TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Ciências Contábeis

Por:   •  20/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  318 Palavras (2 Páginas)  •  128 Visualizações

Página 1 de 2

4° Pergunta

Quando é que nós devemos aplicar a lei da sociedade simples anônima na sociedade limitada?

Dentro do código civil tem um capítulo tratando somente da sociedade LTDA, quando acontece algo que não encontramos nesse capítulo (ex: um sócio morre, como o herdeiro vai ingressar no lugar desse sócio?) temos que recorrer ao art.1053.

Art. 1053 C.C – Quando o capítulo da sociedade LTDA não tratar de um assunto, nós temos que recorrer a outro capítulo, temos que recorrer as regras de sociedade simples.

Então, dentro do C.C tem um capítulo só tratando de sociedade simples que começa no art. 997. E nessas regras falam de herdeiros, situações tratando do sócio falecido.

EX: art.1028 C.C define que a princípio a regra quando um sócio falece é a de liquidação da quota, aquele valor de suas quotas será liquidado e pago aos herdeiros falecido.

Como se faz essa alteração?

Art. 1034 C.C diz que temos que fazer um balanço especialmente levantado para esse fim.

Encontrou o balanço especial, qual o valor percentual de quotas deles, 15%, 20%,  esse percentual incidirá sobre o valor encontrado no balanço especial.

Então o herdeiro não pode ingressar na quota?

Porém o art. 1028 permite essa possibilidade, tendo previsto no contrato social e através de inventário.

Se o herdeiro quiser ingressar, e o contrato social da LTDA permitir o ingresso do herdeiro na sociedade, é perfeitamente possível que ele ingresse na sociedade.

Ocorre que o art. 1053, parágrafo único do C.C estabelece que o contrato social da LTDA, se a LTDA assim quiser, pode estabelecer a aplicação de regência supletiva da lei das sociedades anônimas.

Que é a lei 6.404/79 – Então o contrato social da LTDA pode colocar uma cláusula dizendo que nas omissões, nós vamos aplicar a regência supletiva da lei de Sociedades Anônimas. Nesse caso nós não aplicamos as leis de sociedades simples e sim as regras que foram eleitas pela sociedade LTDA, que são as regras da sociedade anônima.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (42.1 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com