TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise Demonstrações Financeiras

Por:   •  20/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  992 Palavras (4 Páginas)  •  193 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 2]

[pic 3]

Análise  Demonstrações Financeiras[pic 4]



A Natura é uma das maiores empresas no Brasil do setor de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos e também no segmento da venda direta. Sua sede está situada em Cajamar (SP), e a empresa tem forte presença na América Latina, com operações em Argentina, Chile, México, Peru, Colômbia e França.
[pic 5]

A estrutura se completa com oito centros de distribuição no País e seis nas Operações Internacionais que movimentam cerca de 62,3 mil pedidos de CNs por dia.

Os produtos da empresa dividem-se em linhas tais como:

  • Perfumaria
  • Maquiagem
  • Cabelo
  • Corpo e Banho
  • Rosto
  • Homem
  • Bebê e Criança
  • Presentes

Fazem parte dessa rede aproximadamente, 7 mil colaboradores, 1,6 milhão de Consultoras e Consultores Natura (CNs) e quase 14 mil Consultoras Natura Orientadoras (CNOs) - além de mais de 5 mil fornecedores e terceiros e 32 comunidades agroextrativistas. Essa rede alcança cerca de 100 milhões de consumidores, chegando em 58,5% dos lares brasileiros pelo menos uma vez ao ano.

Mensagem da Administração

Acreditamos no potencial das relações e no poder da cosmética como ampliadora de consciência, fazendo as pessoas se conectarem com o seu próprio corpo, com o ambiente à  sua volta e com o outro. Essa forma de pensar e agir se expressa em nosso comportamento empresarial alinhado à promoção do desenvolvimento sustentável, na criação de produtos e conceitos que promovam o bem estar bem e na forte conexão que mantemos com a nossa rede de relações.

Em 2013, concluímos a compra da marca de cosméticos australiana Aesop, que propõe uma nova dimensão da beleza, com um toque mais urbano, atuando em espaços de mercado nos quais a ainda não estávamos presente.

Somos líder em preferência dos consumidores no segmento de higiene, perfumaria e cosmética, com índice de 44%. Nas Operações Internacionais, registramos evolução em conhecimento e preferência em todos os países onde temos operação. Nos últimos cinco anos, registramos evolução na receita líquida a um ritmo médio de 13% ao ano e ampliação da nossa rede de vendas.


[pic 6]

[pic 7]


[pic 8]

[pic 9]


[pic 10]

[pic 11]

                                                                                                                                                                                                                                   [pic 12]

Quocientes de Liquidez

Liquidez Corrente

[pic 13]

A empresa apresenta um bom índice de liquidez corrente, ou seja, para cada R$ 1,00 de dívida de curto prazo, possui R$ 1,22 de recurso.

No entanto a empresa deve se atentar a necessidade de avaliar a “qualidade” de seus ativos circulantes afim de verificar se não existe estoques obsoletos ou superavaliados, inadimplência, etc. que podem afetar tal cálculo.

Liquidez Seca

[pic 14]

Quanto a liquidez seca podemos observar que quando é expurgado do cálculo o estoque (item de menor “disponibilidade”) o índice da empresa apresenta uma leve queda, no entanto ainda assim a empresa terá como honrar com seus compromissos de curto prazo.

Muito importante destacar a preocupação quanto o aumento dos estoques, na condição desnecessária, ou seja, poderá a empresa estar elevando seu índice de liquidez corrente e, assim, mantendo inalterado o índice de liquidez seca. Com isso, tecnicamente poderia remeter a um estudo de necessidade de estocagem, pois, a própria administração dos estoques, eleva, na maioria das vezes os gastos da organização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (558.9 Kb)   docx (160.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com