TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise Econômica do Óleo de Soja

Por:   •  19/7/2021  •  Trabalho acadêmico  •  731 Palavras (3 Páginas)  •  93 Visualizações

Página 1 de 3

O óleo de soja é extraído da semente da soja e é bastante utilizado como matéria-prima nos processos de produção industrial de vários setores de atividade, como cosméticos, farmacêuticos, combustíveis e alimentícios. Os dois setores que mais se destacam da utilização do óleo de soja no Brasil são o setor alimentício e o setor de biocombustíveis; a paritr do óleo de soja, pode-se obter vários derivados para o consumo humano e animal e para a obtenção de biodesel. Em vista disso, a Associação Brasileira dos Produtores de Soja afirma que o Brasil é o segundo país no mundo na produção e processamento de soja, sendo também o segundo maior exportador de grão, óleo e farelo de soja, fazendo-se com que seja um dos produtos mais identificados entre os brasileiros. O óleo de soja representa mais de 80% da demanda total da fabricação de biodiesel no Brasil, e atualmente, 70% da produção de grão, óleo e farelo de soja são exportados, tendo o Mato Grosso como estado mais participativo.

A oferta e a demanda são as forças que fazem as economias de mercado funcionar, sendo determinantes para a quantidade produzida de um bem e o preço para o qual será ofericado no mercado. Partindo desse pressuposto, existem alguns fatores que determinam as alterações da quantidade demandada do óleo de soja. O primeiro fator seria a questão da renda; diante da pandemia do novo coronavírus, o cenário brasileiro apresentou vários transtornos em relação as questões econômicas e sociais, para amenizar o caos, o governo disponibilizou um auxílio emergencial de 600 reais (seiscentos reais), fazendo-se com que a renda ou poder de compra ser tornasse relativamente alto. Outro fator importante seria o preço dos bens relacionados; o óleo de soja por ser um ingrediente necessário e complementar no cozinhamento e fritura de alimentos, faz com que a demanda seja automaticamente influenciada. O preço dos alimentos, como carne, salgados, arroz está totalmente atrelado a demanda do óleo de soja, visto que o ingrediente é fundamental para o preparo de alimentos.

Existem outros 2 pontos, porém não são tão relevantes a ponto de ocorrer uma mudança exponencial em relação a curva da demanda, seriam eles o gosto; apesar de basear em traços históricos e psicológicos que estão além do campo de estudo da Economia, muitos economistas levam em consideração à análise sobre o resultado da mudança dos gostos. O óleo de soja por ser um ingrediente que não possui gosto e ser extremamente complementar, torna-se esse fator sem destaque a respeito sobre a mudança da demanda. Por conseguinte, outro fator que seria "irrelevante" seria a expectativa; pelo fato de ser um ingrediente complementar, a quantidade de óleo de soja seria já pré-estabelecida. Desse modo, faz com que a expectativa de aumento ou baixa do preço não seja diretamente persuasiva.

Por fim, destaca-se o fator sobre o número de compradores, este seria basicamente elevado pelos outros, pois há um aumento na renda e por ser um alimento necessário na cozinha, também pode-se destacar que o óleo de soja é relativamente mais barato do que os outros "concorrentes".

Analisada as variáveis que podem deslocar a curva de demanda, faz-se necessário analisarmos as variáveis que podem deslocar a curva de oferta. A priori, a oferta está relacionada a quantidade que os vendedores

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (38.7 Kb)   docx (8.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com