TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade pratica supervisionada Empreendedorismo

Por:   •  30/10/2015  •  Resenha  •  2.904 Palavras (12 Páginas)  •  503 Visualizações

Página 1 de 12

UNIPLAN

Centro Universitário Planalto Central

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA – 2015/2

Curso: Administração

Turma: 6° Semestre

Professor (a) Coordenador: Alexandre César Tramonte

Grupo

Isabela Cristine de Moura Amorim  RA 02410015860

Breno Barbosa da Silva RA 02410013234

Kelen Cristina B. dos Santos RA 02410014922

Raquel de Souza Brito RA  02410014584

Amanda Saraiva Soares RA 02410013582

BELLA MODA BSB

COMO SER EMPREENDEDOR EM MEIO À CRISE

Brasília 2015


BELLA MODA BSB

COMO SER EMPREENDEDOR EM MEIO À CRISE

   

ÍNDICE

INTRODUÇÃO        4

         4

A Empresa        5

        5

INTRODUÇÃO

Falar de crescimento empresarial dentro de um Brasil com uma crise que atinge todas as classes não será fácil, imagina enfrentar a crise e ser um empreendedor de sucesso dentro desse cenário. É esse o objetivo da Bella Moda, uma microempresa com um desafio gigante pela frente o qual será demostrado no presente trabalho.

Serão citadas aqui tanto as dificuldades da empresa, quanto as possibilidades de enfrentamento das diversidades, que se assim adotados a empresa poderá ter um rendimento melhor com o passar dos anos.

Desta forma, podemos já dizer que com as informações que foram obtidas da empresa e as soluções que foram apresentadas a Bella Moda tem tudo para ser uma empresa de sucesso.

Como ser um microempreendedor em meio à crise?

Não há como negar que o Brasil está passando por uma crise econômica, em todos os lugares o assunto é destaque, jornais, revistas, internet, entre outros veículos de comunicação estão destacando tem alguma matéria referente a crise econômica no país. Mas como uma microempresa deve lidar com a atual situação econômica que se encontra o Brasil atualmente?

Para se falar de empreendedorismo e da crise antes é preciso entender que o Brasil tem um alto índice de empresas que abrem todos os anos e esse índice e proporcionalmente grande referente as empresas que fecham todos os anos.

Segundo uma matéria da Folha de São Paulo, publicada em 04.09.2015 por Bruno Villas Bôas, mais da metade das empresas do país fecharam as portas nos seus quatro primeiros anos, no ano de 2009 nasceram 694 mil empresas e somente 47,5% delas ainda estavam em funcionamento em 2013.                                                                                                       

Saber lidar com todas as dificuldades que o país comumente enfrenta somada a crise econômica e política atual é uma árdua tarefa de muitas pessoas com que estão entrando na área do empreendedorismo vão enfrentar, ou no caso aqui abordado do Micro empreendedorismo.

Iremos estudar aqui o caso da microempresa Bella Moda, fundado no ano de 2015, seu principal ramo de atuação é a venda de produtos de artigos femininos, especificamente calças jeans, vestidos, camisas jeans, blusas, shorts entre outros. Seu principal objetivo e ter um crescimento gradativo e ser uma empresa empreendedora, inovadora, com atendimento personalizado, buscando sempre qualidade nos produtos e satisfação dos seus clientes.

Por se tratar de uma empresa pequena e recém-inaugurada a Bella Modas passa por algumas dificuldades estruturais, devemos salientar aqui o intuito da empresa a curto prazo não é ser uma loja física e sim ter um atendimento direto com os seus clientes procurando assim satisfazer as necessidades individuais de cada cliente, por conta disso a empresa conta apenas com a dona, Isabela, como única prestadora de serviços diretos com seus clientes.

Iremos aqui fazer uma análise de todos os pontos onde a empresa está encontrando dificuldades e posteriormente como uma forma de consultoria, destacar o que deve ser feito para que a empresa ela atinja seus principais objetivos.

Um dos seus principais problemas atuais é a falta de estoque para armazenar mercadoria, e mercadoria é armazenada em casa, com pouco espaço não é viável uma maior estocagem de produtos, fazendo com que em alguns casos não tenha o produto a pronta entrega.

 A segunda dificuldade é a ausência de marketing, levando em conta que se trata de uma empresa de pequeno porte pouco se investe no marketing.

Terceiro ponto de dificuldade é a disponibilidade de tempo, por conta de a empresa contar apenas com a dona como sua única funcionaria, o tempo fica apertado e escasso, apenas uma pessoa para contatar fornecedores, cuidar do estoque, finanças, itinerário, venda e pós-venda, dificulta o andamento dos processos.

Transporte específico, atualmente a empresa usa um carro comum para transporte de seus produtos até os clientes, o que dificulta na quantidade de produtos que serão levados, e consequentemente na falta de diversidade de produtos apresentados.

Formas de pagamento, atualmente a empresa conta apenas com a forma de pagamento dinheiro.

Recursos financeiros, se tratando de uma empresa pequena recursos financeiros para investimento dentro da empresa são poucos

Buscando trazer conhecimento a todos que leem esse artigo e a todos os empresários que se encontram na mesma situação da empresa aqui estudada Iremos abordar nesse trabalho conceitos gerais de como evitar que uma crise externa afete sua empresa, esses conceitos juntamente com experiências de empresas reais que aproveitaram a crise para poder crescer no ramo são técnicas comprovadas de que uma crise externa pode ser um fator que ao invés de atrapalhar uma empresa pode impulsiona-la ao mercado.  

Esses conceitos aqui abordados são de suma importância para que se possa analisar criteriosamente a empresa podendo assim trazer um feedback com sugestões concisas para a empresa.  

Passo a Passo para que a Crise não atinja a sua empresa

“Quem busca na crise uma oportunidade de crescimento profissional essa pessoa estará sempre um passo à frente no mercado, pois na crise diferenciamos os gladiadores dos leões. Porque os gladiadores sabem lutar, raciocinam antes de agir e buscam a melhor maneira de vencer sem perder o foco, já os leões só tem um único objetivo tentar sobreviver encontrando comida e não adversários. Seja o caçador.” Juliano Moreira da Motta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.5 Kb)   pdf (162.2 Kb)   docx (103.1 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com