TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Gerenciamento estrategico de custo

Por:   •  24/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  7.000 Palavras (28 Páginas)  •  310 Visualizações

Página 1 de 28

Atps de gerenciamento estratégico de custos

Introdução

Segundo historiadores da contabilidade a avaliação de estoques parece ter sido a primeira das aplicações gerenciais da contabilidade de custos, contudo não foi isto que Comprovamos. Contabilidade de custos é essencial para empresas e pessoas. Através desta podemos controlar a atividade operacional da empresa, que é primordial para continuidade da entidade e também podemos saber a até que ponto pode-se ser realizado a venda do produto, fornecido pela empresa, podendo ser um produto ou a prestação de serviço.

A contabilidade de custos é responsável por controlar e dividir os gastos, despesas e custos, dentro da atividade operacional da empresa. Existem vários setores responsáveis para a fabricação ou prestação de serviço, entretanto dentro desta divisão há trabalhadores e máquinas que fazem que tudo isto aconteça. Logo a matéria de Gerenciamento Estratégico de Custos está para ajudar a solucionar a alocação destes custos e despesas para cada setor.

A entidade prestadora de serviço ou de fabricação de produto precisa achar um ponto que será negociado seu produto. Porque para na fabricação há gastos que necessitam ser contabilizados e divididos. Através de um levantamento detalhado de informações podemos realizar um custeio, para saber o que foi despedido para a fabricação do produto e assim negocia-lo a um preço justo e que seja rentável para empresa.

Enfim, o gerenciamento estratégico de custo visa o controle, de seus gastos e levar a empresa a perdas a seu nível mais baixo, próximo de zero. Através de uma reestruturação e flexibilização Será possível realizar as metas dos processos produtivos das empresas.

Etapa 1

Para entendermos a matéria de gerenciamento estratégico de custos, temos que saber diferenciar alguns conceitos importantes como:

Gastos

Sacrifício que empresa arca para obtenção de um bem ou serviço, representado por entrega ou promessa de entrega de ativo. Exemplos: Gastos com mão de obra, Gastos com aquisição de mercadorias para revenda.

Desembolsos

Pagamento resultante da aquisição de um bem ou serviço. Pode ocorrer junto com gasto (à vista) ou depois deste (a prazo).Os Gastos podem ser classificados em: Investimentos, Custos ou despesas.

Investimentos

Gasto com bem ou serviço ativado em função de sua vida útil ou de benefícios atribuíveis a períodos futuros. Exemplos: Aquisição de móveis e utensílios, Aquisição de imóveis.

Custos

Gasto relativo à bem ou serviço utilizado na produção de outros bens ou serviços. Exemplos: Salário do pessoal da produção, Matéria-prima utilizada no processo produtivo e Depreciação dos equipamentos da fábrica, essas despesas estão relacionadas à atividade operacional da entidade.

Despesas

A principal diferença entre custos e despesas é que a despesa não está ligada diretamente com a área operacional da entidade, por isso cada caso é um caso, cada empresa é uma empresa, se a atividade fim da empresa for vendas a atividade fim são as vendas, logo não existe uma fórmula para afirma ao certo o que é custo ou despesa.

Perdas

As perdas são gastos relacionados à  operacional e não operacional da entidade, como exemplo de perdas operacionais em uma fabrica de tecidos para se fazer a costura de uma calça( a bainha) perde-se um pedaço de tecido e como uma perda não operacional podemos citar como exemplo os desastres naturais enchentes ou até mesmo um incêndio pode ser um exemplo.

Custos diretos

Custos diretos, estes estão diretamente ligados à atividade operacional da empresa, como exemplo em uma empresa de hot dog o pão, a salsicha, o molho, enfim estes produtos estão ligados diretamente na produção fim da empresa. Estão custos são apropriados aos produtos sem que seja necessário fazer rateios e nem oferecem dúvidas quanto a serem atribuíveis a este ou aquele produto.

Custos indiretos

Estes também chamados de custos gerais de fabricação são aqueles incorridos dentro do processo de produção, mas que, para serem apropriados aos produtos obrigam o uso do rateio. Podemos citar como exemplo custo de manutenção, depreciação, energia elétrica não diretamente atribuível a produtos específicos e aluguel.

Custos fixos

Tomando como no exemplo anterior a empresa de hot dog precisa do pão, da salsicha, do molho além de ser diretos podemos também afirma que estes são fixos à medida que aumenta a venda de cachorro quente estes também aumento. Há sempre uma relação entre a compra e a saída do produto.

Custos variáveis

Na empresa de hot dog as embalagens para transporte são variáveis, pois nem todos os clientes levam o lanche para serem transportados.

Tipos de custeio

 São dois os tipos de custeio:

  • Custeio baseados em fatos reais, atuais ou históricos:

    Pode ser definido como um sistema no qual os custos são registrados tais como ocorrem. Em consequência disso, nesse sistema, os custos só são determinados após o término da fabricação do produto ou da prestação do serviço da empresa. Pode ser usado tanto em ambiente de acumulação de custos por ordem de produção como em ambiente de acumulação de custos por processo de fabricação em série.

  • Custeio baseado em dados predeterminados ou padrão.

Como o próprio nome indica, custos predeterminados são custos estabelecidos com antecedência sobre as operações de produção. Assim em um sistema de custeio baseado em custos predeterminados, tanto o material direto como a mão de obra direta e os custos indiretos de fabricação são apurados com base em custos, usos e volumes previstos.

Métodos de custeio

Há dois métodos ou modalidades

  • Custeio por absorção:

Quando, ao custear-se os produtos fabricados pela empresa, são atribuídos a esses produtos alem de seus custos variáveis, também os custos fixos, diz-se que está usando a modalidade de custeio por absorção.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (51 Kb)   pdf (340.4 Kb)   docx (451.4 Kb)  
Continuar por mais 27 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com