TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Auditoria

Por:   •  25/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.620 Palavras (15 Páginas)  •  219 Visualizações

Página 1 de 15

Universidade Anhanguera - Uniderp

Auditoria

Curso: Ciências Contábeis EAD

Sumário

1. Introdução.............................................................................................................................03

2. Desenvolvimento..................................................................................................................04

3. Conclusão..............................................................................................................................17

4. Referências Bibliográficas....................................................................................................18

Introdução

Entender os conceitos de contabilidade é o inicio para praticar auditoria que está totalmente ligada à contabilidade, mesmo sendo um ramo especializado em analisar os fatos contábeis das empresas, e que atualmente muitas entidades tem aderido ao processo visando a perfeição no detalhamento e crescimento da empresa assim como, a distribuição de lucros em caso de sociedades, ela é imprescindível para a formação do profissional em contábeis.

As demonstrações contábeis aqui são averiguadas a fim de excluir qualquer tipo de erro ou fraude que posso existir durante o exercício. As empresas podem optar por ter um auditor ou optar pelos serviços especializados prestados por terceiros; o que chamamos de auditor interno ou auditor externo, respectivamente.

Para começar, precisamos planejar, conhecer, avaliar a empresa que será iniciado o processo de auditoria, tanto o auditor interno quanto o externo. Os procedimentos do auditor precisam ser claros, e tudo que for relatado pode ser verificado e comprovado. Assim, os workpapers (wp) do auditor devera relacionar todas as transações que constam falhas e erros. Essas anotações farão do relatório final do auditor.

Etapa 1:

Auditoria tem origem do latim auditare, que significa ouvir. Porém, de um modo geral, auditoria, tanto interna ou externa, significa conferência, verificação, análise e principalmente comunicação dos resultados obtidos da auditoria proposta.

A auditoria pode ser tanto interna quanto externa, e oferece muitas vantagens para a empresa que a implantar.

A auditoria externa é obrigatória para empresas com ações na bolsa de valores e empresas de capital fechado considerada de grande porte. Devem emitir um parecer sobre as demonstrações contábeis da empresa auditada no período sob exame e assegurar que foram elaborados de acordo com as normas brasileiras de contabilidade e legislação específica aplicáveis.

A auditoria externa oferece vantagens como: melhor segurança nos números apresentados; desestímulos a fraudes; segurança para os investidores; menor custo de capital.

Toda empresa de auditoria necessita de registro na Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

O auditor externo sofre algumas restrições com o intuito de manter a objetividade e a independência necessária e fundamental para o exercício da profissão, como: rotação de auditoria- quando o auditor não pode prestar serviços para um mesmo cliente por mais de cinco anos consecutivos, tendo que dar um intervalo mínimo de três anos; o auditor contratado não pode ter vinculo conjugal ou algum parentesco com o administrador, sócio ou acionista da empresa; relação de empregado nos últimos dois anos, mesmo que indireto; ser acionista ou sócio da empresa.

Quanto à auditoria interna, é conduzida por um funcionário da própria empresa e envolve geralmente a avaliação de desempenho, controles internos, sistema de computação e informação, qualidade de serviço e produtos, etc., buscando a identificação de não conformidade, prevenção, detecção de fraudes de operação, discrepâncias nas atividades administrativas, com isso, possibilitando maior confiabilidade das informações geradas.

A auditoria interna não deve estar subordinada a qualquer diretoria, devendo o auditor se reportar diretamente a presidência ou ao conselho de administração, para evitar constrangimento ou medo de perder o emprego, uma vez que o auditor é funcionário da empresa.

Segundo a NBC TI 01, a auditoria interna compreende exames, análise, avaliação, levantamento e comprovações estruturadas para a avaliação da integridade, adequação, eficácia, eficiência e economicidade dos processos a fim de assistir a administração no cumprimento de seus objetivos. Fraudes, erros e indícios ou confirmação de irregularidades sempre devem ser informadas por escrito, de maneira reservada.

No relatório final, documento apresentado pelo auditor interno contendo o resultado do trabalho, deve ser redigido com imparcialidade e objetividade expressando claramente suas conclusões. O conteúdo desse documento é confidencial, devendo ser apresentado a quem o solicitou.

Nesse relatório deve ser abordado: o objetivo e a extensão dos trabalhos; a metodologia adotada; os principais procedimentos de auditoria aplicados e sua extensão; eventuais limitações ao alcance dos procedimentos de auditoria; a discrição dos fatores constatados e as evidências encontradas; os riscos associados aos fatos constatados; conclusões e as recomendações resultantes desses fatos constatados.

A auditoria interna pode ser divida em:

1. Contábil- é a única que não é comumente prestada por terceiros. O foco principal é o controle interno e a qualidade/ confiabilidade das informações geradas. Objetiva uma última análise e a salvaguarda dos ativos da empresa, gerando um relatório de recomendações compostos por: descrição do problema verificado; conseqüências para a empresa; sugestão para a solução do problema.

2. Operacional- ou de desempenho, analisa e corrige a relação custo- beneficio dos recursos da empresa e sua aplicação de maneira eficaz/ eficiente de acordo com os

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.3 Kb)   pdf (75.6 Kb)   docx (22.9 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com