TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise Bradesco

Por:   •  26/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  12.447 Palavras (50 Páginas)  •  670 Visualizações

Página 1 de 50

RELATÓRIO DE ANÁLISE ECONÔMICO-FINANCEIRA: ESTUDO DA COMPANHIA BRADESCO S.A. REFERENTE AOS ANOS DE 2012, 2013 e 2014

Trabalho Acadêmico


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        

1.1 CONTEXTUALIZAÇÃO        

1.2 OBJETIVOS DO TRABALHO        

2 A COMPANHIA BRADESCO SA        

2.1 APRESENTAÇÃO DA EMPRESA        

2.2 PRINCÍPIOS        

2.3 O GRUPO BRADESCO        

3.1 COLETA DE DADOS        

3.2 CÁLCULO DOS ÍNDICES        

3.3 ANÁLISE DOS ÍNDICES        

3.3.1 Rentabilidade do Ativo (RA)        

3.3.2 Rentabilidade do Patrimônio Líquido (RPL)        

3.3.4 Margem Líquida (ML)        

3.3.5 Liquidez Corrente (LC)        

3.3.6 Liquidez Imediata (LI)        

3.3.7 Liquidez Geral (LG)        

3.3.8 Grau de Endividamento Global (GEG)        

3.3.9 Participação de Capital de Terceiros (PCT)        

3.3.10 Composição do Endividamento (CE)        

4 ANÁLISES VERTICAL E HORIZONTAL        

4.1 APLICAÇÃO E CONSIDERAÇÕES SOBRE O BALANÇO PATRIMONIAL        

4.2 APLICAÇÃO E CONSIDERAÇÕES SOBRE A DEMONSTRAÇÃO DO RESULTADO DO EXERCÍCIO        

5 CONSIDERAÇÕES FINAIS        

5.1 SÍNTESE DA ANÁLISE        

5.2 IMPRESSÕES DOS ANALISTAS        

5.3 AVALIAÇÃO DO ATINGIMENTO DOS OBJETIVOS DO TRABALHO        

REFERÊNCIAS        

ANEXOS        

 INTRODUÇÃO

        

1.1 CONTEXTUALIZAÇÃO

O ambiente empresarial está cada vez mais exigindo de seus empreendedores olhares críticos para o correto funcionamento do negócio. Em função disso, a Contabilidade vem para assessorar a tomada de decisão na gestão empresarial. Várias são as ferramentas utilizadas pela contabilidade para fornecer ao administrador informações claras sobre as condições da empresa, sendo a principal delas as Análises. Neste sentido, Matarazzo (1994, p.29) afirma,

O diagnóstico de uma empresa quase sempre começa com uma rigorosa Análise de Balanços, cuja finalidade é determinar quais os pontos críticos e permitir, de imediato, apresentar um esboço das prioridades para a solução de seus problemas.

Sendo assim, podemos perceber que a Análise de Balanços é essencial para uma gestão eficiente, tendo como meta transformar dados fornecidos pelas Demonstrações Financeiras em informações relevantes. Essa transformação de tais dados pode variar de acordo com o olhar do analista, em outras palavras, isso seria uma habilidade, pois para Iudícibus (1990, p.24) é “a arte de saber extrair relações úteis, para o objetivo econômico que tivermos em mente, dos relatórios contábeis tradicionais”.

Como citado anteriormente, a análise das demonstrações financeiras leva aos usuários informações importantes para apoio à tomada de decisões. Os demonstrativos contábeis devem ser úteis, confiáveis, claros e de fácil compreensão. De modo que todos na qual interesse, tenham capacidade e perspectiva de compreender o que está exposto. É nesse contexto que entram os usuários externos.

Platt Neto (2015) distingue os usuários internos como os gestores e demais funcionários, bem como os acionistas envolvidos em decisões da companhia e os usuários externos como os acionistas externos, fornecedores, clientes, pesquisadores externos, o fisco e também debenturistas.

A análise de balanços tem como finalidade identificar, medir e expor informações econômicas e financeiras que permitam a tomada de decisões mais segura e adequada, bem como citado acima, com a definição de Matarazzo.

No presente trabalho, utilizaremos a Análise das Demonstrações Contábeis com enfoque no âmbito econômico-financeiro da empresa em estudo. A análise econômica mostra a situação da empresa no que diz respeito ao lucro, enquanto que a financeira trata de disponibilidades, moeda corrente. Esses são aspectos distintos como afirma Matarazzo (1994, p.267) “Ter lucro, mas não ter dinheiro, e vice-versa, é mais comum do que parece, na maioria das empresas”. Essa divergência fica ainda mais clara quando SILVA (1997) conceitua que, enquanto a Análise Econômica “estuda a capacidade de formação de lucros (retorno) da empresa em relação aos recursos investidos em seu patrimônio, considerando os riscos envolvidos”, a Análise Financeira vai compreende o estudo das “condições de liquidez e solvência da empresa através do exame das condições desta em saldar seus compromissos e dos riscos associados a essas operações.”.

Salientando que se devem levar em consideração as limitações enfrentadas pelo Analista, entre tais dependências, citamos a das informações fornecidas pelas demonstrações contábeis, a dependência da entrega de relatórios, a legitimidade dessas informações e ainda o critério utilizado por tal.  De fato, “O instrumento de trabalho do analista é a informação. Quanto melhor a qualidade da informação, mais eficaz será o trabalho do analista”. (SILVA, 1996, p.29).

A análise proposta no presente trabalho conta com a composição do Balanço Patrimonial e Demonstração do Resultado do Exercício da companhia Bradesco SA nos anos de 2012, 2013 e 2014. Foram calculados índices de rentabilidade, de margem, de giro, de liquidez e de endividamento, imobilização e em seguida relatados seus resultados e comparações com a média setorial da companhia analisada. Ainda, calculadas as análises vertical e horizontal, no Balanço Patrimonial e Demonstração do Resultado do Exercício, com o intuito de acrescentar o estudo dos índices citados acima.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (88 Kb)   pdf (968.2 Kb)   docx (552.9 Kb)  
Continuar por mais 49 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com