TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise das demonstrações financeiras

Por:   •  29/8/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.087 Palavras (9 Páginas)  •  232 Visualizações

Página 1 de 9


ATIVIDADE ESTRUTURADA

[pic 1]

Disciplina

Análise das demonstrações financeiras

Aluno

Nardônia Maria Rocha de Lima

Matrícula

201409023753

Fortaleza, 10 de novembro de 2016

ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS – GST0029

TÍTULO

ANÁLISE DE BALANÇO: ANÁLISE ECONÔMICA E FINANCEIRA PARA TOMADA DE DECISÃO.

ETAPA 1 – FINALIDADE DOS INDICADORES ECONÔMICOS

FINANCEIROS.

A análise de índices econômicos financeiros tem como principal objetivo permitir ao analista extrair tendências e comparar os índices com padrões preestabelecidos. A periodicidade da análise é dependente dos objetivos que se pretenda atingir.

   A  quantidade de índices que deve ser utilizada na análise depende exclusivamente  da profundidade que se deseja da análise. O importante não é o número de índices, mas de um conjunto deles que permita conhecer a situação da empresa segundo o grau de profundidade desejada na análise, ou seja, o analista vai escolher os índices de seu interesse para determinado objetivo.

Os índices econômicos financeiros se dividem em dois grupos:

  1. Situação Financeira

  1. Liquidez -  Tem por objetivo demonstrar a situação financeira de uma empresa, relacionada à sua capacidade de pagamento ou solidez financeira, no longo, curto e curtíssimo prazo, relacionando a capacidade de geração de  dinheiro em caixa com as necessidades de pagamento existentes.

Eles se dividem em quatro índices, de acordo com o período de tempo para análise.

1.1.1 Liquidez corrente: Demonstra a capacidade de geração de recursos para o pagamento das dívidas da empresa no curto prazo. Nesse indicador, quanto maior a liquidez, melhor para a empresa.

 1.1.2 Liquidez imediata: Demonstra a capacidade de pagamento de todas as obrigações de curto prazo com os recursos que estão imediatamente disponíveis.


1.1.3 Liquidez seca:  Mede a geração de caixa no prazo inferior a 90 dias, ou seja, curtíssimo prazo.

1.1.4 Liquidez geral: Demonstra a capacidade de pagamento das dívidas da empresa no curto e longo prazo, ou seja, para cada $  1,00 devido, quanto a empresa terá disponível.

1.2 Estrutura de capital – Os índices de estrutura de capital buscam demonstrar como a empresa está estruturada, conforme a relação entre o capital   próprio

(Patrimônio Líquido) e capital de terceiros (Passivo Exigível), ou seja, seu endividamento. Divididos aqui em quatro índices.

1.2.1  Participação de capitais de terceiros – Indica quanto representa o capi- tal tomado emprestado  de terceiros  em relação ao capital próprio investido.

Quanto menor for este índice, melhor para a empresa.

1.2.2  Composição do Endividamento -  Demonstra a relação entre o capital    de terceiros de curto prazo ( Passivo Circulante) e o capital de terceiros total(Passivo Circulante + Passivo Não Circulante).

1.2.3 Imobilização do Patrimônio Líquido - Indica o quanto de recursos do patrimônio líquido está investido no ativo permanente.

1.2.4 Imobilização dos recursos não correntes -  É um detalhamento maior do índice de imobilização do patrimônio líquido, nos auxilia a observar se existem investimentos permanentes com recursos de curto prazo(Passivo Circulante).

  1. Situação Econômica

       

  1. Índices de Rentabilidade – Demonstram os resultados financeiros de determinada empresa, medindo, dessa forma, o retorno alcançado. Para calculá-los são utilizados valores de contas da DRE, relacionando os investimentos que  foram feitos na organização com os resultados obtidos por ela em sua atividade. Dividem-se em quatro ídices.
  1. Giro do Ativo – Demonstra uma proporção entre as vendas de determinada empresa e os investimentos que nela foram feitos, que são representados pelo valor do seu ativo total. Quanto maior for o valor encontrado para esse índice, melhor será para a empresa.
  2. Margem Líquida -  Demonstra a lucratividade das vendas. Ao se calcular tal índice é possível acompanhar a margem líquida da empresa e verificar  possíveis alterações. Quanto maior for o valor encontrado para esse índice, melhor será para a empresa.
  3. Rentabilidade do Ativo - Demonstra uma proporção entre o lucro obtido por determinada empresa e os investimentos que nela foram feitos, que são representados pelo valor do seu ativo total.
  4. Rentabilidade do Patrimônio Líquido – Demonstra uma proporção entre o lucro que determinada empresa obteve e o valor do seu capital próprio(Patrimônio Líquido).

  1. Índices de Atividade – Também conhecido por índices de rotação, são obtidos pelo confronto dos elementos da DRE com elementos do BP e visa evidenciar o tempo necessário para que os elementos do ativo se renovem. Esses índices utilizam o tempo como unidade, evidenciando o prazo médio de algumas operações realizadas por determinada empresa. A conjugação desses índices leva à análise dos ciclos operacional e de caixa.

Ciclo de caixa é o período de tempo existente desde o desembolso inicial de despesas até o recebimento do produto da venda.

Ciclo operacional é o período de tempo existente desde o momento da chegada da matéria-prima até o recebimento do produto da venda.

Quanto menor for o ciclo de caixa de  uma organização, melhor.

  1. Prazo médio de recebimento de vendas – Indica, em média, quantos dias determinada empresa leva para receber as vendas a prazo que fez para seus clientes.  Quanto menor for o resultado encontrado, melhor.

  1. Prazo médio de pagamento de compras – Indica, em média, quantos dias determinada empresa leva para pagar seus fornecedores. Quanto maior for o resultado encontrado, melhor.
  1. Prazo médio de renovação dos estoques – Indica, em média, quantos dias determinada empresa leva para vender seu estoque. Quanto menor for o resultado encontrado, melhor.

Etapa 2 - CRÍTICAS À ANÁLISE DE BALANÇO

                 A Análise de Balanços objetiva extrair informações das Demonstrações Financeiras para tomada de decisões. As demonstrações financeiras, por sua vez, fornecem uma série de dados sobre a empresa, de acordo com regras contábeis. A  análise de balanços transforma esses dados em informações e será tanto mais eficiente quanto melhores informações produzir.

                 O Balanço apresenta uma certa complexidade devido, entre outras coisas, a determinação legal. Certos itens do Balanço podem não refletir exatamente os itens lançados, sendo necessário alguns ajustes para atender as exigências da análise.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.4 Kb)   pdf (110.4 Kb)   docx (23.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com