TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise Econômica Comparativa do Balanço Patrimonial

Por:   •  6/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.061 Palavras (9 Páginas)  •  1.684 Visualizações

Página 1 de 9

ASSER – PORTO FERREIRA

Análise Econômica Comparativa do Balanço Patrimonial

Empresas Companhia Brasileira de Distribuição e Carrefour Brasil

PROFESSOR: JOSÉ CARLOS RUIZ

ALUNOS: ADRIANO TREVISAN

JANAÍNA DA SILVA LIMA DOS SANTOS

KEVIN SILVESTRE

MARÍLIA FRANCISCO BALDUINO

TAMIRIS CRISTINA ANGELUCCI

SUMÁRIO

1           INTRODUÇÃO................................................................  02

2           CÁLCULOS DOS INDICADORES..............................   03

2.1         ÍNDICES DE ESTRUTURA PATRIMONIAL...............   03

2.2         ÍNDICES DE LIQUIDEZ................................................   05

2.3         INDICADORES DE ROTAÇÃO....................................   07

2.4         ÍNDICES DE RETORNO................................................   09

3            BALANÇO PATRIMONIAL........................................   13

4            DEMONSTRATIVO DOS RESULTADOS...................14

5            CONCLUSÃO.................................................................   15

6            REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS..........................   16


Analise econômica e comparativa das empresas Companhia Brasileira de Distribuição e Carrefour Brasil

  1. INTRODUÇÃO

O objetivo deste trabalho é apresentar uma análise econômica financeira, juntamente com uma comparação entre as duas empresas, que exerce uma grande influência para a tomada de decisão, por meio das demonstrações contábeis que transmitem as informações econômicas e financeiras da empresa e seu desempenho.

As demonstrações Contábeis de uma empresa podem determinar qual a sua real situação econômica e financeira, através do conhecimento de pontos fundamentais de sua estrutura, como a capacidade de pagamento de dívidas, rentabilidade do capital investido, possibilidade de falência entre outros.

Através do estudo das demonstrações contábeis, balanço patrimonial, e das demonstrações de resultado do exercício, é possível obter análises estratégicas para melhor controle financeiro e como meio de transparência aos que pretendem relacionar-se com a empresa, sejam fornecedores, financiadores, fisco, empregados ou investidores, fornecendo informações que tomarão como base os resultados das análises para investimentos de compras ou de vendas de ações.

Para melhor entendimento do leitor, os indicadores são divididos em quatro grandes grupos: Estruturas, Liquidez, Rotação e Rentabilidade.

As empresas escolhidas para realizarmos o desenvolvimento das análises econômicas e as comparações entre elas foram a Companhia Brasileira de Distribuição, conhecida como Pão de Açúcar e o Carrefour Brasil.

Formato de supermercado premium do GPA, o Pão de Açúcar oferece uma gama de produtos que vão dos básicos até os mais sofisticados. Lançou em 1995, a primeira loja de comércio eletrônico de alimentos do país: o Pão de Açúcar Delivery. Também foi a primeira rede ao criar um programa de relacionamento no varejo brasileiro, o Pão de Açúcar Mais, em 2000, e ao apresentar o modelo de “loja verde”, com conceitos de construção e operação sustentáveis, em 2008.

O Carrefour Brasil é uma rede varejista de produtos alimentares líder no Brasil, em termos de venda, sendo ainda a única rede de lojas próprias com presença em todo território nacional. Atuam no comércio de produtos alimentares e não-alimentares em mais de 150 cidades, e em todos os 26 estados brasileiros e no Distrito Federal.

Operam uma plataforma omnicanal, dual-model e multiformato, que  permite atender às necessidades dos consumidores e à constante evolução dos seus hábitos de compra, por meio de uma rede de lojas físicas composta por 588 pontos de venda, além de uma plataforma de e-commerce e marketplace em rápida expansão. Suas marcas Atacadão e Carrefour estão entre as mais reconhecidas nos formatos de atacado de autosserviço e de hipermercado no Brasil.

  1. CÁLCULOS DOS INDICADORES

Uma forma de mensurar a liquidez, o grau de endividamento e lucratividade de uma empresa é realizar uma análise dos indicadores que agora serão apresentados. Serve como base para os comparativos entre elas e para o planejamento financeiro, tornando-se um instrumento para monitorar o desempenho das mesmas.

2.1  Índices de Estrutura Patrimonial

Pretende demonstrar como está a estrutura patrimonial da empresa, seu endividamento, seu imobilizado, a composição de suas dívidas.

Dividem-se em:

Participação de Capitais de Terceiros

Grau de Endividamento

Composição do Endividamento

Endividamento Financeiro sem Ativo

Imobilização do Patrimônio Líquido

2.1.1  Participação de Capitais de Terceiros

- Este indicador nos mostra qual o endividamento da empresa frente ao Patrimônio Líquido. Também qual é o capital de terceiros em relação aos recursos dos sócios, busca identificar quanto do dinheiro investido virou endividamento.

 PCT

2016

2015

Variação

Pão de Açúcar

Carrefour

 

Analise – Este indicador nos mostra que está empresa tem um baixo endividamento, frente ao investimento dos sócios, demonstrando que ela não gosta de dividas com terceiros. Parte de seu Patrimônio Líquido está investida em outras empresas. (Livrarias, empresas do mesmo grupo econômico).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.2 Kb)   pdf (179.8 Kb)   docx (24 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com