TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise do Banco do Nordeste

Por:   •  11/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  11.163 Palavras (45 Páginas)  •  289 Visualizações

Página 1 de 45
  1. INTRODUÇÃO

        O Banco do Nordeste é hoje o maior banco da América Latina daqueles que visam o desenvolvimento regional e atua com o propósito principal de auxiliar no crescimento da região do nordeste brasileiro. Entre suas principais funções, encontra-se a de propiciar uma política de desenvolvimento ágil e seletiva que como resultado será a contribuição decisiva na superação dos desafios.

        A instituição de economia mista foi fundada como um meio de desenvolver a região promovendo a concessão de créditos para pessoas físicas com visão empreendedora. Hoje O BNB é responsável pelo maior programa de microcrédito da América do Sul e o segundo da América Latina, o CrediAmigo, por meio do qual o Banco já emprestou mais de R$ 3,5 bilhões a microempreendedores.

        Um banco com tamanha importância para a economia local do nordeste, e consequentemente do Brasil, deve ser avaliado periodicamente para que seu papel social seja constante. Para tal, estudos e aplicação de controle permanente são essenciais. Visando isto, o presente trabalho terá a função de analisar como anda a saúde financeira da instituição e quais são as melhorias que deverão ser aplicadas.

        As instituições financeiras desempenham um papel crucial em tudo o que diga respeito à utilização da moeda pela economia. Os bancos asseguram o funcionamento dos sistemas de pagamentos, o que permite que os mercados locais desenvolvam a sua atividade e que os particulares e as empresas se desloquem e atuem respectivamente em locais distantes. A inexistência de um sistema bancário bem estruturado não permitiria a circulação da moeda, sendo também mais difícil a criação de mercados de bens e serviços, bem como a circulação de pessoas e bens. Os bancos são também fundamentais na intermediação financeira, isto é, recolhem a poupança de quem possui recursos excedentários e disponibilizam esses recursos a quem deles necessita.

        Sabendo disto, estudar todas as instituições é de extrema importância, uma vez que não somente as empresas precisam de recursos, mas também as pessoas físicas sejam para adquirir um imóvel, um veículo, ou até mesmo para pagar a conta do restaurante com a utilização de crédito. Assim, a escolha do BNB é baseada principalmente na relação pessoa física e banco, onde as mesmas na região do nordeste brasileiro encontram de forma facilitada concessões de empréstimos que dão a capacidade de começar seu negócio e, consequentemente, aquece a economia local e proporciona o desenvolvimento local.

        Todos os dados apresentados são referentes ao exercício de 2015 e levam em consideração apontamentos do referido ano respeitando fielmente aos dados disponibilizados pela instituição.  

  1. DEMOSNTRAÇÕES CONTÁBEIS

        A fim de atender as necessidades de seus usuários, a contabilidade disponibiliza demonstrações capazes de evidenciar a saúde de uma entidade em questão. Todas as estas demonstrações devem ser regulamentadas pelo CPC – Comitê de Pronunciamentos contábeis, que dará o caminho e evidenciará como a contabilidade deverá ser feita. Estas informações juntamente com as notas explicativas, elemento que acompanha as demonstrações, auxiliam o usuário a estimar os fluxos financeiros futuros, os resultados futuros e também dão bases para saber sobre a liquidez e rentabilidade, ponto essencial para investidores e credores, os pontos focais no qual a informação contábil é produzida.

        Expor as demonstrações contábeis é obrigatório, de acordo com o código civil que rege nosso Estado, independente de qual tipo de tributação a empresa escolha, se real ou estimado. De tal sorte, o IBRACON (NPC 27) ressalta:

                "as demonstrações contábeis são uma representação monetária estruturada da posição patrimonial e financeira em determinada data e das transações realizadas por uma entidade no período findo nessa data. O objetivo das demonstrações contábeis de uso geral é fornecer informações sobre a posição patrimonial e financeira, o resultado e o fluxo financeiro de uma entidade, que são úteis para uma ampla variedade de usuários na tomada de decisões. As demonstrações contábeis também mostram os resultados do gerenciamento, pela Administração, dos recursos que lhe são confiados."

        De um modo mais informal, as demonstrações podem ser consideradas como um “raio X” financeiro da entidade. Isto concede a oportunidade de tomar novas linhas de controle caso o resultado seja ruim, ou seguir novas linhas de investimento caso haja a necessidade de crescimento. Contudo, a principal finalidade é mostrar a atual situação dos negócios, que serviram de base tanto para intermediários financeiros na concessão de crédito, para investidores observarem a capacidade da empresa em pagar dividendos e para fornecedores analisarem o grau de liquidez da entidade para decidir se transacionam ou não com ela.

        Os componentes das demonstrações incluem:

  • Balanço patrimonial → resumo dos deveres e direitos de uma entidade;
  • Demonstração do resultado (DRE) → apresenta o resumo do resultado, evidenciando as operações realizadas no período;
  • Relatório de apuração dos lucros e/ou prejuízos acumulados ou DMPL (demonstração de mutação do patrimônio líquido);
  • Demonstração do fluxo de caixa → mostra quais foram as entradas e as saídas de caixa durante o período analisado e o seu resultado;
  • Demonstração do valor adicionado (ser for empresa de capital aberto);
  • Notas explicativas→ constam todas as informações que mostram os princípios contábeis utilizados e informações que resultem em uma boa interpretação e análise dos dados expostos;

        Dentre as acima citadas, as obrigatórias incluem Balanço Patrimonial; Demonstração do Resultado do Exercício (DRE); Demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulados (DLPA); Demonstrações das Mutações do Patrimônio Líquido (DMPL); Demonstração dos Fluxos de Caixa (DFC); Demonstração do Valor Adicionado (DVA); e, Demonstração do Resultado Abrangente (DRA). A legislação societária admite a inclusão da DLPA na DMPL. As empresas que elaborarem e publicarem DMPL estão dispensados da apresentação em separado da DLPA, uma vez que esta, obrigatoriamente, estará incluída naquela.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64.2 Kb)   pdf (2 Mb)   docx (1.4 Mb)  
Continuar por mais 44 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com