TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração Financeira e Orçamentária

Por:   •  19/9/2015  •  Monografia  •  2.597 Palavras (11 Páginas)  •  168 Visualizações

Página 1 de 11

Atividades Práticas Supervisionadas

Administração Financeira e Orçamentária

                    [pic 1]

GUARULHOS, 18 DE NOVEMBRO DE 2013

SUMÁRIO

Introdução4

Etapa 4 – passo16

  Mercado (IPA – M)6

  Mercado (INCC – M)6

  Mercado (IPC – M)7

Etapa 4 – passo 27

Etapa 4 – passo 3................................................................................................9

  3.1 Índice geral de preços do mercado (IGP – M).............................................9

  3.2 Índice geral de preços do mercado (últimos 12 meses)..............................9

  3.3 Apuração do IGP – M médio......................................................................10

Etapa 4 – passo 4 item 1...................................................................................10

Etapa 4 – passo 4 item 1.1................................................................................10

Etapa 4 – passo 4 item 2...................................................................................12

Conclusão..........................................................................................................13

Referências Bibliográficas.................................................................................14

INTRODUÇÃO

Iniciamos o entendimento referente ao calculo do Índice Geral de Preços, informando a maneira de ser calculado, datas de coleta, e em quais circunstancias são utilizados.

Foi citada também a relação dos juros com a matemática financeira, relatando sua historia e detalhando 3 regimes de capitalização: Juros Simples, Juros Composto e Juros de Capitalização Continua.

ETAPA 4 - PASSO 1

Com o contrato de prestação de serviços celebrado entre a Confederação Nacional das Instituições Financeiras (CNF) e a Fundação Getulio Vargas (FGV), em maio de 1989, o Instituto Brasileiro de Economia (IBRE) passou a calcular o Índice Geral de Preços - Mercado (IGP-M), a estrutura do índice geral dos preços Disponibilidade Interna (IGP-DI), resultando da média ponderada de três índices de preços: o Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA-M), o Índice de Preços ao Consumidor (IPC-M) e o Índice Nacional de Custo da Construção (INCC-M).

Para delimitar os valores de aumento de determinadas tarifas, como energia elétrica e os contratos de aluguéis, existe um índice chamado de Índice Geral de Preços do Mercado (IGPM). Ele norteia esses aumentos e demarca quais são os valores desses reajustes.

O índice é calculado de forma mensal pela Fundação Getúlio Vargas, sendo divulgado no fim de cada mês. Ele foi criado com o intuito de ser um indicador para delimitar correções relacionadas a títulos que eram emitidos pelo Tesouro Nacional, assim como os depósitos bancários que tinham renda fixada posteriormente.

O índice demonstra também a inflação de preços que envolvem desde matérias-primas (tanto agrícolas quanto industriais), assim como a inflação que envolve bens e também serviços. Hoje em dia, o IGPM é usado para o ajuste de contratos de aluguel e também para estabelece tarifas como a de energia elétrica e também no reajuste de planos de saúde.

Mas há outros índices que registram essas variações dos preços, que tiveram sua primeira divulgação em 1947, na Revista Conjuntura Econômica. Esses índices são: Índice Geral de Preços – 10 (IGP-10), Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M) e Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna (IGP-DI). O que os difere é o período em que acontece a coleta de dados para o cálculo de cada um.

Para se calcular o IGPM se faz necessário utilizar outros índices para então chegar ao dado final. Para medir o IGPM leva-se em consideração o Índice de Preços por Atacado – Mercado (IPA-M), Índice de Preços ao Consumidor – Mercado (IPC-M) e Índice Nacional do Custo da Construção – Mercado (INCC-M). Cada um tem um peso específico para se chegar ao resultado final, sendo de 60% do IPA-M, 30% do IPC-M e 10% do INCC-M. A partir de uma média entre esses dados é que se obtém o valor mensal do IGPM. Para se chegar a esse valor é feita uma pesquisa de preços entre o dia 21 do mês anterior até o dia 20 do mês vigente.

Períodos de Coleta de Preços

Mês Anterior

Mês de Referência

11

21

01

10

20

30

IGP – 10

IGP - M

IGP - DI

O Índice não atinge apenas uma parcela da população, mas toda ela, pois os índices envolvidos tanto no cálculo, quanto no índice final, acabam refletindo no bolso do usuário que depende de muitos desses serviços que são reajustados pelo IGPM. Além disso, os outros índices relacionados a preços também afetam diretamente a vida dos consumidores.

Esses indicadores influenciam nos preços de itens como bens de consumo (alimentos, por exemplo) e bens de produção (matérias-primas destinadas à fabricação de bens, materiais de construção e etc.). Também engloba a gama de produtos que são afetados por esse índice bebidas, fumo, frutas e verduras, aluguel, remédios, transporte, educação, entre outras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.3 Kb)   pdf (221.2 Kb)   docx (422.7 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com