TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise Comparativa para Investimento - Cacique x Iguaçu

Por:   •  24/8/2017  •  Trabalho acadêmico  •  3.034 Palavras (13 Páginas)  •  288 Visualizações

Página 1 de 13

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO – UNIFESP 

CAMPUS OSASCO 

 

 

 

ANTONIO BISPO DE ALMEIDA NETO  

 

 

 

 

 

 

 

SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS

ANÁLISE COMPARATIVA PARA INVESTIMENTO

 CACIQUE X IGUAÇÚ

  

 

 

 

 

 

 

  

 

 

 

 

Osasco

2016

ANTONIO BISPO DE ALMEIDA NETO  

 

 

 

 

 

 

 

SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS

ANÁLISE COMPARATIVA PARA INVESTIMENTO

 CACIQUE X IGUAÇÚ

 

Trabalho apresentado a Universidade Federal de São Paulo, como parte da avaliação da disciplina de Sistemas de Informações Gerenciais. 

  

Prof. Ms. Rosenei Novochadlo da Costa 

  

   

 

 

Osasco  

2016

  1. Introdução        
  2. Resumo
  3. Sumário Executivo
  4. Informações e Declarações do Avaliador
  5. Informações Sobre as Companhias
  6. Análise de Indicadores
  7. Avaliação das Companhias

7.1     Valores Econômicos

7.2        Valores de Mercado

7.3        Valores Patrimoniais

  1. Anexos

8.1        Custo Médio Ponderado do Capital (WACC)

8.2        Dívida Financeira Líquida e Outros Ajustes

        8.3        Dados Macroeconômicos Históricos

        8.4        Dados Históricos das Companhias

     9.              Considerações Finais

    10.              Referências

    11.              Bibliografia

Introdução        

O presente trabalho visa construir uma análise comparativa das empresas Cacique e Iguaçu, abastecendo de informações, baseadas em indicadores, os stakeholders e avaliando, por estimativa, o crescimento potencial de ambas as entidades, a fim de que se possa optar pela melhor opção a investir; ou seja, a escolha que trará maior retorno futuro ao investidor.

Abordamos diferentes índices como, por exemplo, os de liquidez, endividamento, imobilização, rentabilidade etc., além das análises horizontais e verticais. Entendemos que a avaliação, feita com credibilidade, deva conter todos os métodos capazes de relatar a realidade das companhias, compreendendo o seu passado e presente.

Apresentamos, também, o grau de participação de mercado (Market Share) das empresas analisadas, o que demonstra a relevância do trabalho, pois, quando somados os percentuais de participação, representam mais da metade (54%) das vendas no mercado nacional.

A metodologia utilizada baseia-se na verificação das demonstrações contábeis, nos indicadores já mencionados e na construção da análise comparativa (gráficos).

No mais, informamos às partes interessadas qual seria o investimento com menor risco. A seguir, daremos prosseguimento ao trabalho.

Informações do Avaliador

Qualificação do Avaliador

Antonio Bispo de Almeida Neto – Aluno do Curso de Ciências Contábeis, na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), no período de 2014 à 2017. Experiência na área contábil e administrativa de 2012 à 2014.

Declaração do Avaliador

O Avaliador declara não ter qualquer vínculo com as companhias analisadas, com as suas controladas ou controladoras. O trabalho é de cunho independente, não possuindo interesses diretos ou indiretos a partir da avaliação. O Laudo Avaliativo não possui custo material, apenas intelectual.

Informações das Companhias

Mercado Cafeeiro no Mundo

        De acordo com a Organização Internacional do Café, a produção de café no mercado mundial foi de 143,4 milhões de sacas no período abrangido de 2015 à 2016; um aumento de 1,4% quando comparado a 2014/ 2015. Das variedades comercializadas, café Arábica e Conilon/ Robusta, o primeiro teve uma pequena redução de 0,1% de sua produção, enquanto que o café Conilon/ Robusta teve crescimento estimado de 3,7%, quando comparados ao período anterior.

        O consumo da bebida, em 2014, foi de 150 milhões de sacas, obtendo crescimento de 2,5% desde 2011.

        A demanda é forte em países de mercados particularmente tradicionais, como Canadá, EUA, Japão, Noruega e outros, mas o maior potencial é em países de mercados emergentes como Austrália, Rússia, Coréia do Sul, Turquia e Outros.

        O Brasil aparece como um mercado consolidado, com alto nível de consumo doméstico e de exportações. Segundo a Associação Brasileira de Indústria de o país apresenta um acréscimo de 0,86% de Novembro de 2014 à Outubro de 2015, completando 20,508 milhões de sacas. Aumentou, também, o consumo per capita. De acordo com a ABIC, o consumidor não reduziu o consumo de café mesmo diante da crise econômica vivida no país em 2016, e a expectativa é que as vendas continuem, com pessoas migrando das marcas cujos preços são mais elevados para as mais baratas.

Cacique

Contexto Histórico

A Cia Cacique de Café Solúvel é uma companhia brasileira, presente em mais de 50 países. É a única empresa nacional que oferece uma linha completa de produtos à base de café e matinais. Fundada em 1959 em Londrina – PR, sendo considerada uma das maiores indústrias do mundo, seu portfólio contém uma variedade de mais de 150 produtos.

A entidade possui diversas certificações que atestam a qualidade de seu trabalho como, por exemplo, a ISO 9001, o certificado Orgânico, o Rostest, Halal, Fair Trade, Produto de São Paulo etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.6 Kb)   pdf (1.8 Mb)   docx (492.7 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com