TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

"BALANCED SCORECARD", NA SUPERINTENDÊNCIA ESTADUAL DO MARANHÃO - BANCO DO NORDESTE.

Dissertações: "BALANCED SCORECARD", NA SUPERINTENDÊNCIA ESTADUAL DO MARANHÃO - BANCO DO NORDESTE.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/10/2014  •  3.444 Palavras (14 Páginas)  •  1.587 Visualizações

Página 1 de 14

UM ESTUDO AVALIATIVO DO MODELO DE GESTÃO ESTRATÉGICA BASEADA NO “BALANCED SCORECARD”, NA SUPERINTENDÊNCIA ESTADUAL DO MARANHÃO – BANCO DO NORDESTE.

Ademildes de Cássia Ferreira

Elidilza Marquilene Furtado Mendes

Ingryd Thayanne Soares Barroso

José Gabriel Cardoso

Karoline Carvalho Garreto

Marcelo Vieira Coelho

Nordson Soares Silva

Tamyris Nayara Pereira Landin

Prof.º Dr. Walter Souto de Sousa

RESUMO

O estudo aqui desenvolve o modelo de gestão estratégico baseada no “Balanced Scorecard” e os resultados alcançados com implementação desse sistema de gestão estratégica. Conforme a metodologia do mesmo, os objetivos e as medidas de desempenho refletem os interesses e as expectativas dos stakeholders e podem ser agrupadas em quatro perspectivas: Financeira, Cliente, Processos Internos e Aprendizagem e Crescimento. Os objetivos da investigação aqui realizada são, portanto: a) mostrar a aplicação de um Modelo de Gestão Estratégica da Superintendência Estadual do Maranhão do Banco do Nordeste; b) analisar o Balanced Scorecard como um Sistema de Gestão Estratégica; c) avaliar os indicadores de desempenho financeiros e não financeiro da Superintendência do Estado do Maranhão sob a influência deste sistema. Nesse sentido, o referencial teórico aborda: Planejamento Estratégico – conceitos de estratégica e de planejamento estratégico; BSC – conceito, objetivos, contextos de aplicação; Metodologia e os resultados e discussões. Conclui-se que os princípios fundamentais para o desenvolvimento de uma organização focalizada na estratégica são aplicáveis a todos os setores e que o BSC contribui para a conscientização sobre as necessidades de aperfeiçoamento, tanto para indivíduos quanto para organizações, e para a redução dos conflitos entre os comportamentos estratégicos e operacionais, presentes em todas as organizações.

Palavras-chave: Planejamento Estratégico. Estratégia. Balanced Scorecard. Stakeholders

ABSTRACT

The study here develops the model of strategic management based on the "Balanced Scorecard" and the results achieved with the implementation of this strategic management system. According to the same methodology, objectives and performance measures reflect the interests and expectations of stakeholders and can be grouped into four perspectives: Financial, Customer, Internal Processes and Learning and Growth. The objectives of the research carried out here are therefore: a) show the application of a Strategic Management Model of Maranhão State Superintendent of Banco do Nordeste; b) analyze the Balanced Scorecard as a Strategic Management System; c) evaluate the indicators of financial and non-financial performance of the Superintendent of the State of Maranhão under the influence of this system. In this sense, the theoretical approaches: Strategic Planning - strategic concepts and strategic planning; BSC - concept, objectives, application contexts; Methodology and results and discussions. It is concluded that the basic principles for the development of a focused organization in strategic apply to all sectors and the BSC helps to raise awareness about the need for improvement, both for individuals and for organizations, and to reduce conflicts between strategic and operational behaviors, present in all organizations. Keywords: Strategic Planning. Strategy. Balanced Scorecard. Stakeholders.

1 INTRODUÇÃO

Os conceitos administrativos têm evoluído constantemente desde a Escola da Administração Científica de Taylor até aos nossos dias, na era da informação e do conhecimento. Com o advento da chamada nova economia, as empresas não conseguem mais obter vantagens competitivas sustentáveis apenas aproveitando os benefícios das economias de escala, incorporando novas tecnologias ou com uma administração eficaz do seu patrimônio. Nas empresas de serviços, principalmente nas empresas governamentais, o impacto da era da informação é ainda mais revolucionário e desafiador. Essas organizações enfrentam limitações em seus orçamentos e os seus serviços estão sendo demandados por uma sociedade cada vez mais exigente na busca pelo atendimento de qualidade.

No esforço de se transformar para competir com êxitos no mercado global, as organizações estão implantando diversas iniciativas de melhorias como o Planejamento Estratégico, Balanced Scorecard, Qualidade total Produção Enxuta, organizações Virtuais, e- Business, Gestão do Conhecimento, Organizações Focalizadas no Cliente, Empowerment, dentre outras.Diante deste contexto, o Banco do Nordeste do Brasil S/A aprimorou o seu modelo de avaliação de desempenho, considerando a construção do Programa Estratégico 2008- 2011 e buscando uma maior aderência ao Balanced Scorecard (BSC). Nesse modelo, o Banco objetiva simplificar o processo de planejamento como um todo; minimizar a competição interna; induzir a mudança de comportamento em face aos novos desafios empresariais; gerenciar ativos intangíveis; incluir indicadores de efetividade da atuação do Banco e padronizar a avaliação de todos os grupos de Unidades. (Banco do Nordeste, 2008).

BSC (Balanced Scorecard) é uma sigla que pode ser traduzida para indicadores balanceados de Desempenho, segundo site Wikipédia (2009), tendo sido definido inicialmente como um sistema de mensuração do desempenho, porém, a sua aplicação em empresas evoluiu para uma metodologia de gestão estratégica que mensura o desempenho organizacional, sob quatro perspectivas equilibradas: financeira, do cliente, dos processos internos da empresa, e do aprendizado e crescimento. De acordo com seus criadores, Kaplan e Norton (1997, p.9- 11), “BSC deve esclarecer e traduzir a visão e a estratégia; Comunicar e associar objetivos e medidas estratégicas; Planejar, estabelecer metas e alinhar iniciativas estratégicas; Melhorar o feedback e o aprendizado”.

2 METODOLOGIA

Como recurso metodológico, ao desenvolver os objetivos, utilizou-se a pesquisa descritiva. No que diz respeito à abordagem do problema, foi utilizada a pesquisa qualitativa. A Conceituação de BSC e de suas perspectivas foi realizada através de pesquisas bibliográficas e artigos científicos.

Foram efetuadas buscas nos sites dos principais periódicos da área em todo país através de palavras-chaves como BSC, estratégia, indicadores de desempenho, sistema

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.7 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com