TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Demonstrações Contábeis

Por:   •  18/1/2019  •  Monografia  •  5.058 Palavras (21 Páginas)  •  117 Visualizações

Página 1 de 21

[pic 1]

UNEB – UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA – CAMPUS IX

        DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS – DCH

BACHARELADO CIÊNCIAS CONTÁBEIS

FLÁVIO MOREIRA DA ROCHA NETO

CONTABILIDADE GERENCIAL: Como As Principais Contabilidades De Barreiras-BA Auxiliam Seus Clientes No Processo De Tomada De Decisão Referente a Novas Praticas, Novos Investimentos e Na Busca Por Aperfeiçoamento.

BARREIRAS – BA

2018

FLÁVIO MOREIRA DA ROCHA NETO

CONTABILIDADE GERENCIAL: Como As Principais Contabilidades De Barreiras-BA Auxiliam Seus Clientes No Processo De Tomada De Decisão Referente a Novas Praticas, Novos Investimentos e Na Busca Por Aperfeiçoamento.

Trabalho apresentado como requisito de avaliação da disciplina Orientação TCC, ministrado ao 7º período, curso de Ciências Contábeis, da Universidade do Estado Da Bahia – UNEB CAMPUS IX.

Prof.: MsC. Pedro B. Cerqueira

BARREIRAS – BA

2018

Sumário

1  INTRODUÇÃO        4

2  JUSTIFICATIVA        5

3  DELIMITAÇÃO DO PROBLEMA        6

4  OBJETIVOS        6

4.1  OBJETIVO GERAL        6

4.2  OBJETIVOS ESPECÍFICOS        6

5  HIPÓTESE        7

6  REFERENCIAL TEÓRICO        7

1  ASPECTOS DA CONTABILIDADE GERENCIAL        7

1.1  Origem Da Contabilidade Gerencial        7

1.2  Contabilidade Gerencial        8

1.3  Contabilidade Gerencial No Brasil        12

1.4  INFORMAÇÃO CONTABIL GERENCIAL        13

1.5  O Papel Do Cntador No Processo Gerencial        15

7  METODOLOGIA        16

8   CRONOGRAMA        17

9   RECURSOS NECESSÁRIOS        17

REFERÊNCIAS        18


1  INTRODUÇÃO

A contabilidade desde o seu surgimento passou por grandes transformações, e podemos assim dizer que basicamente nasceu junto com a humanidade e que hoje ela é uma ferramenta para êxito de um negocio, mas, que também é usada para o planejamento e controle de diversas áreas. Neste trabalho, vamos encontrar os aspectos históricos, conceito e a importância da Contabilidade Gerencial para a administração de empresas e principalmente, acentuando o papel da informação gerencial contábil, para auxiliar nas atividades decisórias e de resoluções de problemas. Em vista do tema, temos a transitória função do contador, que deixa de ser caracterizado como um profissional que somente olha para o passado e/ou somente pensa nas obrigações fiscais, e passa a tratar de um futuro próximo, desenvolvendo assim, agilidade, perspicácia e disponibilidade para tomada de decisão, principalmente pelas constantes mudanças do cenário econômico e social. 

A Contabilidade Gerencial é um dos ramos da contabilidade que vem crescendo desde a revolução industrial lá dos séculos XVIII e XIX, com isso, além de fornecer informações aos administradores de empresas, também auxiliam na tomada de decisão e nos aspectos gerenciais, como exemplo sugestões para diminuição dos impostos e obrigações perante os órgãos competentes, ou, até mesmo na diminuição dos custos de produção e na utilização mas eficiente da mão de obra e matéria prima ali injetada.

No século atual, o mercado já se mostra cada vez mais competitivo e com constantes evoluções, cabe às empresas buscarem alternativas para manterem as atividades e terem um diferencial, e uma das soluções é investir pensando no futuro, mas com sua base fixada no presente.

A Contabilidade Gerencial também fornece informações úteis e relevantes que facilitarão aos administradores encontrarem respostas certas para as questões fundamentais de curto e longo prazo e assegurar o uso apropriado e a responsabilidade abrangente de seus recursos.

Para um bom gerenciamento de uma empresa é necessário ter um setor contábil qualificado que além de saber efetuar a contabilização, saiba interpretar o reflexo dessas informações. Também, para o bom andamento é importante um sistema de informação e tecnológico que facilite o processo.

2  JUSTIFICATIVA

No cenário atual, podemos perceber a falta de dedicação dos contadores ao aprimoramento das técnicas utilizadas pelos seus clientes/empresários, assim, para não cometer os mesmo erros destes profissionais, buscarei conhecimento sobre a área, erros e acertos para que assim eu possa ter uma visão de futuro, tanto para a vida profissional como pessoal.

Contadores que se preocupam somente em entregar folhas, tributos, honorários e acabam se estagnando, não ganhando credibilidade e deixam de ganhar nome no mercado, ficando assim, cada vez mais atrás na concorrência e perdem a oportunidade de tornarem-se grandes e confiáveis.

Assim, para se tornar um Profissional de renome é preciso competência no que há de se fazer e não somente nas suas obrigações a cumprir, tem que ser hábil, analítico, ter ética, ser líder e ter visão de futuro,  assim, ganhará credibilidade no mercado.

A contabilidade gerencial dá novas habilidades ao contador ou pessoa que utiliza este sistema, pois além de se ter uma melhor organização e noção de caminho a ser seguido, pode-se usa-la para gerir sua vida pessoal e assim obter um êxito na busca pelos objetivos trilhados ao longo da vida.

Precisa-se de uma visão mais aprofundada neste ramo da contabilidade, pois como no período da revolução industrial precisamos adotar novas praticas e saber que devemos ter um retorno sobre aquilo que estamos investindo ou trabalhando.

Este trabalho visa também contribuir para o desenvolvimento regional, tanto na área acadêmica, quanto na analise do mercado em relação à qualidade nos serviços prestados por algumas contabilidades da cidade de Barreiras-BA.

Como se sabe, a contabilidade é um ramo de atuação que deve seguir o avanço tecnológico e social, pois é neste quesito que o profissional da contabilidade pode tomar vantagens em relação a qualidade dos seus serviços. Contudo, a não adequação a essas mudanças pode levar ao profissional e seu escritório, a perda de valor e credibilidade no mercado capitalista.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.9 Kb)   pdf (316.2 Kb)   docx (424 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com