TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análises de custos

Por:   •  15/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  553 Palavras (3 Páginas)  •  277 Visualizações

Página 1 de 3

1. INTRODUÇÃO

A contabilidade é uma ciência social e encontra-se alinhada à dinâmica e avanço da sociedade mundial. Desde sua criação, nos primórdios da civilização, a ciência contábil vem evoluindo a passos largos e isto reflete o próprio desenvolvimento humano e, a partir do século XVIII, o desenvolvimento do mercado.

Conforme ressalta Kroetz (2001), a contabilidade de custos nasceu da Contabilidade financeira, quando da necessidade de avaliar estoques na indústria, mais especificamente com o início da Revolução industrial. Anteriormente a esse período, os produtos era fabricados por artesãos que, via de regra, não constituíam pessoas jurídicas e pouco preocupavam-se com o cálculo de custos.

Para tanto, o presente trabalho se realizou no campo da Ciência Contábil, e trata da área de contabilidade de custos e apuração e análises de custos, bem como da transparência na apuração das informações e tem como tema as principais diferenças entre o custeio por ordem de produção e o custeio por processo.

Por tratar-se de um tema bastante complexo e de ampla abrangência para pesquisa, optou-se por delimitar o assunto na esfera da análises de custos, custeio por ordem de produção, custeio por processo, seus principais objetivos e finalidades.

O tema é relevante e atual à medida que há uma necessidade cada vez maior de se apurar um resultado exato com base em informações precisas. Por conseguinte, cada vez mais se exige dos usuários internos das informações maior transparência para um melhor controle de custeio.

2. PRINCIPAIS DIFERENÇAS ENTRE CUSTEIO POR ORDEM DE PRODUÇÃO E CUSTEIO POR PROCESSO

SISTEMA DE CUSTEIO POR ORDEM DE PRODUÇÃO SISTEMA DE CUSTEIO POR PROCESSO

O objeto de custos é uma unidade ou unidades multiplas de um produto. O objeto de custos é a produção em massa da unidade de um produto.

É usado para custear unidades multiplas de um produto específico.

. Em cada período divede-se os custos totais de produção de um produto pelo total de unidades produzidas para obter um custo por unidade.

Acumulam separadamente os custos de cada produto. O custo unitário é o custo médio que se aplica a cada uma das unidades produzidas.

Identifica a ordem realizada com o objeto de custos; Identifica os custos diretos; seleciona as bases de alocação de custos a serem usadas para alocar os custos indiretos à ordem. Cada unidade recebe as mesmas quantias, ou similares, de custos de materiais diretos, custos de mão-de-obra direta de produção e custos indiretos de produção.

O uso das taxas orçadas de custos indiretos podem ser atribuída aos serviços individuais numa base contínua, não apenas no final do período contábil. Separam os custos em categorias de acordo com a introdução dos mesmos no processo.

3. CONCLUSÃO

A contabilidade de consiste em centrar a sua atenção no estudo da composição e no cálculo dos custos, também observa o resultado dos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (44.8 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com