdf (311.8 Kb)   docx (188.2 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com