TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividades Práticas Supervisionadas – Empreendedorismo

Por:   •  22/8/2016  •  Trabalho acadêmico  •  5.217 Palavras (21 Páginas)  •  416 Visualizações

Página 1 de 21

[pic 1]

Faculdade Anhanguera Educacional - FAI

Atividades Práticas Supervisionadas – Empreendedorismo

Indaiatuba - 2015


[pic 2]

Atividades Práticas Supervisionadas – Empreendedorismo

Projeto apresentado ao Curso de Administração e Ciências Contábeis da Instituição Anhanguera Educacional de Indaiatuba
Orientador: Prof. O Sergio Blanco


Indaiatuba - 2015

Sumário

Introdução:        

ETAPA 1        

Introdução ao Empreendedorismo e O Processo Empreendedor        

Etapa 2        

Identificação de Oportunidade        

ETAPA 3        

ETAPA 4        

Principais características:        

Conclusão        

Referências Bibliográficas        

Introdução:

        O presente estudo tem a intenção de demonstrar a realização da abertura de um novo negócio, levando em consideração todas as dúvidas que possam estar na mente do futuro empreendedor.

        Com o envolvimento do grupo o desenvolvimento desta ATPS nos traz as boas práticas do trabalho em equipe e a aplicação de ideias para a abertura e desenvolvimento do plano de negócios, plano de marketing e toda estrutura de uma nova empresa.

ETAPA 1

Introdução ao Empreendedorismo e O Processo Empreendedor

José Dornelas (2011), nos leva a compreender que qualquer empreendedor interessado em inovar, o que o mesmo deve fazer é soltar sua imaginação e ser o mais produtivo possível, absorver o máximo possível de coisas e acontecimentos ao seu redor, isso estimulará o seu senso de criatividade, e o foco deverá ser inicialmente sempre esse. Afirma ainda que dessa forma o mesmo não ficará preocupado se tal ideia é boa ou não, pois assim ele irá adquirir o que se chama de feeling empreendedor.

Algumas pessoas veem o mundo como uma grande engrenagem, acatam premissas, aceitam uma ou outra prerrogativa, se encaixam em planejamentos rotineiros, não ligam em escalar a mesma montanha várias vezes pelo mesmo caminho mais difícil, vivem de forma tranquila, e acreditam que time que está ganhando não se deve mudar nada, acham que tudo se resolve no final, já que sempre haverá alguém para consertar tudo. Este tipo de comportamento é justamente o contrário do empreendedor, não se trata de nenhuma pessoa iluminada, nenhum deus ou super-herói, mas sim de um homem ou mulher qualquer, mas que aceita quebrar a rotina desta engrenagem e a fazer girar de forma diferente, ser radical, com riscos bem mensurados, traz coisas boas ao que já é bom, não aceita um pressuposto só porque ele deu certo anteriormente, destrói tudo que pensamos e muitas vezes por enxergar o obvio se torna um ícone. O verdadeiro empreendedor é um campeão que não desiste jamais, pois acredita em sua capacidade, e vê os fracassos como oportunidade de aprender cada vez mais. Não fica esperando a vida passar. Ele somente tem olhos para o futuro, sendo capaz de investir todo seu tempo na realização de seus sonhos! No mercado, muitas vezes se destacam, quebram toda uma ordem vigente há muitos anos, infiltram novas e revolucionarias ideias, soluções mais baratas e lucrativas, geram e ganham muito dinheiro e são disputados entre as grandes empresas. Empreender é uma tarefa para desenvolver com todos os cuidados, dentro das melhores práticas de mercado, exigindo um profundo autoconhecimento, daquilo que se tem por domínio do negócio, e enfrentando a realidade do quanto é necessário construir, como empreendedor, para transformar sonhos em realidade. O presente artigo faz uma abordagem sobre o tema empreendedorismo, apresenta conceitos e busca desmistificar alguns mitos sobre o tema.

O tema empreendedorismo é secular, tão antigo que achar obras literárias sobre o tema não é uma tarefa difícil, aliás, é natural já que se trata de um tema tão popular e antigo, segundo Dolabela (2006) “empreendedorismo não é um tema novo ou modismo: existe desde sempre, desde a primeira ação humana inovadora, com o objetivo de melhorar as relações do homem com os outros e com a natureza”.
Se existem muitas obras sobre o assunto, as definições do tema são as mais diversas são apresentados vários conceitos, mas a grande maioria converge no mesmo ponto, a inovação, aliada a força de vontade, e a grande busca de resultados. Para Ângelo (2003) “empreendedorismo é a criação de valor por pessoas e organizações trabalhando juntas para implementar uma ideia por meio da aplicação de criatividade, capacidade de transformar e o desejo de tomar aquilo que comumente se chamaria de risco”. Segundo definição de Barreto (1998) “empreendedorismo é a habilidade de se conceber e estabelecer algo partindo de muito pouco ou quase nada”, assim Barretos enfatiza a grande importância do trabalho, além da capacidade de maximizar recursos. Uma outra definição interessante é a de Schumpeter (citado por FILION,1999) onde expõe que “empreendedorismo está na percepção e aproveitamento das novas oportunidades no âmbito dos negócios ... sempre tem a ver com criar uma nova forma de uso dos recursos nacionais, em que eles sejam deslocados de seu emprego tradicional e sujeitos a novas combinações” Segundo Timmons (citado por DOLABELA, 2006), “o empreendedorismo é uma revolução silenciosa, que será para o século 21 mais do que a revolução industrial foi para o século 20”, ao comparar com a revolução industrial, a grande responsável por radicais mudanças no século 20, demonstra o grau de importância para a sociedade do tema empreendedorismo.
Segundo o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas -SEBRAE (2009) o empreendedor tem como característica básica o espírito criativo e pesquisador. Ele está constantemente buscando novos caminhos e novas soluções, sempre tendo em vista as necessidades das pessoas. A essência do empresário de sucesso é a busca de novos negócios e oportunidades e a preocupação sempre presente com a melhoria do produto. Enquanto a maior parte das pessoas tende a enxergar apenas dificuldades e insucessos, o empreendedor deve ser otimista e buscar o sucesso, apesar das dificuldades. Já para Dornelas (2008) “empreendedorismo é o envolvimento de pessoas e processos que, em conjunto, levam a transformação de idéias em oportunidades” enfatiza assim de forma mais geral o real objetivo do empreendedorismo, que é gerar oportunidades. Todas estas definições exprimem de forma muito clara o que vem a ser o tema empreendedorismo, porém cabe uma definição mais sucinta, onde traga palavras chave, assim:  Empreendedorismo é o ato de aproveitar oportunidades, inovar, planejar, arriscar, empenhar, ser perseverante, acreditar na idéia e transformar em realidade, este ato se aplica em qualquer área, seja um novo negócio, seja um novo processo ou um novo produto, um novo método, tanto faz.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34 Kb)   pdf (406.2 Kb)   docx (173.7 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com