TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DA VISITA TÉCNICA NO SINDICATO DOS PRODUTORES RURAIS

Por:   •  19/2/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.097 Palavras (5 Páginas)  •  1.925 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1][pic 2]

SENAR

SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM RURAL

CURSO: TÉCNICO EM AGRONEGÓCIO

DISCIPLINA: ASSOCIATIVISMO COOPERATIVISMO E SINDICALISMO

PROFESSOR: OZIAS GUEDES DE AQUINO

RELATÓRIO DA VISITA TÉCNICA NO SINDICATO DOS PRODUTORES RURAIS DE SANTA IZABEL E SANTO ANTÔNIO DO TAUÁ - SINPRIZ

[pic 3]

SANTA IZABEL DO PARÁ

2015

SUMÁRIO

APRESENTAÇÃO3

CARACTERIZAÇÃO DO CONTEXTO3

DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE4

CONCLUSÃO6

REFERÊNCIAS7

ANEXOS8

  1. APRESENTAÇÃO

O SENAR (Serviço Nacional de Aprendizado Rural), SINPRIZ (Sindicato dos Produtores de Santa Izabel e Santo Antônio do Tauá) e os professores do curso técnico em agronegócio, visando complementar a formação dos seus alunos realizam a visita técnica com os alunos do curso Técnico em Agronegócio, com o intuito de relacionar o conhecimento teórico com o conhecimento prático, fazendo com que os alunos possam ver como funciona na prática os processos de organização do sindicato desde a sua fundação até os seus serviços que são prestados.

        A visita técnica foi realizada no dia 20 de outubro de 2015, e contou com a participação dos alunos da turma A do curso Técnico em Agronegócio, acompanhada pelo professor da disciplina de Associativismo Cooperativismo e Sindicalismo, Professor Ozias Guedes de Aquino, pelo coordenador pedagógico do SINPRIZ Eduardo, teve como colaboradores os senhores Ari, Sócio Fundador do SINPRIZ, Ivone, Contadora do Sindicato, Lindalva da representante da EMATER, e Luzilândia coordenadora do curso técnico em Agronegócio. A visita teve duração de 4 horas.

        O objetivo da visita técnica foi proporcionar aos alunos do curso técnico em agronegócio, uma oportunidade de observar como funcionam na prática as principais formas de organização do sindicato, por ser um ponto de encontro e de troca de experiências para os produtores da região, além, de um meio de trazer benefícios socioeducativos para sociedade. E assim construir o relatório técnico. O relatório apresenta caracterização do sindicato, desde sua origem, funcionamento e a descrição das atividades prestadas.

  1. CARACTERIZAÇÃO DO CONTEXTO

        O SINPRIZ fica localizado na BR 316, Rua João Pessoa, número – 1098,  no município de santa Izabel do Pará, foi fundado em 26/01/1994. Inicialmente instalou-se em uma sala cedida nas dependências da CEPLAC enquanto não se havia condições de aquisição de sede própria, enfrentou grandes dificuldades para compor sua primeira diretoria devido à descrença e desconhecimento dos produtores da região quanto ao sindicalismo. Em 2007 foi comprado o terreno onde atualmente encontra-se o SINPRIZ, este, construído em etapas, a inauguração se deu em novembro de 2011.

        

  1. DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES

        Segundo Eduardo, a organização sindical é regulamentada pela CLT, no Decreto-Lei n° 5.452, de 1° de maio de 1943, título V, “Da organização Sindical”, capitulo I, “Da Instituição Sindical”, seção I, “ Da Associação em Sindicato”, na oportunidade foi apresentado aos alunos pirâmide de funcionamento da cadeia sindical, dividida em produtor na base, sindicatos, federações, confederações e CNA no topo da pirâmide.

        A missão do sistema sindical rural é representar e defender os interesses do produtor rural fortalecendo suas bases com vistas à sustentabilidade do agronegócio e melhoria da qualidade de vida do setor rural, sendo que o sindicato não é obrigado a defender somente seus sócios uma vez que representa a categoria como um todo, porem, o filiado irá desfrutar de maiores benefícios.

        A representatividade ocorre dentro de participações em negociações, convenções e acordos coletivos, levando informações e de atualizações referentes aos produtores, promovendo eventos de interesse econômico e social e secretarias municipais oferecendo cursos, qualificação e pesquisas aos produtores e funcionários de suas propriedades.

Porém para que todas essas ações e serviços possam ser ofertados a seus associados, se faz necessário a geração de arrendamento para a manutenção do sindicato e de seus serviços ofertados, o SINPRIZ constitui-se de mensalidade dos associados, contribuição de produtores, prestação de serviços, contribuição sindical e doações.

        O sindicato atende a categoria participando de acordos coletivos, comissões e conselhos sempre em harmonia com os outros sindicatos, transmitindo informações atualizadas sobre o agronegócio, promovendo eventos de cunho econômico e social, além de apoiar ações do sistema CNA.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (199.5 Kb)   docx (69 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com