TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Operações de Devoluções

Por:   •  28/2/2016  •  Projeto de pesquisa  •  2.833 Palavras (12 Páginas)  •  249 Visualizações

Página 1 de 12

1 - Regras gerais?

1. O valor total da nota de devolução de mercadoria sujeita a substituição tributária destinada a contribuinte substituto terá uma diferença correspondente ao valor do ICMS-ST, pois este valor não fará parte do valor total da operação. ..................

2. O substituto optante do Simples Nacional deve abater da receita bruta o valor correspondente à mercadoria recebida em devolução, mediante o registro da nota fiscal como vendas canceladas no PGDAS-D (arts. 2º, II e 17 da Res. CGSN 94/2011). ............................

3. A recuperação do ICMS-ST deve corresponder ao valor pago na aquisição. ...................................

4. Quando não for possível determinar a correspondência do ICMS-ST pago quando da aquisição da respectiva mercadoria, toma-se por base o valor do imposto pago por ocasião da última aquisição da mesma espécie de mercadoria. ...........................

5. Na nota fiscal de devolução de produto da substituição utilizar, conforme o caso, o CFOP 5.410; 6.410; 5.411 ou 6.411, indicando no campo -Informações Complementares: o modelo, série, número e data da nota fiscal relativa à aquisição e o motivo da devolução. .............................

6. Para recuperar o ICMS-ST recolhido para outra UF, relativamente à mercadoria recebida em devolução, deverá ser observado o estabelecido na legislação da UF favorecida. .................................

7. Quando não houver na Legislação Tributária Estadual previsão do prazo para o recolhimento do ICMS-ST em determinada situação, tratando-se de contribuinte inscrito no Estado de Goiás, que mantenha escrituração fiscal, o recolhimento deverá ser efetuado no prazo fixado em Protocolo ou Convênio para o substituto tributário, segundo inteligência do art. 53, II, a do Anexo VIII do RCTE.

2 - Como o contribuinte goiano pode recuperar o valor do ICMS-ST retido anteriormente, quando efetuar a devolução de mercadorias sujeitas à substituição tributária?

Na devolução de mercadoria, já alcançada pela substituição tributária, destinada a contribuinte substituto tributário estabelecido neste ou em outro Estado, desde que o destinatário possua inscrição de substituto em Goiás, o contribuinte goiano deve adotar uma das seguintes sistemáticas:

A – Contribuinte sujeito ao Regime Normal de Tributação

1 - recuperar o ICMS-ST proporcional à quantidade devolvida em forma de aproveitamento de crédito - art. 45, inciso VI do Anexo VIII do RCTE, ou;

2 - nos termos do art. 47, § 3º do Anexo VIII do RCTE - indicar o valor do ICMS-ST no campo informações complementares da nota fiscal de devolução para fins de ressarcimento (Convênio ICMS 81/93).

B - Contribuinte Optante pelo Simples Nacional

1 – nos termos do 47, § 3º do Anexo VIII do RCTE - indicar o valor do ICMS-ST proporcional à quantidade devolvida no campo destinado às informações complementares ou, em sua falta, no corpo da nota fiscal, ou;

2 - solicitar ao Secretário de Estado da Fazenda a restituição do ICMS-ST.

3 - Como deve ser emitida a nota fiscal de devolução de mercadorias sujeitas à substituição tributária pelo contribuinte goiano sujeito ao Regime Normal de Tributação que escolheu recuperar o ICMS-ST em forma de crédito de ICMS, nos termos do art. 45, VI do Anexo VIII do RCTE ou pelo contribuinte optante do Simples Nacional que solicitou a restituição do ICMS-ST?

A – Contribuinte sujeito ao Regime Normal de Tributação Deve emitir a nota fiscal de devolução com o destaque o ICMS normal, isso quando houve destaque na nota de aquisição. A nota fiscal deve ser escriturada nos Registros C100, C110, C113, C170 e C190 da EFD, além de outros exigidos conforme o tipo de produto (p. ex.: combustíveis).

B - Contribuinte Optante pelo Simples Nacional No caso de Nota Fiscal Eletrônica - NF-e mod. 55 (Resolução CGSN nº 94/2011, art. 57, § 7º), a nota fiscal de devolução será emitida com o CSOSN 900, que abre os campos próprios para indicação da BC e do ICMS normal, os quais devem ser preenchidos quando houve destaque desses valores na nota de aquisição. O contribuinte que emite a Nota Fiscal Modelo 1 ou 1-A, ou Avulsa, sendo o caso, fará apenas a indicação dos valores da base de cálculo e do ICMS normal no campo - Informações Complementares- da nota fiscal, conforme previsto no art. 2º, § 5º da Resolução CGSN nº 94/2011. Observação:.Considerando que neste caso o ICMS-ST foi recuperado pelo contribuinte goiano em forma de crédito ou via pedido de restituição, a nota de devolução não deve fazer nenhuma referência ao ICMS-ST.

4 - Quais registros o contribuinte substituído sujeito ao regime normal de tributação deve efetuar em sua escrita fiscal (EFD) para apropriar o crédito relativo ao ICMS normal e ao retido anteriormente, quando realizar operação de devolução?

No mês em que ocorreu a devolução, o valor do crédito do ICMS retido anteriormente (art. 45, VI do Anexo VIII), bem como, o valor do ICMS normal (art. 46, IV do RCTE) devem ser: lançados na EFD no Registro E110, campo 08 e discriminados no Registro E111 com os códigos GO020074 e GO020083, respectivamente, da Tabela 5.1.1 - Tabela de Códigos de Ajustes da Apuração do ICMS.

5 - Quais procedimentos o contribuinte optante do Simples Nacional, que solicitou a restituição do ICMS-ST em razão da devolução da mercadoria, deve adotar em sua escrita fiscal?

A nota fiscal de devolução deve ser lançada nos Registros Tipo 50 e 54 do arquivo do SINTEGRA. O pedido de restituição do ICMS-ST não implica em nenhum procedimento especial relativo ao preenchimento do PGDAS-D.

6 - Como o contribuinte goiano deve emitir a nota fiscal de devolução de mercadorias sujeitas à substituição tributária, caso opte pela adoção da sistemática de ressarcimento prevista no art. 47, § 3º do Anexo VIII do RCTE?

Essa modalidade de recuperação do imposto retido poderá ser utilizada tanto pelo contribuinte

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.8 Kb)   pdf (115 Kb)   docx (15.5 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com