TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aplicação Da Contabilidade Na Tomada De Decisões Gerenciais E Competitividade

Por:   •  24/3/2023  •  Resenha  •  1.537 Palavras (7 Páginas)  •  90 Visualizações

Página 1 de 7

Aplicação da contabilidade na tomada de decisões gerenciais e competitividade

A contabilidade atende a diversos usuários que tem interesse em informações sobre o patrimônio de determinada empresa. De acordo com Marion (2015) a contabilidade é o instrumento que fornece o máximo de informações úteis para a tomada de decisões dentro e fora da empresa. O autor afirma que uma empresa sem boa contabilidade pe como um barco, em alto-mar, sem bússula, totalmente a deriva, justificando assim a importância da contabilidade. Marion (2018), afirma que a contabilidade é a linguagem dos negócios, pois mede os resultados das empresas, avalia o desempenho dos negócios, dando diretrizes para tomada de decisões.

Para Coutinho et. al. 2013,  define que a contabilidade é, objetivamente, um sistema de informação e avaliação destinado a prover seus usários com demonstrações e análises de natureza econômica, financeira e de produtividade, com relação à entidade objeto de contabilização. No mesmo sentido da afirmação do autor o CPC 26 no tópico 9 afirma que o objetivo das demonstrações contábeis é o de propocionar informação acerca da posição patrimonial e financeira, do desempenho e dos fluxos de caixa da entidade que seja útila um grande númenro de usuários em suas avaliações e tomada de decisões econômicas.

Diante desses conceitos, nota-se que a função da contabilidade em registrar e controlar os atos e fatos ocorridos na empresa tem seus efeitos analisados e apresentados nos relatórios que a contabilidade produz. As informações extraidas dos relatórios contábeis munem o gestor de informações relevantes para tomar decisões acertadas. Nesse sentido, IUDÍCIBUS, Martins e Gelbke entendem a contabilidade como “um sistema de informação e avaliação destinado a prover seus usuários com demonstrações e análises de natureza econômica, financeira, física e de produtividade, com relação a entidade objeto de contabilização”

Segundo Marion e Ribeiro (2018) os relatórios derivados da área contábil evidenciam a qualidade dos materiais, produtos e serviços; a mensuração dos períodos de maturação em que os produtos permanecem no processo de fabricação; a capacidade, eficiência e desempenho dos empregados; a avaliação da satisfação dos clientes e etc. São informaçãos que traduzem aspectos de natureza operacioanal,financeira e econômica. Além dessa função gerencial de contribuir com informações para os gerentes, os autores destacam também a função estratégica da contabilidade, essa tem por fim orientar executivos nas suas tomadas decisões de longo prazo. A contabilidade é o grande instrumento que auxilia a administração a tomar decisões. Na verdade, ela coleta todos os dados econômicos, mensurando-os monetariamente, registrando-os, sumarizando-os em forma de relatórios ou de comunicados, que contribuem sobre maneira para a tomada de decisões.

As diversas situações que ocorrem dentro de uma empresa, fazem com que o gestor tenha de tomar inúmeras decisões no seu dia a dia, elas variam de simples às mais complexas. São decisções gerenciais e estratégicas que independentemente, do grau de dificuldade de uma decisão, ela necessita ser tomada com base em informações de valor, nesse momento, o apoio da contabilidade gerencial se torna indispensável.  Para Crepaldi, 2006 a contabilidade gerencial é o ramo da contabilidade que tem como objetivo fornecer instrumentos aos administradores de empresas que os auxiliem em suas funções gerenciais. As empresas que possuem estrutura preparada para esse apoio da contabilidade gerencial, pode ter maior contribuição da mesma, a contabilidade de custos é uma forte aliada para tomada de decisões gerenciais, estreatégicas e de competitividade, essa última principalmente quando se trata do gerenciamento de produtos e suas margens.

Outros autores que analisaram o comportamento do gestor em relação ao uso de informações gerenciais foram Lima et al (2004), eles verificaram que a maioria dos gestores não utiliza as informações contábeis na administração do negócio, motivados principalmente pelo não entendimento dos benefícios que poderiam trazer na gestão da empresa e, devido a esse fato, considera a Contabilidade apenas como uma despesa a mais e que não agrega valor ao empreendimento.

Ao se tratar de pequenas e médias empresas, essa atividade de tomar decisões com base em informações extraídas da contabilidade e que podem contribuir para uma efetividade no alcance dos objetivos da empresa, não é diferente. Nessas estruturas verifica-se algumas oportunidades de melhoria. Segundo Flippo e Musinger (1970), os gestores atuam limitados pelo volume e pela qualidade de dados disponíveis, por sua habilidade para acessá-los e, sobretudo, por sua capacidade de analisá-los. O sucesso de um gerente pode ser medido pela qualidade e pela quantidade de suas decisões, que vão depender de sua eficiência na utilização de informações. Nesse ponto, surge a necessidade de refoçar a capacitação da estrutura da empresa, tanto para o fornecimento das informações gerenciais pela contabilidade, como para o entendimento daqueles que tomam as decisões.

Padoveze, autor muito referenciado nos estudos sobre a controladoria e a contabilidade como sistema de informações relevantes para o processo de tomada de decisões, Para Padoveze (2004:143) “o Sistema de Informação Contábil ou Sistema de Informação de Controladoria são os meios que o contador geral, o contador gerencial ou o controller utilizarão para efetivar a contabilidade e a informação contábil dentro da organização, para que a contabilidade seja utilizada em toda a sua plenitude”. Ward (1996 citado por PADOVEZE, 2003) comenta que a contabilidade gerencial, para responder a administração estratégica, deve ser capaz de fornecer as informações financeiras necessárias dentro de um tempo adequado. Padoveze 2003, define controladoria estratégica como: [...] a atividade de controladoria que, através do sistema de informação contábil, abastece os responsáveis pelo planejamento estratégico da companhia com informações tanto financeiras quanto não-financeiras, para apoiar o processo de análise, planejamento, implementação e controle da estratégia organizacional.

Outro ponto, que o autor chama atenção é sobre a amplitude da contabilidade e o efeito de sua atividade na empresa, percebe-se a capacidade de orintação sobre o negócio que esta é capaz de produzir. RICCIO apud Padoveze (2004:146) descreve  que “pode-se resumir os objetivos de um Sistema de Informação Contábil como sendo: 1- Prover informações monetárias e não monetárias, destinadas às atividades e decisões dos níveis Operacional, Tático e Estratégico da empresa, e também para usuários externos à ela. 2- Constituir-se na peça fundamental do Sistema de informação Gerencial da Empresa.” Esta definição de atuação demonstra que nesse mercado fortimente competitivo, toda informação referente aos componentes da operação tem efeito sobre a estratégia, além de o sistema de informação contábil ser capaz de  servir de controle e monitoramento das ações nos níveis táticos, operacionais e estratégicos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)   pdf (81.1 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com