TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Demonstrações Financeiras

Por:   •  8/7/2017  •  Trabalho acadêmico  •  4.304 Palavras (18 Páginas)  •  713 Visualizações

Página 1 de 18

TRIO X PRATICA-BM&FBOVESPA

Comparativo de Demonstrações Financeiras               Empresas de mesmo Segmento.

Julho/2017

[pic 2]



Elaborado por: Rita de Cássia Teixeira da Purificação

Disciplina:  Gestão Contábil Financeira

Turma: Gestão Empresarial


                                                                                  1

Tópicos desenvolvidos

                                                                                                                                                                                                         

  • Apresentação e Objetivo
  • Análise Vertical
  • Análise Horizontal
  • Índices de Liquidez
  • Índices de Estrutura Patrimonial
  •  Índices de Rendimentos
  • Anexos
  • Referências Bibliográficas

Apresentação e objetivo

O presente trabalho objetiva a elaboração de um relatório comparativo dos resultados financeiros da Trio Equipamentos com outra empresa de mesmo segmento, a Pratica S.A., listada na BM&FBovespa.

Segundo Matarazzo (2003, p. 39), “a análise das demonstrações visa extrair informações para a tomada de decisão. O perfeito conhecimento do significado de cada conta facilita a busca de informações precisas”, dando fundamentação para a tomada de decisões assertivas.

Sendo assim, por se tratar de uma empresa pequena e sem capital aberto, será analisado BP (Balanço Patrimonial) e o DRE (Demonstrativo de Resultado) de 2013 e 2014, comparando com outra do mesmo setor, para identificar e diagnosticar  itens divergentes com a Trio Equipamentos, suas possíveis causas e quais  ações podem ser propostas para implementação para melhorias dos resultados.

O conhecimento dos índices reais da empresa dará suporte para  tomada de decisões, de maneira a auxiliar e  possibilitar  uma boa reestruturação nos negócios que tenham como consequência  aumento dos lucros.

Desenvolvimento

As demonstrações financeiras de boa qualidade e informações confiáveis são fundamentais para  evolução e rumo da empresa e possibilitam  a  avaliação da rentabilidade, apuração da lucratividade, conhecimento da capacidade de solvência e de até de  se manter  no mercado.

Objetivando diagnosticar a situação da empresa, será necessário comparar a  Trio Equipamentos com  outra empresa do mesmo segmento, de valores de anos anteriores que possam assegurar uma análise completa. Diante disso, foram  efetuadas as análises abaixo descritas.

Análise Horizontal :   Promove o comparativo  entre resultados de um mesmo indicador em relação a períodos anteriores e se  baseia  na evolução dos saldos das contas ao longo dos anos, ou seja, a comparação é entre os mesmos elementos patrimoniais em exercícios diferentes para que se verifique  retração ou crescimento da empresa em relação a resultados anteriores, organizando uma tabela com valores a cada período, um ao lado do outro, utilizando o primeiro período como base para identificar o percentual em relação aos demais..

Utilizando o primeiro valor como base, é possível identificar qual foi o aumento ao longo dos anos: se em um ano a empresa faturou R$ 50 mil e no ano seguinte saltou para R$ 60 mil, então a análise horizontal vai indicar um aumento no faturamento de 20%.

Análise Vertical: Possibilita verificar a importância de cada conta e estrutura de itens em relação à demonstração financeira, avaliar as estruturas de itens e através da comparação com outras empresas do segmento ou demonstrações de anos anteriores, possibilita verificar se há discrepâncias ou se está dentro da normalidade. Calcula-se o percentual de cada conta em relação ao um valor base. No caso de análise de um Balanço calcula-se o valor percentual de cada conta em relação ao total do Ativo

 Formula: Conta(ou grupo de contas)/Ativo total(ou passivo total) x 100 

Índices de liquidez:

Avaliam e a empresa tem  capacidade de pagamento da suas obrigações e a informações para apuração  devem ser oriundas do Balanço Patrimonial. Apuramos os  quatro os  principais índices conforme descritos a seguir.

Liquidez corrente = Ativo Circulante / Passivo Circulante. O cálculo é a partir da Razão entre os direitos  a curto prazo da empresa (Caixas, bancos, estoques, clientes) e as dívidas a curto prazo (Empréstimos, financiamentos, impostos, fornecedores).

No Balanço estas informações são evidenciadas respectivamente como Ativo Circulante e Passivo Circulante – verificar que a Trio não tem passivo circulante e incluir aqui os comparativos...

Liquidez Seca = (Ativo Circulante – Estoques) / Passivo Circulante

O estoque é excluído  do cálculo por não apresentar liquidez compatível com o grupo patrimonial onde estão inseridos.

 Liquidez Imediata = Disponível / Passivo Circulante

Considera apenas caixa, saldos bancários e aplicações financeiras de liquidez imediata para quitar as obrigações. Excluindo-se além dos estoques as contas e valores a receber.

Liquidez Geral = (Ativo Circulante + Realizável a Longo Prazo) / (Passivo Circulante + Passivo Não Circulante)

Considera a situação a longo prazo da empresa, incluindo no cálculo os direitos e obrigações a longo prazo oriundos do balanço patrimonial.

                                              ÍNDICES DE LIQUIDEZ

TRIO

TRIO

PRATICA

PRATICA

ANO

2014

2013

2014

2013

LC - LIQUIDEZ CORRENTE

2,23

2,20

1,38

1,73

LS - LIQUIDEZ SECA

1,76

1,76

1,00

0,001

LI - LIQUIDEZ IMEDIATA

0,24

0,24

0,84

0,70

LG- LIQUIDEZ GERAL

2,64

2,58

1,03

1,10

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.5 Kb)   pdf (295.8 Kb)   docx (990.8 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com