TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Reservas de Lucro

Por:   •  10/4/2015  •  Relatório de pesquisa  •  391 Palavras (2 Páginas)  •  296 Visualizações

Página 1 de 2

Reservas de Lucro

As Reservas de Lucro são extraídas do lucro líquido do exercício e podem ser:

  • Reserva Legal – é obrigatória para as sociedades anônimas e deverá ser constituída mediante destinação de 5% do lucro líquido do exercício, antes de qualquer outra destinação. Esta reserva será constituída, obrigatoriamente, pela companhia, até que seu valor atinja 20% do capital social realizado, quando então deixará de ser acrescida. Tem com finalidade assegurar a integridade do Capital Social e só poderá ser utilizada para compensar prejuízos ou aumentar o capital.

  • Reservas Estatutárias - são as reservas estabelecidas pelo estatuto da empresa, destinada a fins específicos. Porém, para cada reserva estatutária, a empresa tem que indicar sua finalidade; fixar os critérios para determinar a parcela anual do lucro líquido a ser utilizada; e estabelecer o seu limite máximo.
  • Reservas para Contingências - de acordo com o artigo 195 da Lei nº 6.404/76, a assembleia geral poderá, por proposta dos órgãos de administração, destinar parte do lucro líquido à formação de reserva com a finalidade de compensar, em exercício futuro, a diminuição do lucro decorrente de perda julgada provável, cujo valor possa ser estimado.
  • Reservas de Lucros para Expansão (Retenção de Lucros) - Para atender a projetos de investimento e expansão, a companhia poderá reter parte dos lucros do exercício. Essa retenção deverá estar justificada com o respectivo orçamento de capital aprovado pela assembleia geral.
  • Reservas de Lucros a Realizar – sua constituição é optativa. A Companhia poderá constituir a Reserva de Lucros a Realizar mediante destinação dos lucros do exercício, cujo objetivo é evidenciar a parcela de lucros ainda não realizada financeiramente, apesar de seu reconhecimento na escrita contábil.
  • Reserva Especial para Dividendo Obrigatório não Distribuído - a companhia deverá constituir essa Reserva de Lucros quando tiver dividendo obrigatório a distribuir, mas não tiver condições financeiras para seu pagamento. Nesse caso, o dividendo deixa de ser pago naquele exercício e os lucros que deixaram de ser distribuídos sob a forma de dividendos, registrados como reserva especial, deverão ser pagos assim que a situação financeira da companhia permitir.
  • Reserva de Incentivos Fiscais - a assembleia geral poderá, por proposta dos órgãos de administração, destinar para a reserva de incentivos fiscais a parcela do lucro líquido decorrente de doações ou subvenções governamentais para investimentos, que poderá ser excluída da base de cálculo do dividendo obrigatório.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (47.4 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com