TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS VANTAGENS DA AVIAÇÃO AGRÍCOLA PARA OS PRODUTORES RURAIS

Por:   •  11/9/2017  •  Projeto de pesquisa  •  1.493 Palavras (6 Páginas)  •  519 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA

MATHEUS EDUARDO ROSSATI VAZ

AS VANTAGENS DA AVIAÇÃO AGRÍCOLA PARA OS PRODUTORES RURAIS

PALHOÇA

2017


MATHEUS EDUARDO ROSSATI VAZ

AS VANTAGENS DA AVIAÇÃO AGRÍCOLA PARA OS PRODUTORES RURAIS

Projeto de pesquisa apresentado ao Curso de graduação em Ciências Aeronáuticas, da Universidade do Sul de Santa Catarina, como requisito parcial para elaboração da monografia.

Orientador: Prof. Joel Irineu Lohn, Msc

PALHOÇA

2017


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO.................................................................................................................3

1.1        PROBLEMA DA PESQUISA        3

1.2        OBJETIVOS        3

1.2.1        Objetivo Geral        3

1.2.2        Objetivos Específicos        4

1.3        JUSTIFICATIVA        4

2        REFERENCIAL TEÓRICO        5

3        METODOLOGIA        6

3.1        NATUREZA E TIPO DA PESQUISA        6

3.2        POPULAÇÃO / AMOSTRA* OU SUJEITOS DA PESQUISA** OU MATERIAIS E MÉTODOS***        6

4        RECURSOS        7

5        CRONOGRAMA        8

REFERÊNCIAS        9


  1. INTRODUÇÃO

A aviação agrícola no Brasil é definida como um Serviço Aéreo Especializado (SAE) e além da ANAC é regulamento pelo Ministério da Agricultura e do Abastecimento e Ministério da Aeronáutica.

A aplicação de defensivos agrícolas (herbicidas, pesticidas, fungicidas), uréia granulada, semeadura de pastagens, reflorestamento de matas além de serviço de combate a incêndio fazem da aviação agrícola um grande mercado no Brasil, porém por muitos ela é desconhecida assim como seus benefícios.

A aviação agrícola no Brasil começou no ano de 1947, especificamente no dia 19 de agosto,  quando um ataque de uma praga de gafanhotos na região de Pelotas, Rio Grande do Sul, forçou o engenheiro agrônomo Leoncio Fontelles a ter uma mirabolante idéia de realizar o controle da praga aplicando inseticida denominado BHC utilizando uma aeronave, pilotada por Clóvis Candiota, Muniz modelo M-9 de fabricação nacional  a qual foi equipada com um deposito metálico dividido em 2 compartimentos com capacidade máxima de carga de aproximadamente 100 kilos. (AGROLINK, 2016).

Desde então muita coisa mudou de lá para cá - Aviões adequados, rápidos e com grande capacidade de carga estão se destacando cada vez mais no cenário nacional, além de equipamento mais sofisticados como o DGPS e o fluxômetro (equipamento capaz de ajustar adequadamente o volume aplicado pela área aplicada.)

  1. PROBLEMA DA PESQUISA

Quais as vantagens da aviação agrícola para o produtor rural em relação ao sistema tradicional - com tratores/maquinas terrestres?

  1. OBJETIVOS
  1. Objetivo Geral

Demonstrar as inúmeras vantagens da aviação agrícola (aplicação aérea) para o produtos rural.

  1. Objetivos Específicos

Comparar por meios de cálculos matemáticos as vantagens que a aviação agrícola proporciona ao produtor rural em relação ao sistema tradicional de aplicação terrestre.

Comparar por meio de imagens as diferenças e benefícios dos sistema de aplicação aérea com relação ao terrestre.

Comprovar a qualidade da aplicação de defensivos agrícola / fertilizantes por via aérea.

  1. JUSTIFICATIVA

A pesquisa proposta neste projeto foi escolhida pois ainda há duvidas por parte dos produtores/agricultores sobre as vantagens em se usar uma aeronave para fazer o serviço de aplicação de defensivos agrícolas ou demais produtos os quais por tradição são geralmente aplicados via terrestre.

Como piloto agrícola pude presenciar por vezes a falta de conhecimento ou desconfiança de muitos produtores rurais principalmente no quesito de "qualidade de aplicação" Avião x Trator, e também sobre quais as vantagens eminentes do uso da aeronave em relação aos equipamentos terrestres.

Portanto este projeto de pesquisa compromete-se a esclarecer as dúvidas dos produtores rurais no tocante as vantagens, e qualidade de aplicação aérea.

A base de informação do projeto está apoiada em materiais de trabalhos técnicos do SINDAG - Sindicato Nacional das Empresas de Aviação Agrícola que estão disponíveis no website do sindicato, também nos trabalhos do CIFE - Centro Integrado de Formação Especializada dirigido pelo Engenheiro Agrônomo MSc Marcelo Drescher, o qual escreveu o livro "Piloto Agrícola: Manual Teórico" em 2012 publicado pela Editora Bianchi e nos estudos de João Paulo Arantes da Rodrigues da Cunha que é Engenheiro Agrícola, DSc. Especialista em Engenharia de  Aplicação de Agroquímicos, o mesmo é colunista do website do SINDAG publicando vários artigos técnicos sobre a aviação agrícola.

  1. REFERENCIAL TEÓRICO

A aviação agrícola apresenta inúmeras vantagens:          

Como principal vantagem tem-se a grande capacidade operacional, isto é, a possibilidade de tratamento de grandes áreas em pequeno tempo. Como conseqüência deste alto rendimento, possibilita também a realização do tratamento no momento mais oportuno para o controle seja de plantas daninhas, de doenças ou de insetos. Além disso, evita a compactação do solo e as injúrias às culturas, tão freqüentes nas aplicações tratorizadas. Não se pode esquecer também das situações onde somente um avião pode entrar na lavoura sem danificá-la. O que seria das lavouras de milho e cana-de-açúcar tecnificadas e de alto rendimento sem o avião agrícola?(CUNHA, 2014, p.1).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)   pdf (197.4 Kb)   docx (323.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com