TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise Demonstrações Financeiras

Por:   •  18/8/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.834 Palavras (12 Páginas)  •  726 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 3]

ANÁLISE DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS

Empresa: Lojas Americanas S.A.- Exercícios 2016 e 2017

Julho/2018

[pic 4]



  1. Introdução

O objetivo deste relatório é realizar análise das demonstrações contábeis da empresa Lojas Americanas S.A. referente aos exercícios de 2017 e 2016.

O relatório será composto pelos seguintes tópicos:

  • Introdução
  • Análise Horizontal
  • Análise Vertical
  • Cálculo dos índices de liquidez
  • Cálculo da estrutura de capital
  • Cálculo da lucratividade
  • Cálculo da rentabilidade
  • Conclusão sobre a atuação econômica e financeira da empresa

  1. Desenvolvimento

Apresentação da análise de cada um dos tópicos propostos para este relatório, dividindo-a nas seguintes seções: análise horizontal, análise vertical, cálculo dos índices de liquidez, cálculo da estrutura de capital, cálculo da lucratividade, cálculo da rentabilidade e conclusão.

  1. Análise Horizontal

A análise horizontal evidencia a evolução ou involução dos componentes das DCs ao longo dos exercícios avaliados, permitindo a análise de tendência dos indicadores de desempenho.

[pic 5][pic 6]

[pic 7]

Na análise horizontal da empresa Lojas Americanas S.A., observou-se-se que o ativo circulante, ou seja, o capital de giro aumentou significativamente em 2017 para 151,93% quando comparado com o ano de 2016.

O ativo não circulante, passivo circulante e passivo não circulante teve uma pequena alta em 2017, o que mostra que a empresa continua sua estratégia de investimentos, aplicações e empréstimos de longo prazo, o que é bom para a empresa, pois consegue juros menores.

Já o que destacou nesta análise foi o patrimônio líquido da empresa que crescer 232,19% comparado com o mesmo período em 2016, gerando um superávit, quando falamos da margem de lucro líquida.

Analisando o DRE, vemos que existe um ponto de atenção que é o aumento bem maior dos custos e despesas quando comparados com o crescimento do lucro líquido que foi bem menor. Isto mostra uma tendência de insolvência, caso a empresa não tome ações para reduzir seus custos e despesas operacionais e administrativas.

  1. Análise Vertical

A análise vertical demonstra a participação percentual de cada um dos itens das demonstrações contábeis (DCs) em relação ao somatório de seu grupo.

Na análise vertical, comparamos o montante do ativo circulante em relação ao ativo total e o montante do ativo não circulante em relação ao ativo total, com o objetivo de identificar em qual dos dois grupos a empresa efetuou a maior parcela de suas aplicações, sendo capital de giro reconhecido como ativo circulante ou se no ativo não circulante.

 

[pic 8][pic 9]

[pic 10]

Na análise vertical da empresa Lojas Americanas, constatou-se que o maior percentual de suas aplicações está concentrado no ativo circulante (capital de giro) somando 57,3% e 42,40% no ativo não circulante. No ativo não circulante, o maior percentual está concentrado nos investimentos de longo prazo e no imobilizado.

Já na análise do passivo e patrimônio líquido, observa-se que o maior percentual está no passivo não circulante, ou seja, endividamento de longo prazo, seguido por um percentual um pouco abaixo no passico circulante, com vencimento até doze meses.

Nesta análise ficou claro a estratégia da empresa em aumentar seu capital e giro para conseguir cobrir seu passivo circulante de curto prazo.

Já na análise vertical do DRE, fica evidente o alto custo de sua operação representando quase 65% da receita líquida, enquanto o lucro líquido é muito baixo, representando apenas 2,16% da receita líquida. Mostra uma estrutura muito pesada com custos elevados para manter as vendas e serviços prestados.

  1. Cálculo dos índices de liquidez

A análise financeira é totalmente direcionada para a análise do Balanço Patrimonial. Seu foco está na avaliação do Balanço Patrimonial é dividido em dois indicadores:

Liquidez para determinação do fator de Solvência, e

Endividamento para determinação do grau de risco da empresa

Conforme exposto nas vídeo aulas da disciplina, os indicadores de liquidez apontam a capacidade da empresa para honrar os compromissos com terceiros. Com a análise destes indicadores, teremos condições de responder se a empresa tem ou não condições de pagar suas dívidas.

  1. Liquidez imediata

Índice que mede a gestão de fluxo de caixa da empresa. Quanto menos recursos em caixa a empresa puder ter melhor.

O resultado deste índice quanto mais próximo de ZERO melhor para a empresa.

Exercício 2017

Liquidez imediata = disponível / passivo circulante

Liquidez imediata = 2.029.213 / 5.519.766

Liquizez imediata = 0,36

Exercício 2016

Liquidez imediata = disponível / passivo circulante

Liquidez imediata = 293.239 / 4.336.474

Liquizez imediata = 0,07

  1. Liquidez corrente

Este índice mede a capacidade da empresa em honrar suas dívidas de curto prazo (até doze meses).

O resultado deste índice deve ser maior que 1.

Exercício 2017

Liquidez corrente = AC / PC

Liquidez corrente = 10.022.613 / 5.519.766

Liquizez corrente = 1,81

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.8 Kb)   pdf (1.1 Mb)   docx (3.7 Mb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com