TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise de Custos de concorrência: proposta de modelo de relatório para análise de análise estratégica

Por:   •  15/5/2018  •  Resenha  •  690 Palavras (3 Páginas)  •  287 Visualizações

Página 1 de 3

RESENHA CRÍTICA

1 Informação bibliográfica

Análise de custos de concorrentes: proposta de um modelo de relatório para análise de posicionamento estratégico.

Publicado nos anais do VII Congresso Brasileiro de Custos, Recife-PE, Brasil, 2 a 4 de agosto de 2000.

2 Dados sobre os autores

Welington Rocha – doutor em contabilidade/USP

Célia Maria Braga Carneiro – mestranda em contabilidade e controladoria/USP

Osório Cavalcante Araújo – mestranda em contabilidade e controladoria/USP

3 Dados sobre o artigo

O artigo trata sobre a gestão estratégica das informações de custos. O estudo apresentado baseia-se na proposição de um modelo de relatório de análise de concorrentes, emitido pelo sistema de informação de concorrentes. Visa auxiliar o gestor na solução da situação problema de não possuir uma variedade de informações necessárias para tomar decisões referentes à reestruturação estratégica da empresa frente à posição relativa dos seus concorrentes.

O sistema de informação da concorrência é apresentado como um subsistema do sistema de gestão estratégica e deve ser utilizada uma grande variedade de dados, sob o enfoque sistêmico amplo do ambiente e do impacto de suas variáveis.

No processo de gestão estratégica, faz-se necessário observar dois princípios básicos: o primeiro, trata-se do princípio do posicionamento, onde determina-se o que a empresa deve adaptar-se ao ambiente tornando-se diferente aos concorrentes. No segundo ponto, denomina-se o princípio da competitividade, ressaltada para que as empresas devem gerar vantagem competitiva com relação aos seus concorrentes.

Assim, o sistema de informação torna-se, uma forma estratégica. Tornando-se necessária o processo de alimentação de dados no sistema de informação. Podendo-se então fomentar a criação de estratégias e trazer feedback para a empresa.

O sistema de informação contábil tenha condições de fornecer outros tipos de informações, que serão analisadas no modelo de informação sobre os concorrentes.

Analisar os custos da própria organização é um desafio. Torna-se maior, ao buscar analisar os custos dos concorrentes, que na prática, não é uma tarefa fácil e muito menos precisa.

Os autores apresentam que a informação para a empresa pode melhorar a precisão das estimativas dos custos da concorrência, examinando diversos concorrentes simultaneamente. Destaca os autores, que a análise da concorrência não é uma espionagem. Ela pode ser obtida através de: observação direta, estatísticas oficiais, fornecedores comuns, consultores e experts, associações comerciais, análise comparativa da indústria, demonstrações contábeis publicadas, entre outras. Conforme apresentado na Figura 1 da página 6.

Estas informações devem estar inseridas em um sistema de informações de concorrentes aos quais devem-se utilizar as etapas de: identificar os principais concorrentes atuais e potenciais; definir as principais informações necessárias; identificar os dados necessários; coletar os dados;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (45.2 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com