TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Artigo cientifico

Por:   •  28/3/2016  •  Artigo  •  1.553 Palavras (7 Páginas)  •  385 Visualizações

Página 1 de 7

Disciplina: Microeconomia

Resumo

1.1 Os temas da microeconomia

A microeconomia trata, em grande parte, de limites da renda limitada que os consumidores podem gastar em bens e serviços, de orçamentos e tecnologias limitadas que as empresas podem empregar para produzir bens, do numero limitado de horas que os trabalhadores podem dedicar ao trabalho ou ao lazer. Mas a microeconomia também trata de como tirar o máximo proveito desses limites. Mas precisamente ela trata da alocação de produtos escassos. Por exemplo, a microeconomia explica como os consumidores podem despender melhor a sua renda limitada nos vários bens e serviços disponíveis para aquisição.

Nas modernas economias de mercado, consumidores, trabalhadores e empresas têm muito mais flexibilidade e poder de escolha na alocação de recursos escassos. A microeconomia descreve as relações de equilíbrio que, consumidores, trabalhadores e empresas encontram e mostra como essas relações podem ser feitas da melhor maneira.

Consumidores: Os consumidores tem reanda limitada, ao qual pode ser gasta em uma ampla variedade de bens e serviços ou poupada para o futuro.

Trabalhadores: Os trabalhadores também enfrentam restrições e fazem relações de equilíbrio. As pessoas têm de tomar varias decisões como: os tipos de tarefa, níveis de salário (que depende em parte do seu nível educacional), quantas horas querem trabalhar, as empresas que desejam trabalhar, etc.

Empresas: As empresas também encontram limitações em relação a aquilo que podem produzir e aos recursos que podem empregar para produzir.

Um segundo tema importante da microeconomia é o papel dos preços. Todas as opções descritas anteriormente se baseiam nos preços que os consumidores, trabalhadores e empresas encontram.

A microeconomia também explica como os preços são determinados. Em uma economia de planejamento central, os preços são fixados pelo governo. Em uma economia de mercado, os preços são determinados pela interação entre consumidores, trabalhadores e empresas. Essa interação ocorre nos mercados-conjunto de compradores e vendedores que determinam juntos os preços de cada um dos bens.

Teorias e Modelos

Como qualquer ciência, a economia preocupa-se com a explicação e a previsão de fenômenos observados. Na economia, explicação e previsão baseiam-se em teorias. As teorias são desenvolvidas para explicar fenômenos observados em termos de um conjunto de regras básicas e premissas.

As teorias econômicas constituem também a base para previsões. Assim, por exemplo, a teoria da empresa nos diz se o nível de produção de uma empresa aumentara ou diminuirá em resposta ao aumento nos níveis salariais ou em decréscimo no preço das matérias-primas. Com a aplicação de técnicas e estatísticas e econometrias, as teorias podem ser utilizadas para construir modelos a partir dos quais possam ser feitas previsões. A estatística e a econometria também nos permite avaliar a precisão de nossas provisões.

Mas nenhuma teoria em qualquer ciência é perfeitamente correta. Na avaliação de uma teoria, é importante que se tenha em mente que ela é invariavelmente imperfeita.

Análise Positiva versus Análise Normativa:

As questões positivas relacionam-se com explicações e previsões, e as normativas relacionam-se com aquilo que seria adequado.

A análise positiva é fundamental para a microeconomia, ela consiste em preposições que descrevam relações de causa e efeito. A utilização da teoria econômica para fazer previsões é importante tanto para administradores de empresas quanto para política publica.

Por vezes queremos ir alem da explicação e da previsão, fazendo perguntas do tipo “o que será melhor?”. Isso envolve a análise normativa, que não esta relacionada apenas com opções políticas alternativas; ela envolve também o planejamento das escolhas dentro de um plano de ação específico. Análise normativa é frequentemente influenciada por juízos de valor, que confrontam a equidade e a eficiência econômica.

Quando juízos de valor são envolvidos, a microeconomia não pode dizer qual será a melhor política a ser adotada. Entretanto, ela pode esclarecer os relacionamentos de equilíbrio e, dessa maneira contribuir para elucidar as questões e estimular os debates.

1.2 O que é mercado?

Podemos dividir as unidades econômicas individuais em dois grandes grupos de acordo com a função – compradores e vendedores. Os compradores abrangem os consumidores, que adquirem bens e serviços; e as empresas, que adquirem mão de obra, capital e matérias-primas que utilizam para produzir bens e serviços.

Compradores e vendedores interagem entre si, originando os mercados. Um mercado é, pois um grupo de compradores e vendedores que, por meio de suas reais ou potenciais interações, determinam o preço de um produto ou de um conjunto de produtos.

Mercados Competitivos versus Mercados Não Competitivos: Um mercado perfeitamente competitivo possui muitos compradores e vendedores, de tal modo que nenhum comprador ou vendedor pode, individualmente, influir de forma significativa nos preços.

Preço de Mercado: Os mercados possibilitam transações entre compradores e vendedores. Grandes quantidades de uma mesma mercadoria são vendidas por determinados preços. Em um mercado perfeitamente competitivo, um único preço – o preço de mercado – geralmente prevalecerá.  Em mercados que não são perfeitamente competitivos, empresas diferentes podem cobrar preços diferentes pelo mesmo produto.

Definição de Mercado – a extensão de um mercado: a definição de um mercado identifica quais compradores e vendedores devem ser incluídos em determinado mercado. Entretanto, para determinar quais compradores e vendedores serão aí incluídos, devemos em primeiro lugar determinar a extensão do mercado – seus limites, tanto geográficos quanto em relação a gama de produtos que nele é oferecida.

Por exemplo, quando nos referimos ao mercado norte americano da gasolina, devemos esclarecer quais são suas fronteiras geográficas. Estamos nos referindo ao centro de Los Angeles, ao sul da Califórnia ou a todo país? Devemos também esclarecer qual a gama de produtos a que nos referimos. Em relação a alguns produtos, somente faz sentido falar de um mercado em termos de fronteiras geográficas muito restritas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)   pdf (117 Kb)   docx (12.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com