TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Apresentação da Pelicano Ltda, a necessidade de uma boa compreensão do custo e dos custos de produção do produto para uma determinação justa do preço de custo

Relatório de pesquisa: Apresentação da Pelicano Ltda, a necessidade de uma boa compreensão do custo e dos custos de produção do produto para uma determinação justa do preço de custo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/5/2014  •  Relatório de pesquisa  •  1.632 Palavras (7 Páginas)  •  321 Visualizações

Página 1 de 7

1 INTRODUÇÃO 3

2 GESTÃO INDUSTRIAL 4

2.1 DIFERENÇAS NA APURAÇÃO DOS CUSTOS DAS VENDAS 5

2.1.1 Nas Indústrias 5

2.1.2 No Comércio Varejista 5

2.2 MÉTODOS DE CUSTEIO 6

2.2.1 Custeio Variável 6

2.2.2 Custeio por Absorção 6

2.3 PREÇO DE VENDA E A GERAÇÃO DE LUCRO 6

2.4 UNIDADES EQUIVALENTES DE PRODUÇÃO 7

2.4.1 O que são 7

2.4.2 Exemplos 7

2.5 CUSTEIO ABC: POSSIBILIDADES DE UTILIZAÇÃO PARA FINS FISCAIS 7

2.6 PONTO DE EQUILÍBRIO 8

2.7 A IMPORTÂNCIA DE UM SISTEMA DE INFORMAÇÃO INTEGRADO NA EMPRESA 8

2.8 A APLICABILIDADE DA CONTABILIDADE GERENCIAL DENTRO DA ORGANIZAÇÃO EMPRESARIAL 8

3 CONCLUSÃO 10

REFERÊNCIAS 10

1 INTRODUÇÃO

A indústria Pelicano Ltda que industrializa cuecas e calcinhas, contratou a empresa de consultoria Tex Representações, a fim de auxiliá-los os seus dirigentes na análise da formação do preço de custo de produção e preço de venda do produto “cuecas” que corresponde à maior parte do faturamento da empresa.

Tendo em vista que a indústria passa por um período difícil em termos de gestão empresarial, a consultoria vai auxiliá-los alguns esclarecimentos ao Sr. Jonas Caetano – sócio administrador e aos demais dirigentes a respeito de gestão industrial através de informações conceituais e teóricas.

2 GESTÃO INDUSTRIAL

A gestão industrial diz respeito principalmente à contabilidade de custos tendo em vista que a atividade básica de uma indústria é a transformação das matérias primas com aplicação de mão de obra juntamente com o uso de máquinas e equipamentos onde em cada uma dessas atividades são gerados os custos que deverão compor o preço do produto.

2.1 DIFERENÇAS NA APURAÇÃO DOS CUSTOS DAS VENDAS

O custo de venda, representa um gasto relativo a um bem ou serviço utilizado na produção de outros bens ou serviços,como ( em tempo, dinheiro, esforço, etc ).

Para apuração desses custos é utilizada a contabilidade de custos tanto para formação de estoques como para determinação dos lucros auxiliando no controle e na tomada de decisões.

2.1.1 Nas Indústrias

Nas indústrias a formação de preço e as apurações dos custos

ficam mais claras devido à facilidade encontrada na divisão da empresa

por departamentos, onde envolvem diversas variáveis a definição correta desses custos depende de um eficiente controle, com isso facilita o seu rateio correspondente aos gastos relativos a fabricação dos produtos

,

2.1.2 No Comércio Varejista

O comércio varejista movimenta anualmente, uma parcela boa da economia gerando emprego e renda, mas quando partimos para uma literatura voltada para gestão de custo deste seguimento sentimos uma dificuldade em encontrar

algo voltado para esse tipo de negócio, a atribuição do custo das mercadorias vendidas – CMV é bem mais fácil de ser obtido e é baseado principalmente no seu custo de aquisição levando-se em consideração o método usado na apuração dos estoques que normalmente é o PEPS – Primeiro que entra Primeiro que Sai ou o Custo Médio Ponderado.

2.2 MÉTODOS DE CUSTEIO

Cada método tem suas vantagens e desvantagens, mas, para efeitos contábeis, somente o custeio por absorção é admissível. O custo padrão pode ser adotado na contabilidade, desde que as variações ocorridas sejam ajustadas em períodos mínimos trimestrais.

Os métodos de custeio determinam os valores que compõem os custos. Podem ser classificados como tradicionais e contemporâneos. Os tradicionais se aplicam principalmente onde os custos diretos sejam predominantes e são baseados principalmente no volume de produção.

De uma forma simplificada podemos dizer que o custo é incluído no valor do produto enquanto que as despesas vão para o resultado.

2.2.1 Custeio Variável

O Método de Custeio Direto, ou Variável, atribui para cada custo um classificação específica, na forma de custo fixos ou custos variável. O custo final do produto (ou serviço) será a soma do custo variável, dividido pela produção correspondente, sendo os custos fixos considerados diretamente no resultado do exercício. Gerencialmente, é um método muito utilizado, mas, por sua restrição fiscal e legal, sua utilização implica na exigência de 2 sistemas de custos:

1. O sistema de custo contábil (absorção ou integral) e

2. Uma sistemática de apuração paralela, segregando-se custos fixos e variáveis.

2.2.2 Custeio por Absorção

Custeio por Absorção (também chamado “custeio integral”) é o método derivado da aplicação dos Princípios Fundamentais de Contabilidade. Consiste na apropriação de todos os custos (diretos e indiretos, fixos e variáveis) causados pelo uso de recursos da produção aos bens elaborados, e só os de produção, isto dentro do ciclo operacional interno. Todos os gastos relativos ao esforço de fabricação são distribuídos para todos os produtos feitos.

2.3 PREÇO DE VENDA E A GERAÇÃO DE LUCRO

A formação do preço de venda é “elemento essencial da gestão econômico-financeira e mercadológica das empresas”.

Na formação do preço de venda pelo Mark-up, será acrescentada uma margem para cobrir os demais gastos que não estão incluídos no custo ( tributos, comissões, etc ) e também o lucro desejado.

É claro que se o custo de fabricação for cuidadosamente calculado bastará

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com