TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aperfeiçoamento às atividades práticas científico acadêmico.

Por:   •  4/6/2017  •  Relatório de pesquisa  •  335 Palavras (2 Páginas)  •  142 Visualizações

Página 1 de 2

RELATÓRIO OU RESUMO REFERENTE À ATIVIDADE DESENVOLVIDA

Aperfeiçoamento às atividades práticas científico acadêmico.

Atualmente, a comunidade acadêmica brasileira e as instituições de ensinos têm defendido a ideia de aliar o ensino tradicional a elementos que favoreçam o pensamento crítico-reflexivo dos alunos para que os mesmos possam melhorar sua visão de mundo a fim de detectar e resolver problemas.

Observa-se que os alunos têm apresentado dificuldades em cumprir as exigências devido a uma deficiência na formação básica. Os mesmos não dominam questões como normas de elaboração de trabalhos científicos, de redação, pesquisas bibliográficas, organização da leitura de obras, construção de citações diretas e indiretas, bem como o objetivo das mesmas a serem citadas em um texto.

Com todas as dificuldades apresentadas acima, faz-se necessária o estudo mais rigoroso da disciplina de Metodologia Científica, pois, ela auxiliará os alunos na qualidade de suas produções, visto que é uma prática que apresenta instrumentos necessários para a realização de trabalho de pesquisa, buscando a construção do conhecimento dos acadêmicos de forma a favorecer lhes uma leitura e escrita mais eficientes, por meio da pesquisa e redação com embasamento científico elaborados de acordo com as normas científicas vigentes.

A metodologia tem como objetivo levar o aluno a comunicar-se de forma correta, inteligível, demonstrando um pensamento estruturado, plausível e convincente, através de regras que facilitam e estimulam à prática da leitura, da análise e interpretação de textos e consequentemente, a formação de juízo de valor, crítica ou apreciação com argumentação plausível e coerente. O que contribuirá para o indivíduo adquirir hábitos e posturas diante de si mesmo, do outro e do mundo, que só tem a beneficiar a sua vida tanto profissional quanto social, afetiva, econômica e cultural.

Portanto, com o estudo da disciplina de Metodologia Científica de forma correta o estudante terá condições de a partir da conscientização de um problema, ir em busca das respostas ou soluções para o mesmo. E ter uma atitude do ser humano diante do mundo que o cerca, do qual ele é parte integrante, para entendê-lo, reconstruí-lo e torná-lo inteligível.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (38.1 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com