TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Ciências Contábeis

Por:   •  28/6/2021  •  Trabalho acadêmico  •  922 Palavras (4 Páginas)  •  178 Visualizações

Página 1 de 4

VALDIRENE RODRIGUES COSTA

RA 1129409

AUDITORIA CONTÁBEIS

BELO HORIZONTE

2021

1º PASSO: DELIMITAÇÃO DOS CONCEITOS.

Ao tratar de auditoria contábil, é inevitável não falarmos das diferenças de “AUDITORIA INTERNA”, “AUDITORIA EXTERNA” e “AUDITORIA GOVERNAMENTAL”. Escreva um parágrafo discorrendo sobre o que significa os referidos termos, que tipo de profissional pode exercer a prática de cada uma delas e como as mesmas contribuem com seus respectivos clientes.

Auditoria interna e realizado por um profissional de contabilidade que possuí um vínculo empregatício onde tem como objetivo um conjunto de procedimento utilizado para avaliação na atividade e controle interno da empresa, visando observar, questionar  checar e propor alteração ao procedimento. Auditoria externa e não e necessário ser um profissional da área contábeis, são realizados por auditores, nao tem vínculo empregatício, não são obrigatário e elaboração da DRE, possuí objetivo tem a finalidade principal de comprovar a veracidade dos registos e informações contábeis apresentados por uma empresa. Auditoria governamental e realizada pelos tribunais de contas  respectivos, objetivo e avaliar a analisar atos e fatos e prova, a fim de garantir que o trabalho e seus resultados sejam de alta qualidade..

2º PASSO: ESCOLHA UMA FERRAMENTA

Nós estudamos que o auditor executa diversos procedimentos técnicos que podem auxiliá-lo a atestar a veracidade das informações contábeis que estão sendo analisadas, inclusive a existência ou não de erro ou fraude. Dentre tais procedimentos podemos destacar os testes de detalhes, que são:

  • Indagação
  • Reexecução
  • Recálculo
  • Inspeção
  • Observação
  • Confirmação com terceiros

Escolha um dos testes citados e escreva um parágrafo usando EXCLUSIVAMENTE DE SUAS PALAVRAS, descrevendo como o teste é feito, quais os recursos são utilizados e qual o seu objetivo.

Indagação e um procedimento utilizado para obter informações  de pessoas interna e externa dentro da empresa, que possuem conhecimento financeiro, assim poderá obter resposta que ira colabora nos procedimentos ou poderá invalidar as informações dos documentos. Esse procedimento e feito de forma verbal, para ter validade no processo de  auditoria, o auditor poderá fazer um memorando descrevendo a  resposta obtida na conversa  com data, local  e assinado por ambas partes.

3º PASSO: VOCÊ SE LEMBRA DO CASO DA PETROBRÁS?

Tivemos a oportunidade de estudar diferença entre FRAUDE e ERRO. Como vimos, a diferença entre os dois basicamente reside na intenção ou não de manipular a informação com intuito de fazer as demonstrações contábeis atender a determinado objetivo.

Em meados de 2015 e 2016 foi destaque no noticiário nacional e internacional um escândalo envolvendo a operação Lava Jato, a Petrobrás e uma renomada empresa de auditoria independente. Esta empresa, inclusive faz parte de um grupo conhecido como “Big Four”, por ser formado pelas quatro maiores empresas multinacionais do setor de auditoria.

Pesquise na internet sobre o caso supracitado, reúna as informações necessárias e posteriormente, utilizando EXCLUSIVAMENTE SUAS PALAVRAS, crie um parágrafo relatando: das duas inconsistências apresentadas neste passo, quais sejam FRAUDE e ERRO, qual você acha que ocorreu nas demonstrações contábeis da Petrobrás e que levaram a troca da empresa de auditoria em 2016? Por que? Se você optou por FRAUDE, justifique porque não é ERRO. Se você optou por ERRO, justifique porque não é FRAUDE.

Por mais que existem muitas reportagens disponibilizadas em diversos sites, busque aquelas produzidas por veículos de comunicação consolidados. Cite a fonte/referência da notícia escolhida.

  No caso da petrobrás diante de algumas pesquisas   e reportagem, consegui compreender que as  

 inconsistências nos relatórios da empresa price foi fraude. A empresa estava com a petrobrás desde de 2012 , validando seu balanço, demonstração  e procedimento. Apos a exposição do caso  e escândalo da lava jato em 2014, envolvendo Políticos , Governos e Odebrecht, a  empresa se recusou assinar o balanço no terceiro trimestre  de 2014 pelo qual havia inconsistência. Neste caso não houve erro, para se caracterizar como erro, tem que haver provas sobre o erro nos cálculos  e informações. O balanço estava incoerente comparado ao primeiro e segundo trimestre. Podemos dizer que a contabilidade estava escondendo resultado tornado assim o mais difícil de ser identificado, mas por se tratar uma investigação de lavagem de dinheiro e corrupção auditoria fez vista grosa a estes resultados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (87.9 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com