TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Gereciamento Estrategico Custos

Por:   •  7/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.088 Palavras (9 Páginas)  •  225 Visualizações

Página 1 de 9

ANH PONTO DE EQUILÍBRIO

O ponto de equilíbrio é considerado uma das mais importantes ferramentas de gestão da atualidade. Ponto de equilíbrio significa o faturamento mínimo que a empresa deve atingir para que não tenha prejuízo, mas que também não estará conquistando lucro nesse ponto. A receita que corresponde aos gastos totais da empresa é chamada de Receita de Equilíbrio. A conseqüência é que qualquer nível de vendas inferior ao ponto de equilíbrio significará perdas, representando inversamente, lucros, quaisquer níveis de venda que excedam a Receita de Equilíbrio.

INTERVALO SIGNIFICATIVO

O Intervalo significativo delimita especificamente a área de real validade da relação gasto – renda – volume, demonstrada na análise. A delimitação dessa área varia de empresa para empresa, representando basicamente, o intervalo dos níveis de atividade para os quais os gastos fixos da empresa deverão manter-se inalterados.

VENDA DE MAIS DE UM PRODUTO

A análise do Ponto de Equilíbrio requer cálculos adicionais quando mais de um produto é fabricado e vendido. Os diferentes preços de vendas dos produtos, seus gastos variáveis, resultam em margens de contribuição diferentes. Consequentemente, o ponto de equilíbrio muda dependendo da proporção dos produtos vendidos, o que chamamos de mix de vendas.

PONTO DE EQUILÍBRIO DE CAIXA

A empresa deverá ter um mínimo de caixa disponível, pois se não forem atingidos os valores necessários, ela poderá determinar o volume de vendas necessário para cobrir todos os gastos de caixa durante o período.

EXAMINANDO OS EFEITOS DA ALAVANCAGEM OPERACIONAL

Alavancagem Operacional é relacionada aos gastos fixos da empresa; gastos esses que podem atribuir risco para a empresa. A alavancagem operacional mensura este risco operacional. Uma alavancagem operacional elevada determinará algumas alterações a serem impactadas no lucro, em virtude de uma mudança.

CUSTEIO BASEADO EM ATIVIDADES (ABC)

O Custeio por Atividade (ABC) é um sistema de custeio baseado na análise das atividades significativas desenvolvidas na empresa. Entende-se como Sistema ABC um complemento dos sistemas tradicionais de custos. A sua adoção não implica na substituição dos sistemas de custos (custeio por absorção ou custeio variável), atualmente em uso na maioria das empresas, ele apenas a complementa.

CENTRO DE INTERESSE E OBJETIVOS

O interesse do sistema ABC concentra-se no estudo dos gastos indiretos (custos e despesas), uma vez que os custos primários, a mão-de-obra, o material direto e outros custos diretos, diretamente atribuíveis aos bens e serviços produzidos, não apresentam problemas de custeio que não possam ser satisfatoriamente contornados pelos sistemas de custos convencionais. Os sistemas tradicionais de custeio partem conceito de que os bens e serviços produzidos pelas empresas consomem recursos e acabam gerando custos. Por isso os gastos indiretos acumulados nos departamentos de produção são rateados entre bens e serviços, atendendo o sistema do custeio por absorção.

AS FASES DO SISTEMA

Primeiramente, os gastos correspondentes aos recursos consumidos são atribuídos ás atividades principais, denominadas atividades significativas, essa operação é chamada “custeio de atividade”.

Posteriormente, o chamado custeio de “objetos”, é detalhado e apontado pelo custo das atividades apurados na primeira fase, e são atribuídos aos produtos, serviços, clientes ou qualquer outro colaborador que pretenda custear.

CUSTO META – UMA IMPORTANTE FERRAMENTA DO GERENCIAMENTO ESTRATÉGICO DE CUSTO E DE LUCRO.

O custo meta é uma das principais ferramentas de gestão de custo para apoiar a competitividade do ambiente como um todo.

Ele é obtido através da subtração de um preço estimado sobre a margem de lucratividade desejada, com o objetivo de atingir um custo total que viabilize o preço e o lucro pré-determinados. Este processo de Custo-Meta inicia-se com uma estimativa, realizada pelo departamento de marketing, anunciando o preço de um novo produto com características e funcionalidades específicas, e este deverá ter para ser vendido e atingir uma posição satisfatória no mercado.

OBJETIVOS E CARACTERÍSTICAS DO CUSTO-META

O custo meta tem como objetivo reduzir os custos totais mantendo a qualidade, e também, hoje em dia, empresas adotam o custo-meta para o planejamento de lucros. Custo-meta é uma técnica voltada para o mercado, enquanto o custo-padrão é voltado principalmente para a produção e para a tecnologia.

O GERENCIAMENTO DO CICLO DE VIDA DO PRODUTO

Definimos como ciclo de vida, o período que abrange a ideia, a pesquisa, o desenvolvimento, a fabricação e a venda de um determinado produto. É feito um custeio durante o ciclo de vida de cada produto, para que este valor seja incluído no preço do produto, visando não obter prejuízo. O ciclo de vida também considera os ganhos gerados pelas vendas a partir do momento em que produto é inserido no mercado, até a data em que suas vendas são finalizadas.

APLICAÇÃO

A principal aplicação do custeio do ciclo de vida de um produto tem como objetivo conseguir compensações entre o custo do investimento original e os custos de operações e manutenção desse produto durante a sua vida útil.

A IMPORTÂNCIA DO SEU GERENCIAMENTO

A adoção do gerenciamento do custo do ciclo de vida pode dar as empresa vantagens competitivas ao programar a satisfação de seus clientes. Quando um produto atende a esses requisitos e pode ter não só um baixo custo de produção, mas, também baixo custo de operação, manutenção e de descarte, pode sobrepor-se a concorrência no mercado.

DADOS DA EMPRESA FICTÍCIA LTDA.

Balanço Patrimonial Empresa Fictícia Ltda.

Balanço Patrimonial Empresa Fictícia Ltda.

Ativo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.9 Kb)   pdf (68.1 Kb)   docx (21.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com