TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Técnicas Contábeis

Por:   •  1/4/2015  •  Relatório de pesquisa  •  452 Palavras (2 Páginas)  •  156 Visualizações

Página 1 de 2

Técnicas Contábeis são procedimentos ou métodos para utilizar o registro dos fatos administrativos, elaboração de demonstrações contábeis e a qualidade dos lançamentos. Estuda a comparação dos dados contábeis para saber a realidade financeira da empresa. As principais técnicas Contábeis presentes na contabilidade são: Escrituração, demonstrações contábeis, auditoria e analise das demonstrações contábeis.

A escrituração tem seu inicio na existência dos documentos, ou seja, o elemento de comprovação dos fatos. É a técnica pela qual se efetuam registros de fatos e ocorrências que afetam ou irão afetar o patrimônio da entidade. Pode ser compreendida como um conjunto de lançamentos, pois todo fato contábil deve ter um determinado registro em que são representados por lançamentos, as quais, em seu conjunto compõem a escrituração. Estes conteúdos são registrados nos livros contábeis.

• Existem dois métodos de escriturações sendo eles:

• Partidas simples: contabilização por apenas um debito e um crédito, ou seja, controle de conta a conta, sem relacionarem entre si.

Partidas Dobradas: Criado pelo Luca Pacioli, escola italiana em 1494, onde contas possuem relacionamentos entre si, ou seja, o total dos lançamentos do débito é exatamente igual à soma dos créditos correspondente. Esse é o método mais usado pelas Entidades.

A escrituração possui duas funções chamadas de:

• Histórica: fundamenta-se no registro dos fatos na ordem cronológica (Livro Diário);

• Sistêmica: fundamenta-se na organização dos elementos contábeis de acordo com sua natureza e valores respectivos (Livro Razão);

A Ordem de Escrituração pode ser feitas de varias formas diferentes, dependendo da escola contábil, da forma de compreensão, da ciência contábil, ou até mesmo do local de trabalho. Uma das possíveis formas tem inicio com o registro no livro diário, cada lançamento é feito em ordem cronológica e segue um padrão que determina as informações do lançamento feito, em seguida transcrevem-se os lançamentos para o livro razão. Esse livro é fundamental ao processo contábil e exigido pela legislação brasileira para empresas cuja, tributação do Imposto de Renda seja com base no Lucro Real. Em virtude de sua eficiência, ele é indispensável em qualquer tipo de empresa, e por ultimo elabora-se o balancete de verificação, com o mesmo intuito, verificar entre o total de saldos credores e o total de saldos devedores, para então gerar os relatórios contábeis.

O processo de escrituração pode ser feito manualmente, mecanizado ou por processamento de dado. Visto que todo lançamento dever estar baseado em documentos hábeis, competentes, e adequados ao tipo de operação.

Exemplo:

• Registro dos fatos no livro Diário;

• Transcrição dos registros para o livro Razão;

• Elaboração do Balancete de Verificação;

• Apuração do Resultado e elaboração das demonstrações contábeis (Balanço Patrimonial e Demonstração do Resultado do Exercício),

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (39.7 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com