TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise critica

Por:   •  26/5/2015  •  Resenha  •  631 Palavras (3 Páginas)  •  396 Visualizações

Página 1 de 3

Nome: Milena Ketlin Camargo Ra: 1575168118

Nome: Joelma dos Santos Sousa Ra: 1581981099

Técnicas de Negociação:  Resenha e Análise Crítica Cap.5 plt

As Habilidades Essenciais dos Negociadores

Concentrar-se nas Idéias: Concentrar-se nas idéias, ignorando aspectos pessoais durante as negociações, é uma habilidade extremamente difícil de ser implementada. Existe uma forte tendência, e até natural, de envolver-se

em aspectos pessoais durante o processo, analisando comportamentos que agradam ou desagradam, provenientes de outra parte.

Discutir as Proposições: Discutir as proposições objetivamente, evitando fatos irrelevantes, está associada à variável tempo. Durante a negociação, é preciso controlar continuamente o andamento do processo, certificando-se de que os resultados obtidos até o momento obedecem ao cronograma preestabelecido.

Proporcionar Alternativas a Outra Parte: É muito importante proporcionar alternativas a outra parte. Partindo do pressuposto de que o objetivo de toda negociação é o acordo.

Ter Objetividade no Equacionamento dos Problemas: Ter objetividade no equacionamento dos problemas é essencial para evitar a “armadilha” das discussões inúteis, que consomem o tempo disponível. “Ser breve” é um dos pontos a ser considerado para que se estabeleça uma comunicação eficaz.

Apresentar Propostas Concretas: É uma habilidade relacionada à objetividade e ao fornecimento de alternativas para a outra parte. Discussões longas, sem que nenhuma das partes tome a iniciativa de apresentar propostas, tornam-se cansativas e improdutivas.

Saber Falar e Ouvir: É certo que saber falar e ouvir no momento adequado é uma habilidade essencial aos negociadores. Qualquer forma de relacionamento entre os seres humanos se baseia na comunicação, seja por meio da fala, por meio da escrita ou dos gestos.

Colocar-se no Lugar da Outra Parte: Para compreender amplamente uma negociação, não basta conhecer apenas a sua posição, é preciso também se colocar no lugar da outra parte, a fim de descobrir suas necessidades e seus problemas.

Ter Consciência de que se Negocia o Tempo Todo: Compreender a importância da negociação e a necessidade de estar em constante aprimoramento é fundamental.

Saber Interpretar o Comportamento Humano e as Reações das Pessoas: Saber interpretar o comportamento humano e as reações das pessoas é a essência do relacionamento, seja ele pessoal, seja profissional. Nesse sentido, todos os esforços em busca do entendimento das características comportamentais dos seres humanos são válidos para incrementar a habilidade de negociador.

Separar os Relacionamentos Pessoais dos Interesses: Confundir relacionamentos pessoais com interesses pode atrapalhar tanto o relacionamento como os resultados da negociação. Assim, será mais fácil estabelecer um relacionamento afetivo, prestando atenção tanto ao processo quanto á substancia e segui-lo de maneira independente e vigorosa.

Evitar Estruturar um Relacionamento em Função de um Acordo: Não se deve, jamais, estruturar um relacionamento com base em um acordo, pois este pode ser rompido ou desfeito e comprometer seriamente esse relacionamento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (70.4 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com