TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Assinale a alternativa que representa a diferença principal entre o FMI e o Banco Mundial: Escolher uma resposta. a. Enquanto o FMI só concede empréstimos a juros baixos, o Banco Mundial segue o padrão de juros do mercado. b. O Banco Mundial é est

Por:   •  4/5/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.018 Palavras (5 Páginas)  •  1.037 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

[pic 2]

O conceito de risco à saúde é um aspecto importante a ser considerado para que se possam desenvolver ações de Vigilância Sanitária, de forma organizada e planejada. Nesse sentido, o entendimento desse conceito é, na verdade, o cerne para uma ação eficaz em vigilância (CAMPOS, 2001)

A palavra risco, signifca “perigo” ou “possibilidade de perigo”, muito utilizado em Vigilância Sanitária, referindo-se a avaliação em determinado produto, que, dependendo do tipo de utilização pode ser colocado como um fator de risco à saúde.

O risco sanitário é a probabilidade que os produtos e serviços têm de causar efeitos prejudiciais à saúde das pessoas e das coletividades.São os perigos (potencial de oferecer risco) que podem ameaçar nossa saúde no dia-a-dia, quando consumimos um produto ou quando utilizamos um determinado serviço. Pois estamos expostos, constantemente, a riscos sanitários.

É importante ressaltar que os riscos sanitários estão em toda a parte, pois na sociedade não existe nada que seja totalmente seguro. Tudo na vida é cercado de riscos. Assim, em qualquer sistema, os riscos relativos de produtos e serviços devem ser avaliados e correlacionados com os benefícios esperados. Não é possível eliminar todos os riscos da nossa vida, mas é muito importante estarmos sempre atentos.

Devemos saber gerenciar esse risco, através de um processo que abrange a identificação de pontos críticos de controle, avaliação dos riscos e a adoção de medidas de controle que objetivam a prevenção do indivíduo ou coletiva.

Boas Práticas em Saúde– conjunto de procedimentos necessários para garantir qualidade sanitária dos produtos em um processo de trabalho ( produção ou serviço).

No caso da Vigilância Sanitária, cujo principal objetivo é a garantia da segurança sanitária de produtos e serviços oferecidos a população, o conceito de risco é o principal referencial teórico de suas ações. Neste âmbito, risco pode ser definido como a probabilidade de ocorrência de um evento adverso que, no caso dos serviços de saúde afeta a integridade do paciente, da equipe de saúde ou da comunidade onde o serviço está inserido.

A vigilância sanitária pressupõe ação prioritariamente preventiva que envolve conhecimentos multidisciplinares, nesse sentido o conceito de risco é fundamental, porém não é exclusivo nem suficiente para estabelecer suas práticas (COSTA, 2004).

Portanto o conceito de risco para a vigilância sanitária ainda é um processo em construção que equivale ao de fator de risco ou fator de prevenção, como alguns autores colocam, concebido no campo referencial da saúde.

TIPOS DE RISCOS SANITÁRIOS

Riscos Ambientais:Relacionados à qualidade da água que consumimos, ao lixo (doméstico, industrial ou hospitalar), à poluição do ar, do solo, à presença de insetos e outros animais transmissores de doenças, etc

Riscos Ocupacionais: Relacionados ao ambiente de trabalho, como as substâncias que manipulamos, carga horária, ritmo de trabalho.

Riscos Iatrogênicos:Relacionados a tratamento médico ou uso de serviços de saúde, como infecção hospitalar, radiação e medicamentos consumidos.

Riscos Institucionais:Relacionados às condições físicas, higiênicas e sanitárias de estabelecimentos públicos (creches, clubes, hotéis, salão de beleza, saunas, restaurantes, mercados, postos, etc.).

Riscos Sociais: Relacionados às condições familiares, financeiras e afetivas das pessoas e à inserção social dos indivíduos, como transporte, violências, substâncias psicoativas.

GERENCIAMENTO DE RISCO SANITÁRIO

Deve ser entendido como uma abordagem sistemática de estabelecer o curso de ação frente a incertezas dos itens de riscos.Dessa forma o Gerenciamento de Risco é a própria análise do risco presente.

A análise das situações que provocam riscos ou apresentam riscos à saúde das pessoas, é realizada a partir do teor de estudos científicos. Assim, é importante mensurar os riscos para a saúde da população e identificar os fatores de risco a ele associado, possibilitando assim que se organize a atenção de acordo com necessidades melhor definida, e orientada para a prevenção de agravos e promoção à saúde, devendo ser dirigida aos grupos e indivíduos que mais necessitam das intervenções.

Nesse sentido a análise de risco sanitário é um processo que engloba três componentes do risco: avaliação, gerenciamento (ação) e comunicação, tendo como objetivo geral assegurar a proteção da saúde pública.

1º. ETAPA: Avaliação do risco:

Identifica, caracteriza e avalia quais são os riscos presentes dos produtos e/ou serviços de saúde ou de interesse da saúde.

Identificação do risco: identificação dos agentes: biológicos, químicos e físicos capazes de causar efeitos adversos à saúde, que estão presentes na determinada situação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (490.2 Kb)   docx (274.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com