TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ativos de sua mensuração

Por:   •  28/7/2019  •  Trabalho acadêmico  •  873 Palavras (4 Páginas)  •  140 Visualizações

Página 1 de 4


UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA – UNEB
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS – CAMPUS IX
CIÊNCIAS CONTÁBEIS
[pic 1]

EMILLY DE SOUZA MACÁRIO DOS SANTOS

ATIVOS DE SUA MENSURAÇÃO

BARREIRAS – BA

2019

Mensuração

Entende sobre mensuração no ambiente contábil como um processo de mensurar, determinará valores para apresentar nas demonstrações contábeis, assim serão reconhecidas no balanço patrimonial e demonstração de resultados. A mensuração é feita de forma relevante para que os investidores e usuários de demonstração financeira tenham uma visão completa do processo das demonstrações contábeis apresentando os conceitos de avaliações com os valores de entrada (custo histórico e corrente) e valores de saída (preço de venda passados e corrente de venda).

Valores de Entrada

Existem vários critérios para mensurar os ativos, como os valores de entrada representam o custo de aquisição (medidas de entrada), temos o: custo histórico e custos correntes.

Os custos históricos este representa o sacrifício financeiro efetuado no momento da aquisição ou produção correspondendo ao preço combinado entre o comprador e o vendedor, se identificam das principais vantagens do custo histórico é a confiabilidade assegurada através da possibilidade de verificação dos dados registrados, ligados a acontecimentos passados e de fácil comprovação e é uma das desvantagens da avaliação do custo histórico não  reflete a atualidade econômica da empresa, por ser uma forma de avaliação muito conservadora, as demonstrações financeiras, não têm utilidade  como elemento preditivo de tendências futuras para os usuários externos.

O custo corrente é conhecido como custo de reposição e normalmente é utilizado para tomadas de decisão interna, considerando que os ativos são mensurados pelo valor que seria necessário para adquiri-lo no momento. É necessário evidenciar a diferença no potencial de serviços entre o ativo existente e o ativo substituto, pois o custo corrente não é o mesmo valor que seria necessário para comprar um novo produto. O custo corrente apresentam vantagens como contribui no sentido de aumentar o poder preditivo das demonstrações financeiras, e possibilita a aquisição de mercadorias por preços inferiores aos praticados no mercado e permite uma comparação adequada entre os valores correntes de receitas e despesas. Apontam algumas desvantagens no uso de custos correntes a evolução e as inovações tecnológicas podem dificultar a comparação de bens adquiridos anteriormente, por outros atuais e iguais no mercado, por diferenciarem-se nas características intrínsecas, e também no potencial de serviços futuros que ambos representam, acompanhamento da variação dos custos é bastante difícil, e existe uma certa subjetividade (estimam-se valores) para avaliar itens sazonais e obsoletos do ativo.

Existe também o custos futuros de entrada descontados como uma forma de avaliação de ativos ela é diferente do custo corrente, apresenta valores dos ativos hoje e valores futuros.

Valores de saída

O preço de saída representam que o preço de troca é o valor pelo qual os ativos podem ser trocados ou vendidos quando não fizerem parte da entidade, assim a empresa pode operar mantendo um mercado organizado com preço de mercado próximo ao real de venda em um curto prazo.

Valor realizável liquido é obtido a partir do preço de venda cotado sobre a demanda do mercado.

Equivales Correntes a Caixa proposta feita por Chambers, representa o total do dinheiro que poderia ser obtido vendendo cada ativo sob condições de liquidação ordenada.

Valores de liquidação é uma forma de avaliação considerada em hipóteses dos valores de saída, presumindo a venda forçada, a preços extremamente reduzidos mesmo que seja para clientes normais ou empresas com o preço abaixo do custo. A utilização dessa avaliação será feita quando a empresa se submeter a hipótese de descontinuidade ou quando os ativos se tornam obsoletos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (88.2 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com