TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aspectos econômicos e tributários de uma empresa

Por:   •  4/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  5.280 Palavras (22 Páginas)  •  253 Visualizações

Página 1 de 22

2. APRESENTAÇÃO E CARACTERÍSTICAS DA ORGANIZAÇÃO

2.1 APRESENTAÇÃO DA ORGANIZAÇÃO.

Em 1934 Anton Von Salis chega ao Rio de Janeiro com a missão de instalar a primeira unidade Sika nas Américas e a sétima em todo mundo. Para início das operações, é montada uma planta de produção no bairro da Tijuca (RJ), com o objetivo de fabricar os produtos Sika para construção, já reconhecidos em toda Europa por sua qualidade e tecnologia inovadora. O primeiro produto a ser fabricado no Brasil é o aditivo Sika® 1. Já em 1960 a Sika contava com uma área de 14 mil m² no Bairro de Bonsucesso e também com uma planta em São Cristóvão, ambos localizados no Estado do Rio de Janeiro. No ano de 1978 a Sika inaugura também em Bonsucesso o seu Centro Administrativo e Logístico e em 1985, continuando com seu processo de expansão, a empresa adquire prédios industriais em Osasco (São Paulo) e Simões Filho (Bahia). Buscando uma maior competitividade a Sika transfere, em 1995, sua matriz do Rio de Janeiro para São Paulo, em Osasco. Nos últimos anos a Sika deu continuidade a um processo de franco crescimento com a abertura de uma Mini Planta em Porto Velho no ano de 2010, sua filial Nordeste em Recife, em 2011, um Centro Logístico em São Paulo em 2013 e a abertura da filial no Centro Oeste e em 2014 na região Sul do país.

2.2 CARACTERÍSTICAS DA ORGANIZAÇÃO

2.2.1 Aspectos Administrativos

Pesquisa sobre Missão, Visão e Valores.

Cada passo seguido na organização é um processo essencial que deve ser planejado de forma estratégica, pois traça as diretrizes para o estabelecimento dos planos de ação que resultarão em vantagens competitivas.

Uma característica básica das organizações de sucesso é ter uma imagem clara do que está realizando, pois conhecem seu propósito e compartilham um conjunto de valores. Assim Missão, Visão e Valores formam o núcleo da identidade da organização.

De acordo com Chiavenato e Sapiro (2004), a primeira atividade do processo de planejamento estratégico é refletir sobre a intenção estratégica da organização:

A intenção estratégica representa a alavancagem de todos os recursos internos, capacidades e competências de uma organização com a finalidade de cumprir suas metas no ambiente competitivo. É uma intenção estratégica que proporciona aos membros da organização a meta que merece seu esforço, dedicação e compromisso pessoal de permanecer como o melhor no mercado ou derrubar a empresa que esta no pódio. (CHIAVENATO; SAPIRO, 2004, P.52)

O que são Missão, Visão e Valores? Para que servem? Como elaborar cada um deles? Segundo Scott, Jaffe e Tobe (1998):

Missão é o propósito principal para o qual a organização será criada. Deve ser feita de maneira resumida, clara, encorajadora e concisa, para que chame a atenção, enfatizando o propósito único da organização.

Visão e a excelência. É aquilo que a empresa quer criar em sua melhor hipótese de futuro. A visão não é algo impraticável, mas uma forma de estabelecer um cenário que nos impulsione. A criação desta imagem do futuro exige a capacidade de aumentar a compreensão das possibilidades e das novas iniciativas.

Valores são os princípios, os padrões de comportamento, as atitudes que as pessoas consideram naturalmente válidos e de máxima importância.

O objetivo da Sika é ter sucesso e se orgulhar em obter constantemente resultados excepcionais e superação em seu mercado. Busca os objetivos e metas com persistência e uma perspectiva de longo prazo.

MISSÃO

A Missão da Sika está em prover o cliente do melhor serviço de atendimento, com a mais alta tecnologia e qualidade em produtos de vestuário e acessórios, e proporcionar a seus colaboradores o melhor ambiente de trabalho, crescimento profissional e pessoal, através da gestão participativa, buscando assim o crescimento de cada um, e com isso o crescimento do negócio.

VISÃO

        Sua Visão é de um futuro promissor onde tudo evolui rapidamente, mas que tudo sempre esteja ancorado em pessoas competentes e capazes, para ampliarmos, crescermos e construirmos novas unidades de negócios, para satisfazermos cada vez mais clientes e colaboradores.

VALORES E PRÍNCIPIOS

  1. Cliente em Primeiro Lugar

Dedicar-se a fornecer e manter os mais altos padrões de qualidade com relação aos produtos e serviços. Compromisso com a inovação que permite não apenas satisfazer as demandas atuais, mas também antecipar expectativas futuras. Todas as soluções Sika são projetadas tendo em mente o sucesso do cliente e procurar muito mais construir relações de longo prazo e benefício mútuo do que negócios de curto prazo. Esta atitude fica enfatizada com o lema corporativo: Construindo Confiança.

Ter orgulho e ser grato por saber que o compromisso em cumprir diariamente a promessa de da marca levou o triângulo da Sika, o símbolo visual de 100 anos de idade, a tornar-se sinônimo de desempenho, qualidade, confiança e serviço ao redor do mundo.

  1. Coragem Para Inovação

O sucesso e a reputação da Sika são baseados em sua tradição de longa data e inovação.  Logo, o centro do negócio é a gestão de inovação e o foco em desenvolvimento de produtos de qualidade e das melhores soluções para seus clientes. Institucionalizar o Processo de Criação de Produtos Sika com forte foco em consistente desenvolvimento de produtos, sistemas e soluções para fixação, vedação, amortecimento, reforço e proteção em nossos mercados definidos como meta.

Investindo em centros de tecnologia e laboratórios ao redor do mundo, beneficiando-se de sua rede mundial de parceiros, fornecedores e cientistas enquanto cumpri a promessa em estar perto de seus clientes em qualquer lugar.

  1. Sustentabilidade e Integridade

Assumir uma perspectiva de longo prazo no desenvolvimento de seus negócios e agir com respeito e responsabilidade em relação aos clientes, acionistas e colaboradores. Operar com grande foco em segurança, qualidade, meio ambiente, tratamento justo, envolvimento social, crescimento responsável e criação de valores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (36.4 Kb)   pdf (390.5 Kb)   docx (51.8 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com