TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administrativo dos Produtores Rurais e a Demanda por Informações Contábeis

Por:   •  9/4/2017  •  Artigo  •  495 Palavras (2 Páginas)  •  440 Visualizações

Página 1 de 2

Perfil Contábil –Admistrativo dos Produtores Rurais e a demanda por informações contábeis

Com o passar dos anos, vão ocorrendo as mudanças no setor agropecuário, sendo necessário a adoção de técnicas gerenciais mais sofisticadas, como uma maior eficiência na administração e na produção rural. O objetivo desta pesquisa é analisar o perfil contábil –administrativo dos produtores rurais de Marechal Cândido Rondon, que são associados a ACEMPRE, identificando o nível de utilização e potencialidades de implementação de modelos gerenciais para tomadas de decisões nas propriedades.

1 .Introdução

O agronegócio tem crescido muito nos últimos anos, é um dos grandes responsáveis pelos contantes superávits da balança comercial do país.

A atividade agropecuária desempenha um papel relevante em países de grandes extensões territoriais, mesmo com a falta de medidas governamentais sobre a política de financiamentos , neste setor é movimentado milhões de reais em recursos, gerando milhares de empregos.

Com o passar dos anos a competitividade vai atingindo também o produtor rural, exigindo deles um aperfeiçoamento em relação as tecnicas que ajudam a melhorar os custos e a qualidade de sua produção. Mesmo nos dias de hoje ainda é comum encontrar produtores ruarais que usam um caderninho para suas anotações e provisões.

Embora essa realidade persista, alguns já preocupam em modernizar, isto é percebido através do aumento gradativo do numero de empregos criados no campo. Aos poucos eles vão concientizando que a contabilidade está aí para acrescentar, com os planejamentos, administração financeira, controles e tomadas de decisões, identificando e analizando o perfil dos produtores rurais em relação á sua forma de organização contábil administrativa.

Essa pesquisa é de caráter exploratório, caracterizando um levantamento sobre esse perfil, sendo fornecidos os dados pela ACEMPRE Associação Central dos Produtores Ecológicos, com sede em Marechal Candido Rondon, que por sua vez é uma cidade alicerçada em grande parte na atividade agropecuária.

A coleta de dados foi feita através de um questionário distribuido pela ACEMPRE aos 50 produtores rurais associados, sendo que desses, 28 retornaram suas respostas.

2. Quadro Teórico de Referência

Neste item são abordados aguns tópicos referentes á temática da pesquisa, mostrndo os conceitos básicos envolvidos e o contexto da questao pesquisada a análise dos resultados encontrados.

2.1 A Contabilidade e o processo decisório

As informações geradas pela Contabilidade Gerencial constituem um sistema de informações finais de grande utilidade no processo sócio econômico-financeira.

As demonstrações financeiras formais constituem um sistema de informações contábeis que oferecem as variáveis requisitadas pelo tomador de decisões e as análises fundamentadas em aspectos do ambiente interno e externo, abordando inclusive dados extra-contábeis, fluentes na questão econômico financeira da organização.

Um fator importante para assegurar a manutenção e a melhoria de um sistema de gestão em busca de uma excelencia profissional é um gerenciamento baseado em informações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (40.1 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com