TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pesquisa na Empresa Banco do Nordeste do Brasil

Por:   •  29/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.634 Palavras (7 Páginas)  •  359 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

          Sistema de Ensino Presencial Conectado

ADMINISTRAÇÃO BACHARELADO

ana paula da silva

elvis almeida  dos santos

elane silva ferreirA OLIVEIRA

LUCAS MATHEUS SILVA ROCHA

ROMÁRIO DA SILVA

pesquisa na empresa banco do nordeste do brasil

        

Olho D’água das Flores - AL

2015

ana paula da silva

elvis almeida  dos santos

elane silva ferreirA OLIVEIRA

LUCAS MATHEUS SILVA ROCHA

ROMÁRIO DA SILVA

pesquisa na empresa banco do nordeste do brasil

 

Trabalho Interdisciplinar em Grupo apresentado ao Curso de Administração Bacharelado à Universidade Norte do Paraná – UNOPAR VIRTUAL, para as disciplinas do 1º Semestre.

Professores: Márcio Ronald Sella/Grace Botelho/Karen H Manganotti/Suzi Bueno/Antonio Lemes Guerra Júnior/Wilson Sanches/Maria Eliza Pacheco/Edson Elias de Morais/Ana Céli Pavão

Olho D’água das Flores - AL

2015

Introdução

O presente trabalho busca estreitar a relação entre a teoria cientifica e clássica com a prática efetiva dessas teorias na empresa Banco do Nordeste, fazendo uma análise da forma em que essas teorias são aplicadas ou podem ser observadas na cultura organizacional da empresa. O mesmo foi elaborado através de revisão bibliográfica, e contou ainda com o auxilio de uma entrevista respondida por um colaborador da empresa. Ao final desse trabalho espera-se que o leitor consiga entender os conceitos básicos da teoria científica elaborada por Taylor e da teoria clássica desenvolvida por Fayol, fazendo com que seja possível identificar os pontos específicos das teorias citadas dentro da empresa pesquisada.

DESENVOLVIMENTO

        No inicio do século xx observou-se que o crescimento industrial estava em ritmo acelerado, bem como de forma existia a ineficiência de padronização de métodos e técnicas de trabalho, de tal forma havia a falta de conhecimento por parte da gerencia, pois a rotina de trabalho era excessiva.

        Na abordagem clássica de Fayol, o mesmo desenvolveu métodos que possivelmente iriam aumentar a eficiência da empresa por meio de sua organização e pela aplicação dos princípios da administração de acordo com as bases cientificas.

        Neste modelo clássico Fayol deu as seguintes ideias, que a administração é uma função distinta das demais funções, como finanças e produção. Segundo ele o processo administrativo da administração compreende outras funções básicas, como prever, organizar, comandar, coordenar e controlar.

        Fayol apontou as bases das funções administrativas, que consistia em dividir a empresa em seis atividades distintas, para que empresa e sociedade pudessem ser melhores administradas, as funções que ele deixou são, função  técnica, função comercial, função financeira, função de segurança, função contábil, função administrativa. Se estas funções estiverem na sequencia lógica e sendo bem exercitadas dentro da empresa, os executivos e gerentes teriam todas as condições de estabelecer objetivos e metas, atribuir responsabilidades e autoridades, tomar decisões e indicar prioridades.

Á teoria clássica, ela rapidamente ganhou notória popularidade, primeiramente nos estados unidos e alguns anos depois começaram a ser aplicadas na frança, que empregou.  A abordagem clássica da administração se desdobra em duas teorias distintas, a teoria científica elaborada por Taylor se preocupava em aumentar a eficiência da indústria, através da racionalização do trabalho do empregado; a teoria criada por Fayol busca aumentar a produção da empresa através da organização e sua estruturalização. 

De acordo com Chiavenato (Ano) a teoria científica proposta por Taylor e a teoria clássica proposta por Fayol, respectivamente, tinham enfoque na execução das tarefas e na estrutura organizacional da empresa.  A abordagem de Taylor buscava optimizar o serviço do operário fazendo com que este produzisse mais em menos tempo, os estudos inicias de Taylor consistiam em cronometrar e  analisar a forma em que as tarefas eram executadas para que fosse possível chegar a um padrão de movimentos

Segundo Chiavenato (ano) na administração científica proposta por Taylor, que é denominada dessa forma por causa da tentativa de aplicação dos métodos da ciencias na administraçao, além do enfoque na execução da tarefa era necessário um enfoque detalhista e analítico para que fosse possível a especialização do operário para que este pudesse desempenhar suas tarefas com maior eficiência. 

A empresa pesquisada para a elaboração do trabalho foi o Banco do Nordeste SA, sociedade de economia mista fundada em 1952, e faz parte do seguimento bancário.

Na empresa que foi elaborado o estudo existe o sistema comunicacional interno e externo. No sistema comunicacional interno as principais ferramentas são o correio eletrônico, em que todos os colaboradores têm acesso e é possível localizar o contato dos demais colaboradores da empresa, além de um sistema de telefonia que permite discar para qualquer outro funcionário. Além disso, existe uma central de atendimento que busca solucionar as demandas internas enviadas pelos funcionários. 

Para o meio de comunicação externo, além da rede de agências onde o cliente pode ser atendido pessoalmente por um dos funcionários, é possível entrar em contato com as unidades do banco através de telefone. Em situações que não puderam ter suas demandas atendidas por outros meios,  é possível comunicar a ouvidoria, que pode ser contatada tanto por funcionários quanto por clientes. 

Para a comunicação interna busca-se utilizar a linguagem formal, de modo que possa ser compreendida por todos os envolvidos. Para a comunicação com os clientes, em algumas situações é necessário adaptar a linguagem para que esta possa ser entendida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)   pdf (170.8 Kb)   docx (891.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com