TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise Atuarial

Por:   •  11/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  695 Palavras (3 Páginas)  •  287 Visualizações

Página 1 de 3

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

[pic 1]

ALUNAS: Verônica de Alencar Távora Santos

Amabille Ferreira Batista

PRIMEIRO TRABALHO DE ANÁLISE ATURIAL

PROFESSORA: ELIS REGINA

GOIANIA

2017

PRIMEIRO TRABALHO DE ANALISE ATUARIAL

  1. Construção da Tábua Biométrica- Com base no número de pessoas vivas(lx) e de óbitos(dx) da tábua AT-2000, anexa construa as probabilidades de morte, de vida, expectativa de vida das pessoas com idade x, Dx e Nx, usando a taxa de juros de 5,5% e de 5,0% ao ano.

ANEXADA NO TRABALHO

  1. Faça um gráfico em linha comparando as expectativas de vida entre BR-EMS FEM e AT-2000 FEM. Compare as expectativas de vida e por quê- faça um texto de um parágrafo com análise fundamentada por referência bibliográfica (citando autor no texto).

             [pic 2]

De acordo com Caetano (2006, p. 17), a duração de um benefício programado de aposentadoria por idade ou tempo de contribuição é uma variável aleatória, pela impossibilidade de se calcular o momento preciso em que se completarão as condições para um indivíduo se aposentar (critérios de elegibilidade). A diferença na expectativa de uma tabua para outra se dá pelo fato de que as mesmas são construídas em tempos (anos) diferentes, e o grupo de pessoas que é analisado não é o mesmo, sendo assim, no gráfico podemos ver que a tabua BR-EMS FEM apresenta maior expectativa de vida em relação a tabua AT-2000 FEM

  1. Explique o que ocorrerá com o passivo de uma empresa de previdência se ocorrer redução na taxa de juro aplicada como desconto financeiro.

Ao ocorrer uma redução na taxa de juros aplicada como desconto financeiro em uma empresa de previdência privada o passivo da mesma irá aumentar, pois quanto menor a taxa de juros, menor será a descapitalização, então o prêmio único aumenta e consequentemente o passivo será maior.

  1. Explique o que ocorrerá como passivo de uma empresa de previdência se ocorrer aumento da expectativa de vida de seu grupo participante, sem que tenha previsto?

  O passivo da empresa de previdência aumentará significativamente, pois a                             obrigação de pagar as rendas serão estendidas a um tempo maior. Isso irá comprometer o cumprimento dessas obrigações, pois a empresa não terá recursos suficientes para quita-las, podendo afetar o provimento da renda.  A empresa terá um passivo a descoberto, pois a soma das contas do passivo será maior do que a soma dos saldos das contas do ativo.

  1.  Determine a probabilidade de uma mulher de 23 anos sobreviver ate uma idade de 90 anos, considerando a tabela AT 2000 F.

90P23 =  ℓ90 / ℓ23 = 3.766.298 / 9.964.420 = 0,3779746

A probabilidade será de 37,78%

  1. Questão Extra: Discorra com suas palavras, no máximo em 10 linhas, sobre como o avanço do agronegócio tem impactado a expectativa de vida do goiano e o meio ambiente (A vegetação nativa do cerrado tem sido preservada?). Citar fontes conforme a ABNT.

Segundo Mathias (2017) o agronegócio é o maior consumidor de água no Brasil hoje. O avanço do agronegócio sobre o cerrado, nos últimos dez anos, está substituindo a vegetação nativa, podendo alterar o ciclo de aguas reduzindo as chuvas (CASTRO, 2016). Assim, a disponibilidade dos recursos hídricos está seriamente comprometida, já é possível perceber o desaparecimento de riachos e rios.

Como a vegetação predominante em Goiás é o cerrado, a expansão do agronegócio influencia diretamente o goiano e sua expectativa de vida, que tende a diminuir devido à alteração do ciclo de aguas. A água é fundamental para a sobrevivência, que está comprometida com o avanço irresponsável do agronegócio no cerrado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (146.9 Kb)   docx (44.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com