TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ativo Imobilizado

Por:   •  26/10/2015  •  Resenha  •  374 Palavras (2 Páginas)  •  802 Visualizações

Página 1 de 2

O ativo imobilizado se define em Bens tangíveis que são utilizados nas atividades operacionais da empresa e que não devem ser convertidos em dinheiro ou consumidos nas atividades da empresa por exemplo imóveis, maquinário, equipamento, terrenos, e representam grande importância nas organizações por gerarem informações relevantes para o desenvolvimento da mesma. Devido aos procedimentos contábeis ocorreram algumas mudanças no ativo imobilizado, em virtude da lei nº 11.638/07, conhecida como lei de convergência, em seguida, com processo de adoção das Normas Internacionais de Contabilidade (IFRS- International Financial Reporting Standards), com inicio em 2010, apresentando uma evolução da Contabilidade.

A IFRS foi criada com objetivo de dar o valor real dos ativos e passivos, e para haver uma padronização visando somente a emissão de normas contábeis internacionais.

as IAS 16 foi criada com o objetivo de determinar os procedimentos contábeis para os itens do ativo imobilizado, de modo que os usuários das informações contábeis possam diferenciar os investimentos da entidade nos ativos e suas alterações.

A depreciação é o ato contábil de desvalorizar um bem em função a idade, , estado de conservação e grau de obsolencia, são indicadas por taxas de depreciação que devem ser comprovadas por laudos técnicos ou podem ser indicadas pela tabela emitida pela receita federal.

Os custos atribuídos ou o valor justo, também chamados de deemedcost, modifica o valor do bem do ativo de forma justa. E deve ser aplicado quando for identificado que o valor do ativo esta excessivamente superior ou inferior, de forma que esse excesso possa prejudicar o balanço patrimonial.

Segundo Marion, a reavaliação objetiva desvincular o bem do preço de aquisição criando assim um novo valor para este bem, isto porque custo histórico torna-se desatualizado com o passar do tempo, ao contrario do valor de mercado que mantem o valor do ativo na realidade.

Estas são as principais mudanças no ativo imobilizado ocorridas com a implantação da lei 11.638/07, complementada pela lei 11.941/09, junto à implantação das normas internacionais de contabilidade- IFRS. Com a globalização do mercado, Conforme analisado, a criação da lei visa a necessidade de adequar às normas contábeis internacionais, fazendo com que as empresas se adequem a um novo procedimento contábil, para que assim a linguagem dos negócios seja compreendida em todos os lugares do mundo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (40.3 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com