TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise Comparativa Entre Títulos Públicos E Privados, Visando Auxiliar Investidores Iniciantes

Por:   •  16/5/2023  •  Artigo  •  2.991 Palavras (12 Páginas)  •  54 Visualizações

Página 1 de 12

ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE  TÍTULOS PÚBLICOS E PRIVADOS, VISANDO AUXILIAR INVESTIDORES INICIANTES: Uma aplicação do Método AHP

Resumo:O presente trabalho consiste em determinar, a alternativa mais atrativa dentre duas opções de investimento direcionado a aposentadoria, tais como Previdência Privada e Títulos Públicos, mediante uma análise aplicada de múltiplos critérios, utilizando o Método de Análise Hierárquica AHP, pelo seu caráter científico e, ao mesmo tempo, subjetivo, o mesmo agrega todas as características consideradas importantes, de maneira ampla, inclusive as não quantitativas, com a finalidade de possibilitar a transparência e a sistematização do processo referente ao problema decisório em questão.

Palavras Chave: Investimento - Previdência Privada - Títulos Públicos - Método de AHP -

  1. INTRODUÇÃO

Diante do atual cenário brasileiro, em que a situação previdenciária se encontra deficitária, uma vez que o número de beneficiários da Previdência Social só tende a aumentar, e o de contribuintes a diminuir. É de suma importância planejar uma aposentadoria complementar, mediante essa premissa, uma opção mais comum seria a de adquirir um plano de previdência privada, um mercado cujo ritmo é de expansão, outra opção seria o mercado de Títulos Públicos, do qual o cidadão pode investir em sua própria residência pela internet acessando o Portal do Tesouro Direto. Entretanto é necessário que o investidor em questão, possua uma conta em uma corretora administradora de Títulos.

Portanto o respectivo trabalho direcionado a Finanças pessoais possui o objetivo de auxiliar no processo decisório dos investidores, realizando uma análise comparativa entre duas opções de investimento visando à aposentadoria, composta por Previdência Privada ou Títulos Públicos. Sua relevância consiste na possibilidade de auxiliar o cidadão que deseja adquirir uma previdência complementar a optar pela melhor opção conforme o que considera mais importante, ou seja, projeção de resultados por meio de uma experimentação, testando à atratividade de ambas as opções, considerando a subjetividade existente nos pesos atribuídos por cada investidor. A metodologia aqui utilizada ressalta o dinamismo da modelagem matemática, desenvolvida pela aplicação do Método AHP-Analytic Hierarchy Process, desenvolvido por Thomas Saaty (1980) cuja proposta é a divisão dos critérios em níveis hierárquicos auxiliando no processo decisório utilizando o software Expert Choice11. Pelo qual serão atribuídos valores subjetivos, para auxiliar a escolha entre dois investimentos financeiros: Previdência Privada e Títulos Públicos Federais.

O presente estudo apresenta características de pesquisa normativa, por alguns dados aqui apresentados serem de natureza empírica, provenientes da experiência. Do qual foram coletados, analisados e interpretados valorizando o ambiente como fonte direta de dados. Foi utilizada a Escala Fundamental sugerida por Saaty (1980), que associa um valor para quantificar os julgamentos humanos.

  1. REFERENCIAL TEÓRICO

Nesta seção serão ponderados os conceitos de cada investimento, bem como suas características, a fim de apresentar subsídios ao decisor na atribuição de valor aos critérios utilizados no modelo matemático.

Todo tipo de investimento em sua natureza apresentam um determinado risco conforme Fortuna (2011), e consequentemente um retorno referente às suas características. Pelo fato das aplicações nos planos de previdência complementar ser de longo prazo, ou seja, exposta as variações do mercado conforme o tempo, e de suma importância o conhecimento dos riscos relacionados a este tipo de investimento para ponderar os seus benefícios na decisão do mesmo. Entre os riscos podem ser citados:

  • Risco de mercado- possíveis perdas decorrentes das variações nos preços do mercado, tais como taxa de câmbio, taxa de juros e preços de ações.

“Nos planos de previdência, o balanceamento entre ativos vinculados a esses preços devem se adequar ao perfil do investidor e ao prazo de investimento, para mitigar o impacto da volatilidade.” (FORTUNA, 2011, p 638)

  • Risco de liquidez- possíveis perdas pela dificuldade de se converter os ativos em recursos financeiros a qualquer momento. De acordo com a SUSEP 338 e 339 é determinado uma carência mínima entre resgates de 60 dias, ou seja, realizado um resgate o próximo só poderá ser solicitado após o prazo mínimo de dois meses. “Como na fase de pagamento do benefício mensal não existe resgate extra ou adiantamento,

então necessidades adicionais de recursos financeiros superiores ao benefício não serão supridas pelo plano” (FORTUNA, 2011, p 638)

  • Risco de crédito da carteira da instituição (seguradora ou empresa de previdência complementar) –como explica Fortuna (2011 p. 638) possíveis perdas decorrentes de uma quebra na instituição administradora do plano exceto se o plano for blindado ou em casos específicos do FAPI onde o investidor é o próprio cotista do Fundo de investimento. Um grande diferencial entre Fundos de Previdência privada e investimentos de renda fixa como os Títulos públicos é o fato de não haver incidência de impostos de renda sobre os ganhos de capital na sua fase de acumulação.

  1. TÍTULOS PÚBLICOS

Os Títulos Públicos vêm ganhando uma importância cada vez maior nos mercados financeiros de todo o mundo.

Segundo Assaf Neto (2009), os títulos públicos federais formam a Dívida Pública Mobiliaria interna do Brasil, e são emitidos pela Secretária do Tesouro Nacional (STN), responsável pela gestão e controle de Dívida Pública Mobiliária do Governo Federal.

Para a captação de recursos o Governo emite Títulos Públicos, constituindo a denominada Dívida Mobiliaria da União. Os Títulos Públicos podem ser emitidos pela União, Estados e Municípios.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.8 Kb)   pdf (247.4 Kb)   docx (810.7 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com