TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ativo e Sua Avaliação

Por:   •  5/11/2015  •  Resenha  •  339 Palavras (2 Páginas)  •  799 Visualizações

Página 1 de 2

Ativo e sua avaliação

 

  Os profissionais da contabilidade sempre estão preocupados em gerar informações, e um dos principais pontos de preocupação é o ativo. No ativo é onde está localizado o desenvolvimento da empresa.

  Um conceito defendido por Iudícibus & Marion (1999 p.145), “Ativo, pode ser conceituado como algo que possui um potencial de serviços em seu bojo, para a entidade capaz, direta ou indiretamente, mediata ou no futuro, de gerar fluxos de caixa”, analisando o conceito podemos perceber que o ativo deve ser utilizado pela a empresa para geração resultados dentro do prazo de vida útil.

  Presume-se que uma empresa tenha uma “vida longa”, as empresas não desejam se desfazer de seus bens, porém é necessário reconhecer mudanças no valor econômico dos recursos. O Preço de troca é estabelecido pelo mercado, existindo dois tipos de mercado em que a firma opera e, portanto, dois tipos de preço: Valores de entrada e Valores de Saída.

  Segundo a Onu: "A avaliação é o processo de determinação do valor monetário a ser dado a um item incluído na denominação financeira. Para isso é necessário selecionar-se a unidade de mensuração e o método pelo qual o item deve ser avaliado”, na citação diz que o ativo deve ser avaliado pelo método que forneça o valor que mais se aproxime dos benefícios futuros esperados.

Os valores de entrada podem ser expressos em função de: custos históricos, custos históricos corrigidos, custos correntes, custos correntes corrigidos.

  Os valores de saída podem ser expressos em função de: preços correntes de saída ou valor realizável líquido, valor de liquidação, equivalentes correntes de caixa e valores descontados de entradas de caixa futuro (fluxo de caixa descontado).

  No caso dos valores de entrada, as receitas são reconhecidas somente quando realizadas. Já no caso dos valores de saída o resultado é apurado no ato da aquisição do Ativo. Os valores de entrada seriam considerados mais adequados e mais objetivos quando a identificação dos valores de saída se constituir um grande desafio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (86.5 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com