TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise das Demonstrações contábeis, como ferramenta gerencial das organizações

Por:   •  26/4/2021  •  Artigo  •  631 Palavras (3 Páginas)  •  123 Visualizações

Página 1 de 3

CENTRO UNIVERSITÁRIO DO MARANHÃO – UNICEUMA[pic 1][pic 2][pic 3]

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS EAD

DISCIPLINA: ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS

DAYSE FERNANDA CANTANHEDE GUIMARÃES COSTA LEITE

 Análise das Demonstrações contábeis, como ferramenta gerencial das organizações

SÃO LUÍS-MA

2020

CENTRO UNIVERSITÁRIO DO MARANHÃO – UNICEUMA[pic 4]

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS EAD

DISCIPLINA: ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS

DAYSE FERNANDA CANTANHEDE GUIMARÃES COSTA LEITE          

 Análise das Demonstrações contábeis, como ferramenta gerencial das organizações

Trabalho apresentado ao Curso de Ciências Contábeis – EAD, do centro Universitário do Maranhão – UNICEUMA, como parte dos requisitos para obtenção da nota da primeira Atividade Avaliativa da disciplina Análise das Demonstrações Contábeis

SÃO LUÍS-MA

2020[pic 5]

Análise das Demonstrações contábeis, como ferramenta gerencial das organizações: o caso da Cia Matriz S.A.

A analise das demonstrações contábeis, também conhecida como análise das demonstrações financeiras, apresenta a situação real econômica-financeira das empresas, no intuito de ser um instrumento de grande importância e utilidade para as decisões enfrentadas diariamente, tanto na tomada de empréstimos e financiamentos, quanto na abertura do seu capital social – na busca de investidores como acionistas- (MARION, 2012).  

A análise horizontal do balanço patrimonial especificamente do ativo circulante da Cia Matrix S.A referente ao exercício de 2010 e 2011 nos mostra, no geral, que o ativo total obteve 10% de aumento. No que tange ao referido ativo circulante, a variação foi de 21,81%. Nesse grupo, a única conta do ativo circulante que apresentou diminuição foi o estoque (-3,67%). Os demais obtiveram variação positiva, a saber: caixa (26,04%), títulos Negociáveis (33,33%) e Duplicatas a Receber (37,81%). Observa-se que há ativo em dinheiro ou equivalente capaz de honrar suas obrigações, no entanto, o percentual mais significativo apresenta-se na forma a receber, ou seja, ainda não disponível no caixa.

O retorno sobre o Ativo (ROA) do ano de 2011 pode ser mais bem visualizado pela divisão do lucro líquido pelo ativo total, na qual foi constatada a variação de (6,42%). Com esse indicador, podemos perceber que a empresa está ganhando dinheiro com seus ativos, principalmente com os indicados anteriormente. A ROA foi eficaz, pois houve aumento do lucro operacional, ou seja, houve um retorno satisfatório sobre o ativo.

Já o retorno sobre o Patrimônio Líquido (ROE) do ano de 2011pode ser expresso pela divisão do lucro líquido pelo patrimônio líquido, que no caso em questão foi de (11,82%). A capacidade de agregar valor da empresa Cia Matrix S.A ainda é pequena, pois há poucos recursos próprios e de terceiros (investidores).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (74.4 Kb)   docx (25.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com