TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Receitas e Despesas

Por:   •  3/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  898 Palavras (4 Páginas)  •  297 Visualizações

Página 1 de 4

Receitas e Despesas

As contas contábeis são classificadas em dois grupos: as de resultado e as de patrimônio.

As receitas e despesas são classificadas como contas de resultado que devem ser encerradas ao final do exercício para que seja possível a realização da apuração do resultado e a incorporação do lucro ou prejuízo ao patrimônio.

As receitas são as contas onde são registrados todos os valores que a empresa recebe, podendo ser tanto de venda de serviços, venda de produtos, venda de um ativo ou juros recebidos. Já as despesas são as contas que registramos tudo o que é pago pela empresa como serviços de terceiros, funcionários, fornecedores, compra de matéria prima ou maquinas, viagens de trabalho etc...

A contabilização das receitas e despesas deve-se respeitar o principio da competência, ou seja, devem ser reconhecidas no período que ocorreram e não necessariamente quando foram pagas ou recebidas.

Consideram-se realizadas as receitas quando terceiros efetuam o pagamento ou atribuem-se compromisso de realizar tanto pela posse de bens quando por serviços prestados, ou pela quitação parcial ou total de um passivo por qualquer motivo ou pela formação de algum novo ativo. Já as despesas consideram-se realizadas quando há o surgimento de passivos sem um ativo equivalente ou quando há o pagamento de salario, viagem ou qualquer outro tipo de gasto que ocorra pela empresa.

A contabilização é feita da seguinte forma:

Receita:

D – Clientes

C – Vendas

Despesa:

D – Despesa

C – Fornecedor

Cada conta é especifica de cada receita e despesa, sofrendo alteração a cada tipo de receita ou clientes, fornecedores ou despesa.

http://www.socontabilidade.com.br/conteudo/contas2.php

http://www.treasy.com.br/blog/o-que-classificacao-contabil-ativo-passivo-receita-e-despesa

http://www.normaslegais.com.br/cont/contabil090606.htm

http://www.portaldecontabilidade.com.br/guia/regcompetencia.htm

http://www.portaldecontabilidade.com.br/guia/propagandaepublicidade.htm

Operações com Bens do Imobilizado

O ativo imobilizado são os bens tangíveis que a empresa utiliza nas atividades operacionais e não tem o dever de ser convertido em dinheiro durante as atividades da empresa como imóveis, maquinas, equipamentos etc... O imobilizado inclui ainda recursos aplicados em construções em andamento, importações em andamento ou em benfeitorias de bens locados.

As contas do imobilizados classificadas como bens em operação, nelas são contabilizados os bens utilizados nas atividades operacionais. Exemplos de contas do grupo de bens em operação são: Edificações, veículos, moveis e utensílios, maquinas e equipamentos etc...

Um bem do imobilizado pode ou não ser depreciável, pois quando o valor do bem é baixo não há necessidade. Quando o bem é depreciável existe uma taxa para cada tipo de bem que estão dispostos na instrução normativa IN SRF 162/1998 e IN SRF 130/99.

Quando se compra um bem usado tem de se analisar o tempo de vida útil do bem para determinar sua taxa de depreciação. Por exemplo, se um bem possui um vida útil de 4 anos e foi adquirido depois de 3 anos pode ser depreciado em 2 anos aplicando uma taxa maior do que se fosse novo.

A contabilização da depreciação é da seguinte forma:

D – Depreciações

C - Depreciação Acumulada

As contas nomenclatura das contas acima podem variar de acordo com cada tipo de bem.

http://www.portaltributario.com.br/guia/depreciacao.html7

http://www.portaldecontabilidade.com.br/guia/imobilizado.htm

http://www.portaldecontabilidade.com.br/tematicas/ativo-imobilizado-tratamento-contabil.htm

http://www.portaldecontabilidade.com.br/guia/depreciacao.htm

Perdas Estimadas para Créditos de Liquidação Duvidosa (PeCLD)

Toda empresa que vende a prazo corre o risco de não receber do seu cliente, e com certeza não irá receber todo o valor devido por todos.

Na contabilidade existe uma conta redutora chamada Perdas Estimadas para Créditos de Liquidação Duvidosa (PECLD), que é usada para reconhecer as possíveis perdas de recebimento que a empresa enfrentará que modificar seu patrimônio liquido.

Por ser uma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (125.6 Kb)   docx (14 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com