TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Ciências Contábeis

Por:   •  25/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.129 Palavras (9 Páginas)  •  191 Visualizações

Página 1 de 9

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

CIÊNCIAS CONTÁBEIS

DRIELLEN TROPIANO MARTINS GIRÃO[pic 1]

janailce muniz de oliveira

       THAYENY araujo nunes


[pic 2]

             SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO        3

2. DESENVOLVIMENTO        4

3. CONCLUSÃO        11

4.REFERÊNCIAS....................................................................................12

                   

        

  1. INTRODUÇÃO

Na apresentação deste trabalho acadêmico estaremos abordando a importância dos setores de custos em uma indústria, a importância do profissional que atua na área de formação de preço e também nas tomadas de decisões. Estaremos também descrevendo alguns conceitos básicos para a formação do preço de venda, usando alguns critérios de rateios e custeios fundamentais para a apuração dos preços e tendo como base os custos e o mercado. E abordaremos as fórmulas de cálculos da margem de contribuição e do ponto de equilíbrio dos preços e vendas de mercadorias. E ainda descreveremos sobre a importância de um sistema integrado para gerar informações para a gestão industrial.  

  1. DESENVOLVIMENTO

                 Os objetivos da gestão de custos são coletar, acumular, organizar e interpretar dados e informações para serem utilizados no momento da tomada de decisão em todos os níveis gerenciais da empresa (LEONE, 1981).

Além de se ter o conhecimento e o controle dos custos de produção, é preciso saber identificar as possibilidades de melhorias dos processos que resultam em identificação e eliminação dos desperdícios que acabam por onerar o custo de produção e levam assim à redução da lucratividade.

Para se tomar decisões mais corretas no presente e também no futuro, necessita-se fazer uma revisão nos sistemas de avaliação dos custos que podem ser aplicados dentro da gestão.

A Contabilidade de Custos traz o objetivo de avaliação dos estoques e de resultado, tratando da incorporação dos custos fixos e variáveis aos produtos (Custeio por Absorção).

Segundo Wernke (2004), o custeio por absorção e o método mais tradicional de custeio e empregado quando se deseja atribuir um valor de custos ao produto, atribuindo-lhe também uma parte dos custos indiretos.

Consiste na apropriação de todos os custos de produção aos produtos, de forma direta ou indireta mediante a utilização de critérios de rateio.

A gestão de custos é uma ferramenta que busca oferecer as empresas as devidas informações que lhes permitam se manter no mercado visando produtos de qualidade a um custo menor que a concorrência.

Buscando este contexto, a análise da relação de custo/volume/lucro e também a aplicação de mecanismos, como a margem de contribuição, ponto de equilíbrio contábil e alavancagem operacional, são grandes instrumentos que vem a contribuir no processo de tomada de decisões.

  1. ENTREVISTA
  1. Como a empresa apura seus custos de produção

Na nossa confecção usamos o método de Custeio por Absorção, pois este é obrigatório por lei para a Contabilidade e Imposto de Renda. Onde todos os custos da produção são distribuídos aos produtos acabados.

  1. Qual o método de controle de estoque de matéria prima e materiais que a empresa utiliza

Nós fazemos revisões diárias e apuramos através desta revisão a ordem de compra para que esses produtos voltem ao nível dos produtos necessários.

  1. Como são feitos os rateios dos custos indiretos de fabricação

Existem vários modelos de rateios dos custos indiretos de fabricação, hora/máquina, hora/mão-de-obra etc., no entanto costumamos utilizar o rateio por hora/mão-de-obra por trabalharmos por produção.

  1. A contabilidade da empresa é utilizada como fonte de informação Caso afirmativo, em qual situação

Sim. A administração sempre consulta a contabilidade para a tomada de decisões. Onde todo o relatório financeiro é consultado contribuindo para se tomar qualquer decisão.

  1. A empresa utiliza-se das informações contidas nas demonstrações contábeis na tomada de decisão

Sim. Toda a dinâmica financeira é consultada através dos relatórios contábeis. Serve também para analisar e prever custos futuros.

  1. Na empresa a Contabilidade apresentada nas Demonstrações Contábeis, é de caráter gerencial com base na idoneidade da documentação

Sim. Toda a escrituração contábil, relatórios, demonstrações são legalmente habilitados. Existe um profissional da área que é responsável pela área contábil da empresa.

  1. Como contador profissional gerador das informações contábeis, como você vê a relação do empresário com as informações contidas nas demonstrações contábeis

O contador deve agir de forma correta com os relatórios contábeis de acordo com as leis vigentes e também de acordo com a sua ética profissional. O contador tem a responsabilidade de informar e orientar o administrador, para que todas as informações sirvam de apoio para as tomadas de decisões, esses dois gestores devem estar em harmonia para que haja uma satisfação por parte do empresário.

  1. Os empresários utilizam-se de diversas ferramentas de tomada de decisão, para que possam ter a qualquer momento a informação mais assertiva possível de seus produtos ou serviços. Sabendo da importância das ferramentas de gestão, quais são as ferramentas utilizadas pela empresa entrevistada

Nós temos um alvo que é crescer, diversificar e sempre inovar, e com esses planos precisamos ter uma orientação, um norte a seguir, ao sermos direcionados tomamos por base as informações passadas pelo profissional da área, que através de relatórios, diagramas, nos transmite todo o quadro financeiro da empresa.

  1. A empresa utiliza software para controle e gestão de seus negócios Qual o nome do software utilizado pela empresa Quais as maiores dificuldades encontradas nos softwares para a tomada de decisão

Não utilizamos nenhum software para a tomada de decisão.

  1. Você realiza algum tipo de controle de custos na sua empresa Se sim, você acredita que conhecer com detalhes a composição dos custos dos seus produtos/serviços é uma maneira de manter sua empresa competitiva no mercado

Sim. Fazemos essa gestão e todo o planejamento para que a empresa consiga sobreviver no mercado. A administração da empresa controla todo o gasto da empresa, custos fixos, custos variáveis etc., como matéria-prima, gastos com folha de pagamento, contas de luz, água, etc., registramos tudo, alé de fazer a previsão também de gastos futuros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.5 Kb)   pdf (130.2 Kb)   docx (100.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com