TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps 3 semestre de contabilidade - Contabilidade Geral

Por:   •  4/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  6.411 Palavras (26 Páginas)  •  280 Visualizações

Página 1 de 26

ANHANGUERA

CIENCIAS CONTABEIS

CONTABILIDADE GERAL

[a]

ATPS 1º E 2º ETAPA CONTABILIDADE GERAL

Campo Grande, 27 de Março de 2014

ANHANGUERA

CIENCIAS CONTABEIS

CONTABILIDADE GERAL

ATPS 1º E 2º ETAPA CONTABILIDADE GERAL

Trabalho correspondente a Atividade Prática Supervisionado relacionada ao conteúdo da disciplina de Contabilidade Geral ministrada pela Profªa

Campo Grande, 27 de Março de 2014

INTRODUÇÃO

Aplicaremos a seguir os conhecimentos estudados na disciplina de contabilidade Geral. Realizamos essa ATPS (atividade prática supervisionada), sob orientação da professora Lizandra Menezes durante o terceiro semestre do curso em duas etapas, onde na primeira encontramos ficha de emprego preenchida pelos integrantes desse trabalho para a empresa Word Cont Assessoria Contábil.  

Nessa entrevista são apresentados a importância do processo de tomada de decisão nas empresas, os tipos de informações que a contabilidade oferece aos seus gestores e seu objetivo, o que acarreta o atraso da escrituração e do registro contábil, possibilidades de utilização da contabilidade e suas informações dentro de organizações, e o motivo que levaram os integrantes do grupo a estudarem e trabalharem com esse ramo.

Ainda nesta etapa é apresentado informações das contas patrimoniais da empresa Sem-info Com. LTDA por meio de tabelas, onde deve ser dividido os bens, dos direitos, das obrigações, ser apurado o resultado dos ativos, passivos e do patrimônio dessa entidade.

Na segunda etapa podemos compreender as mudanças ocorrida na contabilidade brasileira com a implantação das leis 11.638/07 e 11.941/09 a fim de enquadrá-la dentro das normas internacionais de contabilidade.

Encontramos também nessa etapa deste trabalho um questionário com 24 perguntas (Quiz Contábil), relacionadas a contabilidade geral, onde são necessários conhecimentos de ativo, passivo, patrimônio líquido, balanço patrimonial e DRE (demonstração do resultado do exercício). E é apurado o balanço patrimonial desta empresa.

Etapa 1 Passo 1

WORD CONT ASSESSORIA CONTÁBIL

ENTREVISTA DE EMPREGO

Função: Assistente Contábil

Empresa: Word Cont Assessoria Contábil

Nome do Candidato(a): renato

E-mail:  

  1. O processo de tomada de decisão na empresa fica comprometido sem Contabilidade. Comente sobre tal afirmação.

Sim, afinal a contabilidade é um instrumento valioso que tem como uma de suas finalidades auxiliar a administração a tomar decisões. Isso fica evidente quando observamos sua forma de atuação.

A contabilidade reúne dados econômicos, quantifica-os monetariamente, os registra de maneira sintetizada através de relatórios, de forma que venham ajudar no processo de tomada de decisão.

  1. Quais os tipos de informações que a contabilidade oferece aos gestores? Comente sobre cada uma delas.

Informações financeiras são dados contábeis voltados aos usuários externos da contabilidade, como bancos, acionistas, fornecedores, etc. Cujo intuito é mostrar por meio de demonstrativos econômicos e financeiros a situação da entidade.

A contabilidade deve fornecer informações que permitam entendimento a respeito da situação financeira, econômica e social das entidades, cujos dados iram auxiliar os gestores da entidade no processo de tomada de decisão, melhorando a lucratividade e a qualidade das operações, reduzindo custos e atendendo melhor as necessidades dos clientes.

  1. Qual o objetivo da contabilidade? Comente sobre isso.

Fornece informações sobre o estado patrimonial e suas variações em determinado período auxiliando as tomadas de decisões nas organizações.

  1. Em sua opinião o que acontece quando se atrasa a escrituração e o registro contábil de uma entidade, fato parecido com o ocorrido na “Sem-info Com. Ltda”.

O gestor não tem informações para tomar decisões.

  1. Relate um fato verídico no qual uma determinada empresa se utilizou da contabilidade e de suas informações para a tomada de decisão. Identifique a empresa e o nome do seu gestor.

A RP informática é uma empresa de softwares que atua em diversos estados do Brasil. Seus administradores estavam recebendo frequentes reclamações de atendimento devido seus colaboradores que prestam suporte de sistema estar demorando a resolver os problemas dos clientes da empresa. Foi feita uma reunião com os funcionários deste setor e contatou-se que o número de funcionários que desempenhavam esta função na organização era insuficiente.

Seus gestores verificaram nas demonstrações contábeis da empresa que se contratassem mais funcionários para esta função a empresa continuaria tendo lucro e passaria atender melhor seus clientes, e foi o que fizeram, empregaram mais três funcionários para este setor, número suficiente para atender a demanda de clientes.

  1. Como última pergunta desta entrevista de emprego, relate quais motivos o levarão a estudar e trabalhar com contabilidade. (livre)

Pois comecei a ter noções de contabilidade na empresa onde eu trabalhei, e acabei me interessando. Por isso resolvi aprofundar meus conhecimentos e me especializar na área através do curso superior de ciências contábeis

 

WORD CONT ASSESSORIA CONTÁBIL

ENTREVISTA DE EMPREGO

Função: Assistente Contábil

Empresa: Word Cont Assessoria Contábil

Nome do Candidato(a): guilherme

E-mail:  

  1. O processo de tomada de decisão na empresa fica comprometido sem Contabilidade. Comente sobre tal afirmação.

Resposta: Antigamente a contabilidade era vista apenas como um instrumento para a informação tributaria, porem essa realidade mudou e hoje ela e essencial para os administradores, gestores para um melhor planejamento, controle, execução e tomada de decisões. Hoje o contador e um instrumento imprescindível para a tomada de decisões das empresas e com isso determina o planejamento, estratégia e sucesso na tomada de decisão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (36.8 Kb)   pdf (197.4 Kb)   docx (53.4 Kb)  
Continuar por mais 25 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com