TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Artigo Contabilidade de Custos

Por:   •  25/10/2015  •  Artigo  •  3.887 Palavras (16 Páginas)  •  462 Visualizações

Página 1 de 16

ANÁLISE DE CUSTOS COM FOCO

NOS MÉTODOS DE CUSTEIO POR ABSORÇÃO E VARIÁVEL

Arthur Ramon Duarte de Souza

Flávia Aguiar Braz de Souza

Karolinne Rosa Moreira

Thiago Couto Lage

RESUMO

Em um mercado cada vez mais competitivo, a correta gestão de custos, através da escolha do melhor método de custeio é de extrema importância para manter a continuidade e o bom desenvolvimento de uma empresa. A contabilidade de custos é o ramo da ciência contábil que tem como principal objetivo auxiliar na tomada de decisão. A escolha do tema que compõe este trabalho tem a finalidade de apresentar, por meio de uma pesquisa bibliográfica, a importância dos Métodos de Custeio, destacando dois dos diversos métodos existentes no mercado, o Custeio por Absorção e o Custeio Variável, através de uma análise comparativa. Evidenciamos as principais diferenças entre estes métodos, relatando as vantagens e desvantagens de cada um, com o objetivo de contribuir para a decisão das empresas de escolher qual será o melhor método a ser adotado pela entidade.

PALAVRAS-CHAVE: Custos; Custeio por Absorção; Custeio Variável

INTRODUÇÃO:        

        O presente artigo tem como objetivo abordar a contabilidade de custos descrevendo as principais características dos métodos de custeio por absorção e variável. Através do método bibliográfico, vamos apresentar uma análise comparativa entre estes métodos, mostrando o funcionamento, as vantagens e desvantagens de cada um deles.

A contabilidade de custos tem se tornado cada vez mais importante dentro das empresas. Saber mensurar os custos através do melhor método de custeio é indispensável tanto para as atividades cotidianas das organizações como para o auxílio na tomada de decisão, porém não é tão simples. Melhorar as formas de produção e de redução de custos exige uma gama de informações que devem estar sempre atualizadas. Observa-se que o conhecimento dos custos é fundamental para o gerenciamento e sobrevivência das empresas, seja qual for o ramo de atividade.

Método de custeio é a ferramenta utilizada pela contabilidade para apurar e apropriar os custos da produção, ou seja, é a forma que as empresas têm de determinar quanto do total dos custos usados na produção serão atribuídos a cada produto fabricado. Existem vários métodos de custeio dentro da contabilidade de custos, tais como custeio por absorção, custeio variável, custeio baseado em atividade e custeio padrão, porém apenas o custeio por absorção é aceito pela legislação fiscal brasileira, tanto para cálculo de imposto de renda, quanto para auditoria externa.

O método de custeio por absorção é o método que segue os Princípios Fundamentais de Contabilidade.  Este método trabalha com sistema de divisão na apropriação dos produtos. A ideia é fazer com que cada produto absorva parte dos custos diretos e indiretos da fabricação. Desta forma é essencial separar os custos das despesas, porque estas vão diretamente para o resultado do período, enquanto os custos dos produtos não vendidos vão para o estoque. O objetivo deste critério é ter o custo total (direto e indireto) de cada objeto produzido n o período.

A justificativa e a relevância social desse estudo estão relacionadas ao fato de que no mundo globalizado em que as empresas estão inseridas, se faz necessário a busca diária por instrumentos que visem a agilidade e segurança no processo de tomadas de decisões. Sendo assim, a contabilidade de custos, é o instrumento que auxilia as organizações neste âmbito, para municiar a gestão empresarial, através de um controle interno, de informações para basear as tomadas de decisões.

1 - FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA:

Contabilidade de Custos

Segundo Martins (2003, pág. 21) devido ao crescimento das empresas, com o consequente aumento da distância entre o administrador e ativos e pessoas administradas, a contabilidade de custos passou a ser encarada  como uma eficiente forma de auxilio no desempenho da nova missão da contabilidade, a gerencial. É importante lembrar que essa nova visão não data demais de algumas décadas. E por essa razão, ainda há muito a ser desenvolvido.

A contabilidade de custos está presente em nosso cotidiano desde os primórdios, quando o controle do patrimônio era feito de maneira simplória em tábuas e argilas para controlar o tamanho dos rebanhos. Com o surgimento da indústria e sua evolução o controle patrimonial também precisou evoluir para de facilitar o desenvolvimento e a implantação  de estratégias adotadas pelas organizações para alcançar seus objetivos.

Para Leone (2000, pág. 19-20) a Contabilidade de Custos é o ramo da Contabilidade que se destina a produzir informações para os diversos níveis gerenciais de uma entidade, como o auxílio às funções de determinação de desempenho, de planejamento e controle das operações e de tomada de decisões. O autor enfatiza a importância da Contabilidade de Custos para o processo de planejamento das ações numa organização e respectivo controle, além de facilitar a alocação eficiente de recursos, este campo da Contabilidade fornece elementos que fundamentam o processo decisório. Ela é considerada um termômetro para as empresas, pois permite, por exemplo, prever os lucros quando o volume de produção e vendas são alterados.

Leone (2000, pág. 21) destaca que os objetos mais conhecidos são os seguintes: a entidade, como um todo, seus componentes organizacionais (administrativos e operacionais), os produtos e bens que fabrica para si própria e para a venda e os serviços, faturáveis ou não, que realiza.

Devido aos incontáveis objetos da Contabilidade de Custos, esta ciência tem como característica um amplo campo de atuação. Desta forma a Contabilidade de Custos é empregada para gerar informações tanto a Contabilidade Geral quanto para a Contabilidade Gerencial, que é utilizada no processo de tomada de decisão nas empresas. A diferença é que, ao fornecer dados para a Contabilidade Geral, estes devem obedecer rigorosamente aos princípios da Contabilidade. Já as informações geradas somente para tomada de decisão não precisam necessariamente obedecer aos princípios, permitindo uma maior liberdade na definição de critérios.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.5 Kb)   pdf (280.8 Kb)   docx (212 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com