TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Artigo Contabilidade de Custos

Por:   •  9/6/2018  •  Artigo  •  526 Palavras (3 Páginas)  •  210 Visualizações

Página 1 de 3

Trabalho sobre Contabilidade de Custos

Profº: André Costa

Disciplina: Contabilidade Comercial

Aluno: Cássio Souza

Cada vez mais vemos a globalização tomar conta do mercado nacional e internacional. Esse processo torna a concorrência no mercado significativamente mais acirrada, as empresas tentam de todas as formas aumentar sua lucratividade para que possam se manter vivas no mercado.

Na corrida para aumentar a margem de lucro um dos primeiros pontos a serem atacados são os custos de uma empresa, fato este que vem obrigando aos profissionais da área contábil a se especializarem.

A contabilidade hoje não pode mais se limitar em apenas calcular impostos, e, apresentar as demonstrações contábeis exigidas pelo fisco. O contabilista detém devido a sua visão geral da empresa e mercado uma capacidade maior de analisar, numa forma gerencial, o processo interno e externo de uma determinada empresa.

Os custos de uma mercadoria não são constituídos totalmente dentro dela e da mesma forma os mecanismos de redução não abrangem apenas seu ambiente interno. Desta forma cabe a este profissional criar ferramentas de análise de custos, que possam analisar cada elo da corrente que inicia na indústria passa pelas revendedoras até chegar no consumidor final.

Por exemplo uma empresa comercial de perfumes e cosméticos, em uma análise aprofundada de um contabilista foi detectado que eram necessários altos gastos com o acondicionamento (embalagem) dos produtos, detectado este fator ele convocou um representante da fábrica de embalagens e verificou que se fossem criadas embalagens que acondicionassem mais unidades ele reduziria o custo da embalagem quando rateado as unidades. A estratégia então foi a de na compra dos produtos na indústria ele utilizaria suas próprias embalagens para transporte e na venda para o consumidor final ele aumentaria sua margem de descontos a partir de uma quantidade “x” de unidades e na venda para clientes que adquiriam mais unidades sua margem de lucro aumentaria.

Considerando esta simples exposição percebe-se que a gestão estratégia pode fomentar a criação de vantagem competitiva que neste caso foi à redução de custos e esta vantagem competitiva pode ser intensificada cada vez mais que se reduz estes atritos entre as ligações das correntes uma vez que identificada a corrente e seus elos, contudo cabe ainda ressaltar que as diferentes formas de se gerenciar uma cadeia de valor pode ser tornar um fator para a diminuição ou aumento de atrito entre os elos.

Outro ponto forte normalmente salientado quando o assunto tratado é gestão estratégica para diminuição de custos consiste na identificação de iniciativas ou planos dentro do próprio ambiente organizacional afim de melhoramento continuo dos sistemas de gestão, de identificação de processos organizacionais que fogem do escopo das principais funções necessárias a existência da empresa, assim identificando as atividades ou processos que não agregam valor ao produto final este ponto visto pelo enfoque mais teórico pode ser compreendido como a análise dos direcionadores de custo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (85.8 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com