TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade supervisionada fundamentos de direito unicarioca prof regina celia

Por:   •  2/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  510 Palavras (3 Páginas)  •  812 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

Centro Universitário Unicarioca

Disciplina: Fundamentos de Direito

Assunto: Os tipos de tributos: taxas, imposto e contribuição de melhoria.

Professora: Regina Célia Moraes

Turma: 163

Unidade: Rio Comprido

CONCEITO DE TRIBUTOS E SUAS ESPÉCIES

Segundo o artigo 3º do Código Tributário Nacional (CTN), um tributo é “toda prestação pecuniária compulsória, em moeda ou cujo valor nela se possa exprimir, que não constitua sanção de ato ilícito, instituída em lei e cobrada mediante atividade administrativa plenamente vinculada”. Ainda segundo o CTN, em seu artigo 5º, os tributos podem ser divididos em: impostos, taxas, contribuições de melhoria.

IMPOSTOS

Segundo o artigo 16º do CTN, imposto “é o tributo cuja obrigação tem por fato gerador uma situação independente de qualquer atividade estatal específica, relativa ao contribuinte”.

.É considerado o tributo mais importante, pois incide independentemente da vontade do contribuinte, que serve para o funcionamento do Estado. Entre os principais impostos do Brasil, podemos citar:

 - Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA): incide sobre os proprietários de veículos, devendo ser pago anualmente.

- Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU): é de competência dos municípios e incide sobre a propriedade predial e territorial urbana, tendo por fato gerador a propriedade.

- Imposto sobre a Renda e Proventos de Qualquer Natureza (IR – pessoa física e jurídica): incide sobre o produto do capital ou trabalho dos contribuintes, ou seja, sobre o rendimento.

- Imposto sobre Operações de Crédito (IOF): incide sobre as pessoas físicas e jurídicas que realizarem operações de crédito, câmbio e seguro ou afins.

TAXAS

De acordo com o artigo 77º do CTN, taxa é um tributo “que tem como fato gerador o exercício regulador do poder de polícia, ou a utilização efetiva e potencial, de serviço público específico e divisível”.

Esta relacionada quando o contribuinte solicita um serviço específico para o Estado e/ou Governo e ele cobra para oferecê-lo.

Algumas taxas são:

- Taxa de Emissão de Documentos (níveis municipais, estaduais e federais): como por exemplo, para emissão de Carta de Identidade, CPF e RG.

- Taxa para recolhimento de Lixo

- Taxa de iluminação pública

- Taxa de Licenciamento Anual de Veículo – art. 130 da Lei 9.503/1997: esta taxa é cobrada para gerar, anualmente, o novo documento do veículo.

- Taxas do Registro do Comércio (Juntas Comerciais): Taxa cobrada para registro do Contrato Social de uma empresa, por exemplo.

CONTRIBUIÇÕES DE MELHORIA

Segundo o artigo 81º do CTN, “é um tributo cobrado pela União, pelos Estados, pelo Distrito Federal e pelos Municípios, no âmbito de suas respectivas atribuições, para fazer face ao custo de obras públicas de que decorra a valorização imobiliária, tendo como limite total a despesa realizada e como limite individual o acréscimo de valor que da obra resultar para cada imóvel beneficiado”. É um tributo pouco usual.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (83.5 Kb)   docx (45.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com