TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise de Custos

Por:   •  29/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  642 Palavras (3 Páginas)  •  156 Visualizações

Página 1 de 3

USO DO ABC PARA FIXAR PRECOS DE VENDA

A base no ABC define a possibilidade de uma alocação mais racional de muitos custos e despesas a todos os produtos.

Alguns autores e profissionais chegam a praticar essa alocação com o objetivo de conhecer o custo mais despesa global de um produto,determinar o seu preço de venda,bastando para isso adicionar o lucro desejado por unidade.

Os critérios ou direcionadores de custos que no comum contêm variadas doses de subjetivismo  e continuam em pauta todos os problemas derivados da existência da variação nos volumes de produção no que se refere ao calculo do custo unitário.

Se a empresa lançar um produto novo no mercado,já começa o primeiro grande problema:como estimar o volume a ser vendido para daí chegar ao “custo unitário global”,incluindo os custos fixos de produção e as despesas também fixas de vendas ,administração e financiamento? Esse problema não é solucionado por nenhuma forma de custeamento no caso de um mercado competitivo.

Pode-se concluir que quanto maior a proporção desses gastos fixos dentro de uma empresa,maiores as dificuldades para a adoção do custo unitário como parâmetro para definir do preço de venda de um produto.

USO DOS CONCEITOS DO CUSTEIO VARIÁVEL NA FIXAÇÃO DO PREÇO DE VENDA

No Brasil moderno,o mercado é o grande definidor do preço,que surge a ideia de se utilizar a Margem de Contribuição para auxiliar nas tomadas de decisões também relativas à fixação dos preços e nos muitas vezes consegue esse conceito a ser útil.

Nenhuma empresa toma as decisões com relação a cortar,colocar ou selecionar produtos em função de Custos.

A administração global é a arte de conciliar as circunstâncias presentes e futuras internas e externas à empresa. O dirigente procura a saber o caminho que concilia os valores,posições e condições internos à Empresa com os que existem no meio onde ela vive, e procura não só trabalhar com base no que hoje existe como também no que se espera o que vá ocorrer no futuro.

Isso define que a fixação do preço de venda não cabe exclusivamente ao setor de Custos,mesmo que com todo o arsenal de informações de que se dispõe do ponto de vista interno,bem como não cabe ao setor de Marketing,com toda a gama de dados do mercado e suas previsões.

Exemplo como seria o conceito de Margem de Contribuição ser de grande valia num processo como este

Se a empresa desejar fazer o calculo com base no rateio de custos e despesas,talvez pode ficar um pouco embaraçada já que precisa primeiro ter o volume depois fixar o preço;coincidirá este com do mercado?

A alternativa foi de voltar o conceito de Margem de Contribuição ,sendo que os Custos e Despesas Fixos os mesmos para as duas alternativas (1.000 ou 1.200 un. Mensais),interessará das duas a que der MAIOR margem de Contribuição Total. Suponha que a soma de custos e despesas variaveis do produto seja de R$ 600,00.

Hipotese A) 1.000 un a 1.000 un.

Margem de contribuicao : 1.000-600,00=400,00/un.

1.000 x 400/un =40.000,00 M.C. Total

Hipotese B) 1.200 a 800/un

Margem de contribuição :800-600=200 un

1.200 x 200=$ 120.000 de M.C. Total

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (44.7 Kb)   docx (9.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com